nocomments

Internet: Como encontrar e resolver problemas de conexão?

app espiao
Crédito da imagem: photoesteve101 no Flickr


Problemas de conexão à internet podem estragar o dia de qualquer um. Porém, você pode fazer muito mais do que apenas pressionar a tecla “F5” desesperadamente — Você pode verificar as possíveis causas dos problemas e tentar resolvê-las, seguindo alguns pontos abordados neste tutorial.

Atenção: é sempre bom assegurar-se de ter verificado as conexões físicas, antes de se dedicar completamente na tarefa de encontrar o problema. Alguém pode ter esbarrado acidentalmente no cabo de força do roteador ou do modem ou ainda pode ter desconectado o cabo ethernet por algum motivo, causando o problema.

Ping

Uma das primeiras ações que você deve tentar caso sua conexão com a internet demonstre problemas é o comando ping.
Abra o prompt de comando (digitando cmd no menu iniciar) e em seguida digite o comando:

ping google.com ou www.segredosgeek.com

Este comando enviará vários pacotes para o endereço que você especificou. O servidor web responderá a cada pacote que receber. No comando abaixo, podemos ver que tudo esta funcionando corretamente — temos 0% de perda de pacotes e o tempo que cada pacote leva é muito baixo.

Se você vir perda de pacotes (ou seja, se o servidor web não respondeu a um ou mais pacotes que você enviou), isto pode indicar um problema de rede. Se o servidor web às vezes leva muito mais tempo para responder alguns dos seus outros pacotes, isso também pode significar um problema de rede. Lembrando que esse problema possa ser do website (a menos que o problema também ocorra com vários websites), com o seu provedor de internet, ou na sua rede (talvez o seu roteador seja a causa).

Esteja ciente que alguns sites nunca respondem a pings. Como e o caso da Microsoft — se digitar o comando ping microsoft.com, nunca receberá respostas.

Problemas com um website específico

Se estiver encontrando problemas para acessar sites específicos e o ping pareça estar funcionando corretamente; É possível que um (ou mais) websites estejam passando por problemas no seu servidor (ou todo o conjunto que mantém o site online).

Para checar se um site está funcionando, você pode utilizar o serviço online Down For Everyone Or Just For Me, uma ferramenta que tenta se conectar a determinados websites e define se eles estão online ou não.
Se esta ferramenta disser “down for everyone” o problema está no website.

Se a ferramenta indicar que o website só esta off-line para você (is Just you), isso pode significar algumas coisas: É possível que exista um problema entre o seu computador e o caminho que ele leva para chegar até o servidor web específico na rede. Neste caso você pode usar o comando traceroute (por exemplo, tracert google.com) para traçar a rota que os pacotes levam para chegar até o endereço do website, e verificar se há algum problema ao longo do caminho. No entanto, se houver problemas, você não poderá fazer muita coisa a não ser esperar para que eles sejam resolvidos.

Modens e Roteadores

Se estiver tendo problemas com vários websites, eles podem estar sendo causados por seu modem ou roteador. O modem é o dispositivo que se comunica com o seu provedor de internet, já o roteador compartilha e distribui a internet entre todos os computadores e outros dispositivos com acesso à rede no seu lar.

Dê uma olhada no roteador. Se as luzes verdes estiverem piscando isso é bom, pois indica tráfego de rede. Se você ver ausência de luz ou luz laranja, isto indica problema – O mesmo serve para o modem.

Crédito da imagem: kainr no Flickr

Se as luzinhas estiverem indicando que ambos, roteador e modem estão passando por problemas, tente desconectar os cabos de força e reconectá-los para reiniciá-los, como se faz com o computador. Você pode tentar isto mesmo se as luzinhas estiverem normais — quem utiliza roteadores sabe que às vezes eles precisam ser resetados, como o Windows, para voltar a funcionar normalmente. Tenha em mente que o seu modem pode demorar alguns minutos para reconectar ao seu provedor de internet.

Se mesmo assim continuar a ter problemas, você pode precisar tomar uma medida radical e resetar o seu roteador para as configurações de fábrica ou reinstalar o firmware. Para ter certeza que o causador do problema seja o roteador, tente conectar o cabo ethernet diretamente do modem ao computador. Se depois disso a internet estiver funcionando corretamente, então, você pode ter certeza que é o roteador que está apresentando problemas.

Problemas em um computador específico

Se estiver tendo problemas de conexão em um único computador dentro da sua rede, é provável que exista um problema no software do computador.
O problema pode ser causado por um vírus ou algum outro tipo de malware ou ainda uma avaria no software de um browser específico.
Faça um escaneamento por vírus no seu computador, tente instalar um browser diferente do que você usa e tente acessar o site específico por outro browser. Existem vários outros problemas que pode ser causados por softwares como, por exemplo, um firewall mal configurado.

Problemas com o servidor DNS

Quando você tenta acessar o google.com, o seu computador contata o seu servidor DNS e requisita o endereço IP correspondente ao site google.com. Os servidores de DNS padrões que a sua rede utiliza são fornecidos pelo seu provedor de internet, e eles podem estar passando por problemas.
Você pode tentar acessar um site diretamente pelo o seu endereço IP, cujo não precisará passar pelo DNS.
Por exemplo, digite este endereço na barra de endereços do seu browser para acessar o Google diretamente:

http://74.125.224.72


Se o método de endereço IP funcionar mais se você não conseguir ainda acessar google.com, isto é um problema nos seus servidores DNS. Se não quiser esperar que o seu provedor de internet concerte o problema, você pode tentar utilizar servidores DNS de terceiros como OpenDNS ou Google Public DNS.

E finalizando, a maioria dos problemas de conexão que você irá enfrentar talvez seja também o problema de outras pessoas — você não pode resolvê-los sozinho. Frequentemente, a única coisa que você poderá fazer é esperar pelo provedor de serviço de internet ou website específico resolver o problema que você está enfrentando na sua conexão.

Se você estiver tendo constantes problemas de conexão, então você deve entrar em contato com o seu provedor de internet, para que eles resolvam o problema. Eles poderão ainda lhe informar se outros clientes também estejam passando pelo mesmo problema, ou se o problema está acontecendo só na sua rede. Afinal, você paga caro pelo serviço, e o seu provedor tem a obrigação de solucionar o problema o quanto antes.

Fonte:How to geek

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.