nocomments

Os 15 maiores fatos interessantes sobre Linux

app espiao

O Linux é um dos mais poderosos e populares sistemas operacionais do mundo. O sistema operacional Linux foi desenvolvido por Linus Benedict Torvalds quando ele tinha 21 anos de idade. Atualmente existem mais de 300 sabores de Linux disponíveis, que podem ser saboreadas neste site: Distrowatch.

O Linux é um software freeware (Software gratuito), e é muito conhecido e cultuado pelos seus fiéis usuários por ser livre das maiorias dos Vírus e outros softwares maliciosos, além da possibilidade de ser personalizável 99.9% pelos entusiastas do pinguim (mascote do Linux) ao redor do mundo. A seguir veremos as maiores curiosidades sobre o Linux que muita gente não sabia.

15 top fatos sobre o Linux

  1. Atualmente restam apenas 2% do kernel do Linux escrito por Linus Torvalds.
  2. A versão do kernel do Linux está escrita na Linguagem de programação C.
  3. A primeira distribuição GNU/Linux comercial foi Yggdrasil que foi lançada no formato Live CD em 1992.
  4. Um cara “esperto” chamado William Della Croce jr. registrou o nome Linux e cobrou royalties pelo uso da marca. Mas tarde, ele concordou em passar a marca para o verdadeiro dono, Linus Torvalds.
  5. Países como Rússia, Brasil e Venezuela têm cada vez mais colocado o foco no Linux como base da sua independência e eficiência em tecnologia.
  6. O departamento de defesa dos Estados Unidos, a frota de submarinos da marinha, a administração federal de aviação e a maioria dos departamentos dos EUA utilizam Linux.
  7. 90% dos mais poderosos supercomputadores do mundo utilizam sistemas operacionais baseado em GNU/Linux. O uso do Linux em data centers ao redor do mundo é muito alto, cerca de 33.8% utilizam Servidores baseados em Linux enquanto 7.3% utilizam sistemas operacionais da Microsoft.
  8. O Tux é a mascote oficial do sistema operativo GNU/Linux. É, por vezes, alegado que o nome deriva de Torvalds UniX, um nome sugerido por James Hughes, em vez da explicação que os pinguins aparentam vestir um smoking (tuxedo).
  9. Inicialmente Torvalds queria dar o nome ao sistema de Kernel Freax( uma combinação de Free, freak, e a letra X para indicar que era um derivado do Unix), porém seu amigo Ari Lemmke, que administrava o servidor FTP onde o Kernel ficava disponível para download, acabou nomeando o diretório como: kernel de Linux Torvalds, daí o nome pegou.
  10. O Debian deu inicio a um dos primeiros projetos baseados em GNU/Linux cujo foi constituído e organizado através de uma comunidade de desenvolvedores espalhados pelo mundo.
  11. Atualmente o Linux marca presença em aplicações altamente críticas, como trens bala do Japão, CERN, alguns sistemas de controle aéreo e ainda controle de reatores nucleares de submarinos e navios de guerra.
  12. Programadores de Linux são frequentemente associados ao estilo de vida “totalmente isolado do mundo”, no entanto, cerca de 75% dos códigos desenvolvidos para o Kernel do Linux vêm de desenvolvedores do setor privado. Na verdade, grandes empresas de tecnologia como a Intel, Google, IBM, AMD, Sun Microsystems, Dell, Asus, HP, Analog Devices, Oracle, Novell ou Red Hat ajudam no desenvolvimento de aplicações, contribuindo para o desenvolvimento do núcleo GNU / Linux.
  13. O projeto GNU em 1991, não tinha drivers e kernel, o que incentivou Linus Torvalds a criar e desenvolver o kernel Linux.
  14. O kernel do Linux atualmente é o maior sistema operacional portado no mundo, rodando em uma grande variedade de sistemas operacionais.
  15. Empresas conhecidas mundialmente, tais como Google, Cisco, Facebook , Twitter , Linked in e etc… utilizam o Linux como principal sistema operacional.

Essas são algumas das curiosidades do sistema Open Source mais conhecido e mais amado do mundo. Claro, existem muito mais fatos curiosos sobre o sistema do pinguim, mas essa lista foi pensada para abranger apenas os mais interessantes para o público em geral.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.