nocomments

O Que é Bitcoin? : — Aprenda e entenda esse novo fenômeno mundial

app espiao
Representação de duas moedas Bitcoin
Créditos da imagem Zach Copley via Flick

 

A Bitcoin é um novo tipo de dinheiro. É a primeira moeda eletrônica descentralizada que não é controlada por uma única organização ou governo. É um projeto de código aberto e atualmente é utilizado por mais de 100.000 pessoas — e os números crescem a cada dia. Em todo o mundo diariamente as pessoas estão trocando centenas de milhares de dólares em Bitcoin, e o mais interessante é que não há nenhum homem ou empresa de cartão de crédito intermediando a operação. É um novo modelo de moeda nunca visto antes.

A Bitcoin é a primeira moeda digital que é completamente distribuída. A rede é composta por usuários como você mesmo, assim não é necessário qualquer banco ou processador de pagamento entre você e com quem você está negociando (O processo é feito diretamente sem intermediação de terceiros). Esta descentralização é a base para a segurança e a liberdade da Bitcoin.

Um pouco de história

A Bitcoin é uma das primeiras implementações de um conceito chamado crypto-currency (moeda-encriptada), que foi descrita pela primeira vez em 1998 por Wei Dai na lista de discussão cypherpunks. Baseando-se na noção de que o dinheiro é qualquer objeto, ou qualquer tipo de registro, aceito como pagamento de bens e serviços e pagamento de dívidas em um determinado país ou contexto socioeconômico. A Bitcoin é projetada em torno da ideia de uma nova forma de dinheiro que usa criptografia para controlar sua criação e as transações, ao invés de depender de autoridades centrais.

Em 2009, a primeira especificação Bitcoin e prova de conceito foi publicada em uma lista de discussão de criptografia por um membro sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. No final de 2010, Satoshi deixou o projeto, dizendo que ele havia se mudado para outras coisas (projetos). O criador do Bitcoin nunca revelou sua identidade e simplesmente deixou sua invenção para o mundo. A origem e a motivação por trás da Bitcoin são ainda hoje uma grande fonte de mistério.

Desde 2010, a comunidade Bitcoin tem crescido com muitos desenvolvedores trabalhando no projeto. Nos meses de junho e julho de 2011, a Bitcoin de repente, ganhou a atenção da mídia, levando a uma enorme rali de compras. A bolha resultante, lentamente foi se esvaziado durante o final de 2011, e desde então o valor da Bitcoin tem subido mais uma vez, a passos lentos, de volta às alturas como em 2011.

No dia 27 de setembro de 2012, a Fundação Bitcoin foi criada em um esforço para padronizar, proteger e promover o Bitcoin. Hoje, a economia Bitcoin está se desenvolvendo rapidamente com os novos usuários unindo a cada dia.

Bitcoin Carteiras de Smart Card
Créditos da imagem Zach Copley via Flick

Muitos apontam que a Bitcoin será a maior oportunidade para a inovação que o mundo já viu desde a revolução industrial. É inegável que essa nova tecnologia de distribuir e trocar dinheiro online é promissora, mais será mesmo? — Só o tempo e os rumos que essa nova tecnologia tomará é quem dirão.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.