nocomments

Top 10: Aprenda a Utilizar ao Máximo, Todos os Recursos do Seu Mouse

app espiao
Fonte da imagem: Windows Experience Blog

A maior parte dos usuários de computador não tiram o máximo proveito do seu mouse. Abaixo estão algumas dicas e segredos sobre mouse que irão ajudá-lo a obter o máximo proveito do seu mouse, aumentando a sua produtividade enquanto utiliza o computador.

Tecla Shift e Clique do Mouse

Muitos editores de texto e programas permitem destacar todo ou partes do texto usando a tecla Shift e o mouse. Por exemplo, coloque o cursor no início de um parágrafo em um editor de texto, mantenha pressionada a Tecla Shift e clique no fim do parágrafo para destacar todo o parágrafo.

 

>>Dica: Mantendo a Tecla Alt pressionada enquanto arrasta e realça o texto em um editor de texto permitirá que você destaque o texto seletivamente. Isto pode ser útil caso o seu parágrafo ou outro texto esteja em uma coluna.

Tire o máximo proveito da Roda de Rolagem (Scroll)

Fonte da imagem: Windows Experience Blog

Hoje, todos estão familiarizados com a habilidade da roda do mouse (botão do meio) para rolar uma página para cima e para baixo. No entanto, esta roda também pode fazer muito mais — a seguir temos apenas alguns exemplos.

A roda de rolagem do mouse não é apenas uma roda, ela pode ser utilizada também como um botão. Pressionando a roda para baixo fará com que ela aja como um terceiro botão do mouse. Isso pode ser usado para abrir uma página web em outra guia (clicando com a roda em qualquer link) e também pode ser usado para fechar uma guia (clicando com roda em qualquer aba aberta).

 

Aumente e diminua o zoom em uma página web, documentos de texto, planilha Excel, etc, mantendo pressionada a tecla Ctrl e rolando para cima para aumentar e para baixo para diminuir o zoom.
Algumas rodas de mouse podem ser empurradas para a esquerda ou direita, para avançar e retroceder em uma página web.

Selecione com um clique duplo e triplo

Qualquer palavra pode ser selecionada clicando duas vezes na palavra. Se você quer destacar o parágrafo inteiro, clique no botão do mouse três vezes em qualquer texto no parágrafo.

 

>>Dica: você também pode dar um duplo clique e segurar a tecla Ctrl para selecionar uma palavra de cada vez.

Use o botão direito do mouse

Tire o máximo proveito do botão direito do mouse em qualquer momento que você selecionar algum texto ou desejar exibir as propriedades de um objeto. Por exemplo, se você destacar um arquivo ou texto, você pode clicar com o botão direito do mouse nesse item destacado, copiá-lo, e em seguida, clicar com botão direito em qualquer outro lugar (isso permite que você localize o local de destino em um intervalo de tempo maior) para colá-lo.

 

>>Dica: Se você clicar e segurar com o botão direito do mouse em qualquer arquivo ou texto e arrastá-lo, enquanto segura o botão direito, quando você soltar o arquivo, você terá a opção de Mover ou Copiar o arquivo ou texto. Isto lhe poupará o passo extra de ter que clicar com o botão direito do mouse onde você deseja colar o item.

 

>>Dica: Quando estiver utilizando um navegador, se pressionar e segurar a tecla Ctrl enquanto clica em qualquer link, o link será aberto em uma nova aba.

Tecla Ctrl e clique do mouse ou destacar

Enquanto mantém pressionada a tecla Ctrl você pode clicar com o botão esquerdo do mouse para selecionar vários objetos ou realçar várias seções do texto. Por exemplo, no Windows da Microsoft, você pode segurar a tecla Ctrl e clicar para selecionar vários arquivos de uma só vez. Se você quizer destacar diferentes partes de um parágrafo ou página web, você também pode manter pressionada a tecla Ctrl e selecionar cada seção que queira copiar. Lembrando que no Microsoft Word — se segurar o botão Ctrl e clicar uma vez em um paragrafo ele será selecionado e se der duplo clique, apenas uma palavra de cada vez será selecionada simultaneamente enquanto mantiver o Ctrl pressionado.

 

>>Dica: Os usuários do Mozilla Firefox também podem manter pressionada a tecla Ctrl e clicar individualmente sobre cada célula em uma tabela que deseja copiar ou arrastar seu mouse para baixo em uma linha para selecionar apenas aquela linha ou texto, sem selecionar qualquer outro texto na tabela.

Use os botões laterais do mouse

Muitos dos mouses de computador atuais possuem botões na lateral. Estes botões podem ser programados para fazer qualquer coisa, no entanto, por padrão, o botão esquerdo do polegar pode ser usado para voltar uma página web. Isso faz com que a navegação na Internet fique mais agradável, pois você não precisa ir até o botão voltar uma página (aquela setinha na parte superior esquerda da maioria dos browsers) para retornar a página anterior.

Apontar para o botão padrão

Tire o máximo proveito do mouse utilizando o recurso do Windows, que irá mover automaticamente o mouse para os botões que aparecem em uma caixa de diálogo. Por exemplo, se você excluir um arquivo ou fechar uma janela, você pode obter uma caixa de diálogo perguntando se você tem certeza de que deseja executar a tarefa. Com o recurso Apontar para o botão padrão ativado, o cursor do mouse se move automaticamente para o botão Ok, então tudo o que você precisa fazer é clicar no botão do mouse, se você concordar. Isso poupa o tempo de ter que mover o cursor do mouse sobre o botão OK, e em seguida, clicar em OK. Para ativar este recurso abra as propriedades do mouse dentro do Painel de Controle e marque a opção “Apontar para o botão padrão” na caixa de seleção na aba Opções do ponteiro.

>>Dica: Ao alterar esse recurso, também sugerimos que você verifique outras opções disponíveis nas configurações do mouse. Por exemplo, aumentando a velocidade de movimento do ponteiro pode ajudar a aumentar a sua produtividade enquanto estiver utilizando o mouse.

Gerenciar a janela aberta com o mouse

Clique duas vezes no topo da barra de título de qualquer janela para maximizar uma janela ou se já estiver maximizada redimensioná-la para uma janela.

Mova o mouse com o teclado

Em vez de usar o mouse que veio com seu computador, você pode também habilitar o Windows para usar o teclado numérico como mouse. Para fazer isto siga este caminho Painel de ControleTodos os Itens do Painel de ControleCentral de Facilidade de AcessoFacilitar o uso do mouse e selecione a opção Ativar as teclas do mouse.


Você pode utilizar um atalho mais rápido para ativar essa função ao pressionar Ctrl+Shift Esquerdo+NumLock.

Personalize o seu mouse

Fonte da imagem: Windows Experience Blog

Finalmente, se você possuir um mouse com mais de dois botões, a instalação do software do mouse incluído permitirá que você personalize o seu mouse ainda mais. Por exemplo, se você não usar os botões laterais ir e voltar em uma página web, você pode alterá-lo para algo que você faz com mais frequência, tais como alternar entre janelas abertas ou abrir à calculadora.

Fonte: Computer Hope

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.