Como Limitar o Volume do Windows Automaticamente e Proteger a Sua Audição

Limitar volume do windows

 

Se você tem o hábito de assistir filmes no PC, já deve ter se encontrado na seguinte situação: — Você está assistindo um filme ou um vídeo qualquer no computador, tarde da noite, quando de repente “acontece uma cena de ação mais intensa” com explosões, tiros e muito barulho — podendo acordar a casa toda e ainda receber reclamações da vizinhança. Você pode ainda estar vendo um vídeo com o áudio muito baixo no Youtube e acaba tendo que aumentar o som para ouvir melhor, quando abrir outro vídeo (que pode estar com o som mais alto) pode resultar em uma saída de som ensurdecedor — que, a curto prazo, pode prejudicar a sua audição, caso você costume utilizar fones de ouvido.

Em filmes isto acontece, pois o áudio de diálogo normalmente é mais baixo que os sons onde ocorre uma cena de ação mais intensa, ou ainda, em um filme de terror onde o som alto e repentino é bastante comum. Assim você acaba tendo que aumentar manualmente o som em cenas de diálogo e baixá-lo em cenas de ações mais intensas. Isto pode se repetir com certa frequência, o que pode se tornar uma situação um pouco incômoda. Porém, como todo bom geek você pode solucionar este problema utilizando um aplicativo que limite o volume automaticamente. Neste caso indicamos o Sound Lock.

Como o Sound Lock Funciona?

O Sound Lock permite que você estabeleça o volume máximo de saída de áudio do seu reprodutor de som. Isto é possível, pois o aplicativo age da seguinte forma: — Diminuindo o volume durante as cenas mais altas (que passem do limite que você predefiniu) e retornando ao estado anterior quando a cena mais alta terminar. Isto acontece em tempo real durante toda a reprodução do filme ou vídeo ou qualquer mídia que reproduza áudio.

Como utilizar?

Após baixar e instalar o Sound Lock gratuitamente, vá até bandeja do sistema, localizado na área inferior direita da área de trabalho do Windows, e clique com o botão esquerdo no símbolo do cadeado que representa o Sound Lock.

Sound Lock

Nesta janela utilize a seta de ajustes na barra lateral para delimitar o “volume máximo” que desejar. Em seguida clique em ON para ativar o Sound Lock.
Sound Lock
Clicando com o botão direito no ícone, ainda na bandeja de sistema, permite que você acesse os ajustes do sistema, como:

Filter mode: que permite que você escolha se quer filtrar o volume por canal (Filter per channel), podendo até o limite de 14 canais, ou usar um volume mestre único principal (Filter master).

Output channels (Canais de saída) e Output device (Dispositivo de saída): Que permitem que você escolha os Canais para controlar e os Dispositivos de Saída padrão para aplicar os limites.

Sound Lock
Clicando na engrenagem você terá mais opções como e quando o Sound Lock deve inicializar.

Selecione:
“Launch Sound Lock when Windows start” — Para iniciar o aplicativo automaticamente toda vez que o Windows inicializar.

“Automaticly enable Sound Lock when it starts” — Para iniciar também as configurações de controle de som quando iniciar o aplicativo.

“Always show Sound Lock window” — Sempre exibir a janela do Sound Lock.
Sound Lock
Créditos das imagens: Simon Green e wlodi via Flickr