terça-feira, 4 de junho de 2013

Tutorial: Como instalar o Android no Virtualbox no PC Windows ou Linux


Deseja executar Android no seu computador? O Projeto Android-x86 portou o Android para a plataforma x86 da ARM. Agora o Android-x86 pode ser instalado em netbooks com hardware suportado, porém você também pode instalar e rodar o Android dentro do VirtualBox.

O Android pode ser executado normalmente como mais uma máquina virtual — Como se você fosse executar uma máquina virtual Windows ou Linux. Isso permite que você interaja com a interface do Android e instale aplicativos em um ambiente completo no seu PC.

Leia também: Como Executar o WhatsApp e Outros Aplicativos Mobile Android No Seu PC Windows!

O que você irá precisar


Antes que você possa começar, você vai precisar do VirtualBox e de um ISO Android-x86 para instalar dentro do VirtualBox.

Instale o VirtualBox : Baixe e instale o VirtualBox , caso você não o tenha instalado.

Baixe uma ISO do Android-x86 : Você pode encontrar os mais recentes arquivos ISO Android-x86 no Google Code . Lembre-se de fazer o download do mais recente  atualmente Android 4.2.

Criando uma Máquina Virtual do Android


Tudo pronto, agora você pode abrir o VirtualBox e criar uma nova máquina virtual, clique no botão Novo. Prossiga com o assistente e configure a sua máquina virtual com as seguintes configurações:

Sistema operacional : Linux - Linux 2.6

Tamanho da memória : 512 MB

Tamanho do disco rígido : 3 GB ou mais


Tamanho da memória
tamanho da memória

Marque a opção Criar um disco virtual agora

Marque a opção VDI
marque a opção VDI

Marque a opção Dinamicamente alocado
Marque a opção dinamicamente alocado

Escolha 3 ou mais de tamanho, se tiver espaço
Escolha o tamanho 3 ou mais de espaço



Em seguida, inicie (ligue) a máquina virtual Recém criada e aponte a VirtualBox para o arquivo ISO do Android-x86 que você baixou.

Clique na pasta com uma seta verde no canto inferior direito da tela e faça o caminho até onde está localizado o arquivo androidx-86 que você baixou.



 O instalador irá iniciar-se (dará o boot) dentro de sua máquina virtual.

Selecione a opção Installation e pressione Enter para continuar. 


Agora vamos precisar criar uma partição para o sistema Android. Selecione a opção Create/Modify partitions (Criar / Modificar partições) e em Seguida pressione Enter.

Selecione (realce) a opção New com as teclas direcionais e pressione Enter para criar uma nova partição no espaço livre.



Escolha a opção Primary (primário) e pressione Enter, em seguida, pressione Enter novamente para que a partição ocupe todo o volume do disco virtual que você criou.



Realce a opção Bootable e pressione Enter para criar a partição de boot, selecione a opção Write (utilize as teclas direcionais direita ou esquerda para realçar esta opção) e pressione Enter para gravar as alterações no disco virtual.



 Agora, atenção neste passo: Você terá que digitar “yes” e em seguida pressione Enter para confirmar e escrever (salvar) as alterações.


Ative a opção Quit e agora você precisará voltar para a tela de Escolha da partição.


Desta vez, você vai ver a partição que você criou no topo da tela. Selecione a partição e pressione Enter para instalar o Android nela.


Selecione o sistema de arquivos “ext3” e, em seguida, selecione “Yes” (Sim) para formatar a partição.



Escolha “Yes” para instalar o boot loader GRUB (gerenciador de boot GRUB) e selecione “Yes” para instalar o /system directory (diretório do sistema), como leitura e escrita.




Assim que estiver pronto, você pode remover o arquivo ISO e reiniciar a máquina virtual dando um reboot.                                                             Para isto clique em Dispositivos >> Dispositivos de CD/DVD >> Remover disco do drive virtual. (localizado na área superior esquerda da janela, como podemos ver na imagem logo abaixo).



O Android deve iniciar-se como qualquer outro sistema operacional que estivesse rodando em sua máquina virtual. Tal como acontece com um smartphone Android ou tablet, você vai ter que passar pelo processo de instalação e, opcionalmente, fornecer detalhes da conta do Google. Pule a tela de configuração do Wi-Fi — O Android usará a conexão padrão da Internet da sua máquina virtual.


Se o cursor do mouse não funcionar, clique no menu da máquina e selecione a opção Desativar Integração Mouse. Clique dentro da máquina virtual e você verá o cursor do mouse.Pressione a tecla de hospedeiro exibido no canto inferior direito da janela da máquina virtual (tecla padrão: Ctrl Direito) para liberar o cursor do mouse da máquina virtual.



Você irá dar o boot em um ambiente funcional do Android, com aplicativos do Google como Gmail, Maps, e a Play Store para a instalar outros aplicativos.

O Android é projetado nativamente para a entrada de toque (utilizando o touch screen), mas também pode ser utilizado com um mouse e um teclado — isto significa que o mouse e o teclado do seu computador podem funcionar como dispositivos de entrada em substituição. Só não tente fazer qualquer coisa que você precisaria utilizar o multi-touch (toque simultâneo) para realizar uma tarefa.




Divirta-se!!