Como Adicionar o Atalho de Qualquer Aplicativo no Menu do botão direito na Área de Trabalho do Windows

Adicione aplicativos ao menu de contexto para o desktop, com um simples hack no registro

Como Adicionar o Atalho de Qualquer Aplicativo no Menu do botão direito na Área de Trabalho do Windows
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek)

 

Se quiser realmente ter rápido acesso e executar seus programas mais utilizados sem ter que adicionar ícones extras no seu desktop, saiba que há a possibilidade de adicionar o aplicativo no “menu de contexto para o desktop” com um simples hack no registro. Veja como fazer.

Adicionando Aplicativos ao Menu de Contexto do Desktop

Como exemplo nós veremos como adicionar o Notepad ao menu, porém você poderá adicionar quaisquer aplicativos que quiser.

Atenção: Antes de começar a brincar no registro, é essencial que você crie um ponto de restauração do estado atual do seu Windows, e faça uma cópia do registro — Caso aconteça algum desastre e o seu computador apresentar problemas, você poderá reverter às modificações no registro restaurando o sistema ou importando a cópia do registro.

A primeira coisa que você terá que fazer é abrir o regedit.exe através do Menu Iniciar, em seguida navegue abaixo até encontrar a seguinte Chave:

HKEY_CLASSES_ROOT/Directory/Background/shell

A primeira coisa que você terá que fazer é abrir o regedit.exe
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com)
A primeira coisa que você terá que fazer é abrir o regedit.exe
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com)

A tela deverá parecer com esta, se você estiver no local correto:

A tela deverá parecer com esta
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com)

Agora teremos que criar uma nova Chave abaixo da chave shell, o nome ao qual será exatamente o que irá aparecer no menu do desktop. Clique com o botão direito do mouse sobre a chave “shell”, e então escolha Novo/Chave no menu.

escolha Novo/Chave no menu
(Créditos da Imagem:Reprodução/ Segredosgeek.com)

Agora dê o nome que você deseja que apareça no “menu de contexto para o desktop”. No nosso exemplo utilizaremos o “Notepad” (mas você poderá utilizar o nome que quiser).

dê o nome que você deseja que apareça no "menu de contexto para o desktop"
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com)

 

Para o próximo passo nos precisaremos criar a chave de comando, que na verdade irá conter o comando utilizado para lançar (iniciar) o programa. Clique com o botão direito sobre a chave do Notepad, e em seguida escolha Novo/Chave no menu.

precisaremos criar a chave de comando
Dê a essa chave o nome “command” em caixa baixa (todas as letras tem que ser em minúsculo).

Dê a chave o nome "command" em caixa baixa
Para completar este passo nós precisaremos do caminho completo onde está localizada a aplicação(programa) que quisermos lançar (executar). Você poderá utilizar Shift + Clique Direito para copiar o caminho do programa rapidamente. Nota: — Claro que para o Notepad, cujo estamos utilizando como exemplo, você não precisaria do caminho completo, mas isto é só um exemplo.

precisaremos do caminho completo onde está localizada a aplicação(programa)
Dica: Para copiar o caminho de um executável de um programa qualquer, mais rapidamente, você poderá utilizar até mesmo um “atalho” como neste exemplo da imagem abaixo, onde utilizamos o atalho do Google Chrome (localizado na área de trabalho) — Clique com o botão direito sobre ele e clique em abrir local do arquivo, em seguida clique em “Shift + Clique direito” e copie o caminho do executável como visto anteriormente.

Como Adicionar o Atalho de Qualquer Aplicativo no Menu do botão direito na Área de Trabalho do Windows
Agora clique em “command” no lado direito, e então dê um clique duplo sobre a chave (Padrão) no lado direito para editar o valor da string.

clique em "command" no lado direito, e então dê um clique duplo sobre a chave (Padrão)
Cole o caminho completo que leva até o executável que você copiou no passo anterior, ou se preferir você pode digitar o caminho completo manualmente.

Feito isto, deverá se assemelhar com a imagem logo abaixo:

Como Adicionar o Atalho de Qualquer Aplicativo no Menu do botão direito na Área de Trabalho do Windows

— Testando o novo comando.

Se tudo der certo e você fez os passos corretamente, então, agora é só clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho (desktop) e você verá o item do novo menu… naturalmente se utilizar este item, você executará o Notepad.

Visite www.segredosgeek.com
No nosso exemplo nós utilizamos o aplicativo Notepad que é nativo do Windows, mas você poderá adicionar quantos atalhos de programas ao Menu de contexto do desktop quanto quiser, você só terá que repetir os passos novamente com um novo nome para o item do menu.


Curtiu o conteúdo do Segredos Geek? Então curta nossa página no Facebook e no Google Plus, para nos seguir, e fique sempre atualizado com nossas postagens!

  • Daniel R. Pinheiro

    Eu queria uma solução, não para adicionar o programa no menu de contexto diretamente, mas no submenu “Novo”.

    Igual quando eu clico com o botão direito em qualquer pasta, vou no submenu “Novo”, e tem a opção de criar um novo “Documento do Microsoft Word”. Só que eu queria esse comando com o EditPad (um tipo de bloco de notas). É possível?