nocomments

Como criar e utilizar um ponto de restauração no Windows 7 e no Windows 8.1

app espiao
Como criar e utilizar um ponto de restauração no Windows 7 e 8.1
(Fonte da imagem: Kristina via Flickr)

A restauração do sistema do Windows não é uma novidade, porém muitos usuários ainda não conhecem e não sabem para que serve a Restauração do Sistema. Porém, criar e restaurar utilizando um ponto específico em que se encontrava o sistema operacional pode ser muito útil e salvar o tempo e o dia de muitos usuários — revertendo problemas facilmente.

Podemos citar alguns exemplos como: Se você instalou um novo aplicativo(programa) ou driver e o seu sistema começar a se comportar de uma forma estranha, ou ainda, se o seu computador tenha sido infectado por um Vírus ou Malware que possa ter vindo de um clique em um link malicioso através da internet, ou de um dispositivo infectado, dentre outros motivos que possam causar mau funcionamento no seu sistema operacional — Saiba que você pode corrigir isto voltando a um estado anterior em que o seu sistema estava funcionando corretamente, como por exemplo, o dia anterior.

O que é e como funciona?

A restauração do Sistema do Windows é um recurso que permite que o usuário restaure arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. É uma forma bastante útil de desfazer alterações do sistema no computador sem que sejam afetados arquivos pessoais, como documentos, e-mail ou fotos.
A Restauração do Sistema usa um recurso chamado “Proteção do Sistema” para criar e salvar regularmente pontos de restauração no seu computador. Esses pontos de restauração contêm informações sobre as configurações do Registro e outras informações do sistema que o Windows 7 ou 8 usa. Há a possibilidade de criar pontos de restauração manualmente se preferir.

Limitações

Atenção: a Restauração do Sistema não é destinada a fazer backup de arquivos pessoais, por esse motivo, ele não irá ajudá-lo caso você queira utilizá-lo para recuperar um arquivo pessoal que tenha sido excluído ou danificado. Para fazer backup dos seus arquivos pessoais mais importantes recomendamos que você utilize um software próprio para esta tarefa regularmente.

Criando um ponto de restauração

No windows 7:

1. Clique no botão Iniciar localizado no canto inferior esquerdo da tela e digite “criar ponto” e clique no recurso “Criar ponto de restauração” logo acima.

Criar ponto de restauração Windows 7

2. Clique em Criar e em seguida digite o nome da restauração, para que você possa identificá-la futuramente, evitando enganos.

Criar ponto de restauração Windows 7

3. Aguarde até que seja concluída a criação do ponto de restauração e pronto! Seu ponto de restauração foi criado!
criando ponto de restauração

criando ponto de restauração

No windows 8.1:

1. Digite na caixa de pesquisa do Windows 8.1 “criar ponto de restauração”— Você pode utilizar o atalho “Windows+S” para abrir rapidamente a caixa de pesquisa.

Criar ponto de restauração Windows 8.1

2. Clique em “Criar” na tela que abrir.

Clique em “Criar” na tela que abrir.

3. Nomeie o ponto de restauração para não confundir com outros, criados pelo sistema ou manualmente, em seguida clique em “Criar”.

Nomeie o ponto de restauração para não confundir com outros

4. Aguarde até que seja concluída a criação do ponto de restauração e pronto! Seu ponto de restauração foi criado!

criando ponto de restauração

Seu ponto de restauração foi criado!

Nota: No Windows 8 a criação de pontos de restauração é feita automaticamente durante as atualizações do sistema e outros eventos de manutenção do sistema. Mas você pode criar pontos de restaurações manualmente sempre que desejar. Isto é muito útil caso você queira instalar um novo software ou driver e não tenha certeza se o computador irá funcionar corretamente após as modificações.

Restaurando o sistema

Já que você criou o ponto de restauração, vamos ver como reverter uma situação ruim no seu computador utilizando-o:

No Windows 7:

1. Abra mais uma vez o menu Iniciar e digite “restauração do sistema” na caixa de pesquisa, em seguida clique em “Restauração do Sistema” na lista de resultados.

Restauração do Sistema

2. O sistema irá recomendar um ponto de restauração e caso não seja o que você criou, escolha a opção “Escolher um outro ponto e restauração”.

3. Agora escolha o ponto que desejar e em seguida clique em “Avançar”.

Escolha e clique em avançar

4. É recomendável que você salve seus arquivos mais importantes e somente quando tiver certeza de que tudo está correto, clique na opção “Concluir” para dar início à restauração.

Restauração do Sistema no windows 7

No Windows 8.1:

1. Digite na caixa de pesquisa do Windows 8.1 ” ponto de restauração” e clique no recurso “Criar ponto de restauração”.(Para abrir a caixa de pesquisa use as teclas de atalho “Windows + S”)

ponto de restauração

2. Na tela “Propriedades do Sistema >> na aba Proteção do Sistema”, clique em “Restauração do Sistema…”.

clique em restauração do sistema

3. Selecione o ponto de restauração que você criou e clique em “Avançar”.

Restauração do Sistema no windows 8.1

4. É recomendável que você salve seus arquivos mais importantes e somente quando tiver certeza de que tudo está correto, clique na opção “Concluir” para dar início à restauração.

Restauração do Sistema no windows 8.1

Restauração do Sistema no windows 8.1

Restauração do Sistema no windows 8.1

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.