nocomments

Geek Iniciante: O que todo usuário precisa saber sobre como utilizar o Gerenciador de tarefas do Windows.

app espiao

Gerenciador de tarefas do windows 7 e 8

O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ferramenta muito importante para cada um dos usuários do sistema Windows. Ele pode lhe mostrar porque o seu computador está lento e pode ajudá-lo a lidar com: comportamentos estranhos e programas que consomem muito recurso, se os mesmos estão drenando a CPU, RAM, HD, ou recursos de rede.

O Windows 8 ainda possui o melhor Gerenciador de Tarefas embutido, porém, mesmo o Gerenciador de Tarefas do Windows 7 é uma poderosa ferramenta que todos os usuários de Windows deveriam se familiarizar. A maioria dessas tarefas são ainda mais fáceis no Windows 8.

Abrindo o Gerenciador de Tarefas.

O Windows permite que você acesse o Gerenciador de Tarefas de várias maneiras:

  • Atalho de teclado: Pressione Ctrl+Shift+Esc em qualquer lugar do Windows.
  • Atalho utilizando o mouse: Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows e selecione a opção Gerenciador de Tarefas.
  • Método Tradicional: Pressione Ctrl+Alt+Delete e selecione Iniciar o Gerenciador de Tarefas.

Visualize o avanço da CPU e da memória RAM

No Windows 7, o Gerenciador de Tarefas abre diretamente na aba Aplicativos, que lista os aplicativos abertos e permite que você rapidamente os encerre com o botão Finalizar Tarefa. Isto também funciona caso eles congelem ou não estejam respondendo.

Esta aba não permite que você visualize a utilização de recursos. Ela também não mostra cada um dos programas que estão executando no seu computador — programas executando em segundo plano, sem janelas visíveis, não são listados aqui.
Visualize o avanço da CPU e da memória RAM
Clique sobre a aba Processos para visualizar os processos que estão sendo executados no seu computador, ambos, processos com janelas abertas e processos em segundo plano, que podem estar invisíveis ou escondidos na bandeja do seu sistema.

Clique no cabeçalho CPU ou Memória para separar os processos pelo o seu uso de CPU ou de memória. Isto irá lhe mostrar quais programas estão utilizando a maior parte do tempo da CPU e a quantidade de memória RAM.
 uso de CPU ou de memória
Para visualizar todos os processos em execução no seu computador, clique em Mostrar processos de todos os usuários. Por padrão, a lista só mostra os processos em execução em sua conta de usuário. O botão mostra os processos do sistema e processos em execução em outras contas de usuário.
Mostrar processos de todos os usuários
Você poderá também querer clicar no menu “Exibir”, clique em Selecionar Colunas, e habilite a coluna “Tempo de CPU” para separar a lista por Tempo de CPU. Isto irá lhe mostrar o quanto de recurso cada processo têm utilizado, então você poderá identificar programas que podem atualmente estar utilizando uma pequena quantidade de CPU, mas tem utilizado uma maior quantidade de CPU quando você não estiver olhando.
Tempo de CPU
No Windows 8, a guia de Processos principal exibe os processos da CPU, memória, disco, e utilização da rede — todos em um único lugar. Você pode encontrar esta informação no Windows 7 também, mais ele é mais espalhado.
guia de Processos principal

Mate Programas rodando em segundo plano

Se um processo estiver comportando-se mal — por exemplo, você pode ter fechado um game de PC e ele continuou rodando no segundo plano, possivelmente utilizando 99% de sua CPU — ao separar por uso de CPU e memória, lhe mostrará o processo mal comportado, que está consumindo muitos recursos, no topo da lista. Clique com o botão direito sobre o processo e selecione Finalizar Processo para fechá-lo, se você não puder fechá-lo normalmente.
Clique com o botão direito sobre o processo e selecione Finalizar Processo para fechá-lo

Verifique o uso total da CPU e da Memória RAM

Clique sobre a aba Desempenho para visualizar o uso total da CPU e da memória física (RAM) do seu computador. O gráfico do histórico de utilização da CPU exibe a utilização total da CPU, bem como gráficos separados para cada utilização da CPU ao longo do tempo; enquanto o gráfico de Memória lhe mostra o uso total da memória e como o uso da memória têm se alterado durante o período.
Verifique o uso total da CPU e da Memória RAM
Se o uso da CPU ou as barras de memória estiverem completamente cheias e o seu computador estiver rodando lentamente, você deverá fechar alguns programas que estejam consumindo CPU ou memória — cheque a lista de processos para ver quais são eles — e libere recursos. Se o uso de sua CPU e Memória estiverem sempre altos, você poderá optar por fazer um upgrade na sua memória RAM ou adquirir um computador com uma CPU mais rápida para acelerar as coisas.

Visualize as Atividades da Rede do Sistema

Ser estiver tendo problemas com a conexão da sua internet (talvez, as páginas web estejam carregando lentamente, ou a sua voz fica engasgando constantemente enquanto você estava falando com alguém via Skype ou em um programa similar ao VoIP) você poderá querer verificar a utilização total da rede do seu computador. Você poderá fazer isto diretamente da aba Rede no Gerenciador de Tarefas.

Você verá um gráfico em separado para cada um dos seus adaptadores de rede do seu computador, que irá informá-lo o quanto de recursos de rede cada programa no seu computador está consumindo. Isto lhe permitirá enxergar se existe algum programa executando em segundo plano e puxando a conexão da sua rede.
Visualize as Atividades da Rede do Sistema
No Windows 8, você encontrará esta informação na aba Desempenho, também.
No Windows 8, você encontrará esta informação na aba Desempenho, também.

Cheque a Atividade da Rede por Processo

Se você pode ver que a sua conexão de rede está sendo utilizada, você poderá querer saber quais aplicações estão utilizando a rede. Para visualizar uma lista de processos que estão acessando a rede, e quanto de recursos de redes cada um deles está utilizando, clique na aba Desempenho, e em seguida clique no botão Monitor de Recursos.
Cheque a Atividade da Rede por Processo
Na aba de Monitor de Recursos de rede, você poderá visualizar a lista de processos com as atividades de rede e ver o que está sugando recursos. Note que isto conta toda a atividade da rede — até mesmo processos que estejam só se comunicando com outros dispositivos, na rede local, e não se conectando a internet.
Monitor de Recursos de rede
No Windows 8, você pode visualizar as atividades de rede por processo localizado na aba processos.

Cheque as Atividades de Disco por Processo

Com o Monitor de Recursos aberto a partir da aba Desempenho dentro do Gerenciador de Tarefas, você pode também clicar na aba Disco e visualizar quais programas estão lendo e escrevendo no seu disco em excesso. Sé o seu HD estiver trabalhando em excesso, esta ferramenta irá lhe mostrar quais programas estão tomando todos os recursos do seu Disco.
Cheque as Atividades de Disco por Processo
No Windows 8, esta informação está disponível na aba Processos do Gerenciador de Tarefa.

Gerencie Programas que Iniciam Durante a Inicialização do Sistema.

No Windows 8, você poderá usar a aba Inicializar no Gerenciador de Tarefas para controlar quais programas iniciam-se automaticamente com o seu sistema.
Gerencie Programas que Iniciam Durante a Inicialização do Sistema.
No Windows 7, você poderá fazer isto através da “Configuração do Sistema” na guia Inicialização de Programas — digite “msconfig” na caixa de pesquisa, para acessá-lo. Ou ainda, utilizar outra ferramenta, como o gerenciador de “Programas iniciados com o sistema” agregado ao CCleaner — dentro do Ícone Ferramentas.
No Windows 7, você poderá fazer isto através da “Configuração do Sistema”
Programas iniciados com o sistema
Se você quiser um Gerenciador de Tarefas mais avançado, baixe o utilitário Process Explorer. Esta ferramenta é desenvolvida pela Microsoft e oferece uma grande variedade de recursos que você não encontrará no gerenciador de tarefas padrão.


Fonte de pesquisa: Microsoft, Microsoft, Howtogeek, Support Microsoft. Curtiu o conteúdo do Segredos Geek? Então curta nossa página no Facebook e no Google Plus, para nos seguir, e fique sempre atualizado com nossas postagens!

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.