nocomments

Como Criar os Seus Próprios Gifs Animados de Forma Simples

app espiao

Aprenda Como Criar os Seus Próprios Gifs Animados de Forma Simples

Quem nunca viu um vídeo, ou uma cena muito engraçada ou curiosa de uma série, filme ou vídeo no Youtube e pensou: — “Nossa, isso daria um GIF muito legal!” Só que a maioria das pessoas não tem a mínima ideia de como criá-lo, outras acham que é algo muito complexo de se fazer. Porém, com algumas soluções rápidas e simples você poderá criar facilmente o seu “GIF Animado” personalizado e compartilhar com amigos e com o mundo.

Diferentemente do que muitos pensam, os GIFs podem ser muito úteis — e não apenas engraçados. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para criar tutoriais passo-a-passo e mostrar processos explicativos sequenciais, que podem ser utilizados para exemplos educativos.

Capture a tela do seu computador no formato de GIF animado utilizando um aplicativo

Com a popularidade dos GIFs animados, que não param de crescer, surgem para atender a essa demanda vários softwares que permitem que você converta vídeos para GIFs animados.

Se o que você quer é gravar a tela do seu computador em forma de GIF animado, então nós vamos te ensinar como com o aplicativo LICEcap.

O aplicativo LICEcap é um software grátis e leve, que lhe permite gravar a sua área de trabalho e salvar o resultado em forma de GIF Animado. O resultado final será um arquivo no formato .GIF.

1. O primeiro passo será baixar o LICEcap do seu website e instalá-lo no seu computador. Depois disso, quando você executá-lo, tudo que você vai ver na sua tela é um retângulo transparente que limita a área da tela a ser capturada.

baixar o LICEcap do seu website e instalá-loNesta parte, tudo o que você terá que fazer é posicionar o retângulo transparente sobre a região da tela que você quer gravar. Você poderá reajustar o tamanho do retângulo (ao clicar e arrastar o canto do retângulo) ou ajustar a largura e o comprimento manualmente, ou ainda, até mesmo, maximizá-lo para que ele cubra toda a tela. Quando você ajustar o posicionamento do que você quer capturar, clique no botão “Record”(Iniciar Gravação).

2. Antes de iniciar a gravação, o programa irá pedir que você selecione o local onde será salvo o arquivo final (recomendamos que você envie os arquivos criados para a área de trabalho). Há ainda as opções de exibir durante a gravação: O título do quadro (title frame), tempo decorrido (elapsed time) e cliques com o mouse (mouse button press). Você poderá ainda mudar o contador de repetições (o padrão é zero, o que significa loops infinitos).

tela de configuração do LICEcap
3. Quando você finalizar a gravação, clique no botão “Stop” (Parar).

demonstração de como utilizar o LICEcap
Abaixo você pode visualizar uma amostra da captura criada com o LICEcap:

 amostra da captura criada com o LICEcap: Image and video hosting by TinyPic
Além do formato .GIF o LICEcap também suporta o seu próprio formato chamado .LCF, que tem como principais características: uma menor perda de qualidade, altas taxas de compressão (sendo maiores que as do .GIF), alta qualidade, e tempo de captura mais acurados. O único problema com o formato .LCF é que ele não é reconhecido pela maioria dos aplicativos de edição de imagens.

Se o que você quer é simplesmente gravar a sua área de trabalho em formato .GIF utilizando um aplicativo leve, simples, de fácil utilização e gratuito, então, o LICEcap é a solução ideal. Porém, se o que você quer é criar GIFs animados a partir de vídeos do Youtube, então, o MakeGIF é o que você procura.

Criando GIFs animados de vídeos do Youtube pelo Google Chrome

Para criar GIFs animados a partir de vídeos do Youtube, recomendamos que você utilize esta extensão para o Google Chrome chamada MakeGIF Video Capture.

A extensão MakeGIF Video Capture permite que você converta vídeos do Youtube em GIFs animados — e não requer que você possua conhecimentos técnicos para isso. Tudo que você precisará fazer é dar o play no vídeo, clicar “Capture” (Capturar), prosseguir ao clicar em “Generate” (Gerar), e em seguida você poderá fazer o download do GIF animado.

1. Primeiro, vá até o site da loja do Google Chrome para efetuar o download do MakeGIF Video Capture extension.

2. Uma vez instalado, você irá visualizar um ícone azul na barra de menu do Chrome. Agora, vá ate o site do Youtube (ou Vimeo) e assista qualquer vídeo que desejar. Clique no ícone azul do MakeGIF. Ele abrirá uma janela pedindo que você troque para vídeo HTML5.

Clique no ícone azul do MakeGIF
Mude para HTML5:
Mude para HTML5 para utilizar o Makegif

3. Depois que você clicar em “OK”, ele poderá mudar o seu vídeo para exibição em tela cheia no player HTML5. Clique em “Start” (Iniciar) para gravar o vídeo, e em “Done” (Finalizar) quando finalizar o vídeo.

Clique em "Start" (Iniciar) para gravar o vídeo, e em "Done" (Finalizar)
Existem ainda várias configurações de captura que você pode reajustar. Você pode também alterar a qualidade da gravação, tamanho (o tamanho máximo é 448), captura de FPS (Quadros por segundo) e frame máximo.

captura de tela: alterar a qualidade da gravação, tamanho, captura de FPS e frame máximo.
4. Depois que você terminar de capturar a parte do vídeo que você quer transformar em GIF, você poderá ver uma “pré-visualização” do trecho que você capturou. Você poderá ver a pré-visualização quadro por quadro e remover o “frame” (quadro) que você não quiser (Frame Options). Você poderá também adicionar texto(Add Text), aumentar e diminuir a velocidade do vídeo (Speed Up/Speed Down), e até mesmo reverter o frame (Reverse).

você poderá ver uma “pré-visualização” do trecho que você capturou com o MakeGIF
Quando estiver contente com o resultado, então, clique no botão “Generate GIF” e ele irá gerar o GIF animado.

Quando estiver contente com o resultado, então, clique no botão "Generate GIF"
6. E por último, você poderá efetuar o download do GIF animado para o seu computador (clicando em “Save GIF”), ou compartilhá-lo com os seus amigos (clicando em “Share”).

 Tela: você poderá efetuar o download do GIF animado para o seu computador
Você pode fazer milhares de coisas com GIFs animados, porém, a maioria delas requer que você utilize um software dedicado — como vimos no primeiro exemplo. Se o que você deseja é simplesmente capturar um vídeo online e transformá-lo facilmente em um GIF animado, a extensão MakeGIF Video Capture é o que você procura para esta tarefa.


Agora que você viu algumas formas de se criar GIFs animados, que tal criar o próximo meme mundial? O conhecimento para fazê-lo você já domina, então libere sua imaginação e divirta-se!

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.