nocomments

Super Guia Segredos Geek — Parte 2

app espiao

Top Dicas e Truques para Computador que Todo Usuário Deveria Saber

Super Guia Segredos Geek — Parte 2

Dicas para Navegadores Web

Adicione um www. e .com automaticamente a uma URL — Você pode digitar um endereço web muito mais rápido ao digitar um URL simplesmente ao pressionar CTRL + Enter depois que você digitar o nome do site. No Firefox, se precisar um endereço com final .net, .org. ou .com.br em vez de .com, pressione (SHIFT + ENTER para .net), (CTRL + SHIFT + ENTER para .org), (CTRL + ALT + ENTER para .com.br).

Adicione um www. e .com automaticamente a uma URL
Pule para a barra de endereços — Existem várias maneiras de pular diretamente para a barra de endereços a partir de qualquer lugar do browser. Pressione CTRL + L ou ALT + D, todos eles farão esta tarefa.

Reabra uma aba recém-fechada — Fechou acidentalmente uma guia? Simplesmente pressione CTRL + SHIFT + T para reabrir uma guia recentemente fechada.

Reabra uma aba recém-fechada
Utilize a navegação privativa — As utilizações para não ter cookies e históricos salvos em um navegador web são obvias para certas atividades, como comprar produtos, acessar contas e manter a privacidade de suas buscas — Tudo isso em um computador compartilhado por várias pessoas. Pressionando CTRL + SHIFT + N irá lançar uma nova guia no Chrome e CTRL + SHIFT + P acionará este modo no Firefox e no Internet Explorer.

Utilize a navegação privativa
Navegue entre guias abertas — Pressionando CTRL + TAB enquanto estiver em um navegador irá fazer com que você navegue facilmente entre cada guia aberta. Isto pode ser muito mais rápido que utilizar o click do mouse em cada guia. CTRL + NUM (1, 2, 3, 4…) levará você até certas guias, respeitando a ordem numérica.

Navegue entre guias abertas

Truques para a Administração de Arquivos

Renomeie um arquivo facilmente — Clicar com o botão direito e selecionar “renomear” não é mais rápido do que simplesmente pressionar F2, enquanto o arquivo estiver selecionado, para alterar o seu nome. Para alterar o nome de outro arquivo, pressione TAB sem desselecionar o arquivo atual.

Renomeie um arquivo facilmente
Renomeie arquivos em sequência no Windows — Na verdade, você não precisa baixar nenhum programa para realizar renomeamento de arquivos em massa no Windows. Em substituição, você pode selecionar todos os arquivos que quiser mudar o nome, clicar com o botão direito no primeiro da lista, selecionar renomear (ou utilizar F2), e digitar o novo nome. Esta ação irá mudar/alterar automaticamente todos os outros arquivos com o mesmo nome do primeiro que você alterou, com um sufixo: (1), (2),… e assim por diante.

Renomeie arquivos em sequência no Windows
Selecione múltiplos arquivos utilizando o teclado — Para selecionar vários arquivos utilizando o teclado, pressione SHIFT + Seta Para Baixo para selecionar um único arquivo ou SHIFT + Page Down para selecionar um grande grupo de arquivos de uma única vez.

Selecione múltiplos arquivos utilizando apenas o teclado

Dicas de Segurança

Esconda arquivos secretos dentro de qualquer arquivo (Esta dica só funciona no Windows 7, Windows 8, ou Vista) — Existem várias maneiras de esconder um determinado arquivo de olhos curiosos. Você pode utilizar o TrueCript, porém se você quiser simplesmente esconder algum arquivo de texto dentro de um “compartimento” secreto, você poderá utilizar o recurso Alternate Data Streams ADS (Fluxos de Dados Alternativos) do arquivo de sistema NTFS. Tudo que você precisa fazer é abrir um prompt de comando e utilizar um comando similar a este, logo abaixo:

notepad AlgumArquivo.txt:PalavraSecretaAqui.txt

O nome do arquivo especial com os “dois pontos” e o segundo nome do arquivo diz ao NTFS para armazenar os dados em um fluxo alternativo, em vez do arquivo regular. Você poderá pôr o que quiser (em texto) dentro do arquivo, e ninguém poderá acessá-lo, a menos que eles saibam o comando para recuperá-lo (que é o mesmo, logo acima, que você utilizou para criá-lo).

truque Alternate Data Streams (ADS) NTFS
Execute programas em um computador infectado — Às vezes, softwares maliciosos irão impedir um computador de executar certos programas. Alterar o nome do arquivo .exe poderá reverter esta situação. Se isto não funcionar, alterar a extensão para .com é outra alternativa muito útil, e o programa ainda estará apto a executar mesmo após a mudança de extensão.

Leia atentamente cada opção durante a instalação de aplicativos — Até mesmo grandes programas podem instalar Toolbars (barras de ferramentas irritantes) no seu navegador web e outros programas desnecessários durante a instalação de um aplicativo útil. Leve alguns segundos a mais para ler cada passo, assim você pode assegurar-se que não está concordando em instalar algum outro programa que você não esteja interessado. Longe disto, muitas pessoas acabam clicando em avançar e avançar… e terminam com o navegador coberto de várias barras de pesquisas que alteram o seu navegador e são asseguradamente desnecessárias. No pior dos cenários, estes softwares extras, que vem agarrado a bons aplicativos, podem conter intensões devastadoras para o seu sistema.

Bloqueie o seu computador toda vez que se levantar — Cansado dos seus “amigos” mexendo no seu computador (seja em casa ou no trabalho), postando coisas sobre você na página do seu Facebook/Twitter ou Google Plus toda vez que você se ausenta por alguns minutos? Você pode cortar o barato deles facilmente. Toda vez que tiver que se ausentar pressione a tecla Windows + L para bloquear rapidamente o seu sistema, quando retornar será requerido uma senha (isso se você ajustou alguma) para acessar o computador normalmente.

tela de bloqueio windows 7

Truques para Programas Específicos

Steam: Mova games para outra partição ou driver — Por padrão, o Steam instala todos os jogos na mesma partição ou HD (disco rígido), mas o que acontece se elas encherem ao máximo? A solução: baixe o Steamtool Lybrary Manager. Ela facilita muito na hora que você tiver que mover jogos para outro HD, sem bagunçar a funcionalidade do Steam.

VLC: Conserte áudio e vídeo dessincronizados — No popular reprodutor de mídia VLC, se o seu áudio perder a sincronização com o vídeo (ou seja, atrasar ou adiantar o áudio em relação ao vídeo) há uma maneira bem fácil de consertar este problema. Simplesmente pressione J ou K para mover o áudio para frente ou para trás. De maneira similar, para sincronizar os subtítulos você poderá pressionar H ou G.

VLC: Conserte áudio e vídeo dessincronizados
Windows 7: Abra um prompt de comando a partir de qualquer pasta — Esta é uma dica que muitos geeks de verdade já sabem, porém muitos ainda não. Se você segurar a tecla SHIFT enquanto clicar com o botão direito sobre qualquer pasta, incluindo o plano de fundo da área de trabalho, você verá um novo item para “Abrir uma janela de comando aqui”, que irá abrir um prompt de comando com aquela pasta como o caminho padrão.

Windows 7: Abra um prompt de comando a partir de qualquer pasta
Windows 7: Use os itens secretos do menu Enviar Para — Quando você clica com o botão direito sobre qualquer pasta ou arquivo, você pode usar o menu “Enviar Para” para criar uma versão zipada ou enviar o arquivo para um aplicativo, porém no Windows 7 existem itens escondidos sobre o menu “Enviar Para” que não estão visíveis por padrão.

Tudo que você precisará fazer é pressionar e segurar a tecla SHIFT, em seguida clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo e acessar a pasta Enviar Para — você poderá então ver uma grande quantidade de novos itens na lista, como pastas especiais e um item para cada um dos seus drives. É uma dica muito útil para enviar rapidamente um arquivo para um pendrive que você acabou de plugar no seu computador, sem muito trabalho.

Windows 7: Use os itens secretos do menu Enviar Para
Super Guia Segredos Geek — Parte 1 >>

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.