nocomments

Por que Reiniciar um Computador Resolve Tantos Problemas?

app espiao

imagem: Por que Reiniciar um Computador Resolve Tantos Problemas?

Se você pedir a um amigo, que entende mais sobre informática, como corrigir um problema que você esteja tendo com o seu computador Windows, ele provavelmente irá perguntar: “Você já tentou reiniciá-lo?” Esta pode parecer uma resposta carregada de certo tom de ironia, mas reiniciar um computador realmente pode resolver muitos problemas.

Surge então a dúvida: Por que reiniciar um dispositivo ou um programa pode resolver vários problemas? E por que usuários mais avançados não tentam identificar e corrigir os mesmos, em vez de simplesmente “reiniciá-lo”?

Isto Não Se Trata Só do Windows

Tenha em mente que esta solução não é apenas limitada a computadores Windows, mas se aplica a todos os tipos de dispositivos dentro do universo da computação. Você receberá respostas para os seus problemas como “tente reiniciá-lo” também relacionado a roteadores sem fio, iPads, smartphones e tablets Android, e outros. Este mesmo conselho se aplica até mesmo ao software — o seu Firefox está lento e consumindo muita memória? Tente fechá-lo e reabri-lo em seguida!

Alguns Problemas Requerem uma Reinicialização

Para ilustrar o porquê do fato de reinicializar um dispositivo resolve tantos problemas, vamos dar uma olhada no problema de software “mortal” que um computador Windows pode ter: — O Windows pára completamente, exibindo a tela azul da morte. A tela azul foi causada por um erro de baixo nível, provavelmente um problema com um driver de hardware ou uma falha de hardware. O Windows atinge um estado em que ele não sabe como recuperar, por isso pára, mostra uma tela azul da morte, reúne informações sobre o problema, e reinicia automaticamente o computador para você. Este reinício corrige a tela azul da morte.

O Windows ficou melhor em lidar com os erros — por exemplo, se o seu driver de placa gráfica falhasse o Windows XP teria congelado. No Windows Vista e em versões mais novas do Windows, a área de trabalho do mesmo perderia seus efeitos gráficos extravagantes por alguns segundos, antes de recuperá-los. Nos bastidores, o Windows está na verdade reiniciando o driver de vídeo com defeito.
Mas porque o Windows simplesmente não corrige o problema, em vez de reiniciar o driver ou até mesmo o próprio computador? Bem, porque ele não pode — o código encontrou um problema e parou de funcionar completamente, então, não há nenhuma maneira dele continuar. Ao reiniciar, o código pode começar a partir do zero e felizmente ele não encontrará o mesmo problema novamente.

tela: Tela azul da morte no windows 8.1

Exemplos de Reiniciar e Corrigir Problemas

Enquanto alguns problemas requerem um reinício completo — porque o sistema operacional ou um driver de hardware parou de funcionar — nem todo problema precisará disto. Alguns problemas podem ser corrigidos sem a necessidade de uma reinicialização, embora uma reinicialização seja a opção mais fácil.

  • O sistema Windows está lento: Vamos supor que o Windows esteja executando de forma lenta. É provável que um programa com mau funcionamento esteja usando 99% da CPU e drenando os recursos do computador. Um usuário experiente poderia ir até o Gerenciador de Tarefas do Windows e dar uma olhada, com a esperança de localizar o processo malcomportado e finalizá-lo. Se um usuário médio se deparasse com esse mesmo problema, ele poderia simplesmente reiniciar o seu computador para corrigi-lo, em vez de ficar procurando em seus processos em execução.
  • O Firefox ou Outro Programa está Usando Muita Memória: No passado, o Firefox foi uma espécie de “garoto propaganda” para vazamentos de memória* em computadores comuns. Com o tempo, o Firefox costumava consumir mais e mais memória, ficando cada vez maior e deixando tudo mais lento. Quando se encerrava o Firefox, consequentemente, ele liberava toda a memória. Quando se executava o Firefox novamente, ele iniciava a partir de um estado limpo sem nenhum vazamento de memória. Isto não se aplica apenas ao Firefox, mas a qualquer software com vazamentos de memória.
  • Problemas de Internet ou Rede sem Fio: Se estiver tendo problemas com o seu WI-Fi ou conexão de internet, o software presente no seu roteador ou modem pode ter encontrado algum problema. Reiniciando o roteador — apenas desligando-o da tomada e religando-o novamente — é uma solução comum e simples para a maioria dos problemas de conexão.
  • *Memory leak, ou vazamento de memória, é um fenômeno que ocorre em sistemas computacionais quando uma porção de memória, alocada para uma determinada operação, não é liberada quando não é mais necessária. A ocorrência de vazamentos de memória é quase sempre relacionada a erros de programação e pode levar a falhas no sistema se a memória for completamente consumida.

Em todos os casos, uma reinicialização limpa o problema ou conflito no software. Da mesma forma qualquer código que esteja preso em um estado de mau comportamento também será limpo. Quando você reiniciar o computador ou dispositivo ele partirá do sistema zerado, reiniciando todo o software do zero: desta forma ele irá funcionar tão bem como estava, antes do problema.

Desconectando cabo elétrico roteador.

“Soft Resets” vs. “Hard Resets” (“Restauração Suave” versus “Restauração Rígida”)

No mundo dos dispositivos móveis, há dois tipos de “resets” (reinicializações) que você pode fazer. Um “soft reset” é simplesmente reinicializar um dispositivo normalmente — desligá-lo e depois religá-lo em sequência. Já um “Hard reset” é restaurar o estado do seu software de volta ao seu estado padrão de fábrica.

Pense que ambos os tipos de reset (reinicialização/restauração) corrigem problemas de forma similar. Por exemplo, digamos que o seu Windows não queira inicializar ou tenha sido completamente infectado por vírus. Simplesmente reiniciando o computador não irá corrigir o problema, já que o problema é com os arquivos presentes no disco rígido do computador — que possui arquivos corrompidos ou vírus que carregam durante a inicialização a partir do seu HD. No entanto, reinstalando o Windows (realizando uma operação de Restauração ou Atualização do seu PC) irá limpar tudo no disco rígido do computador, restaurando-o para o seu estado anteriormente limpo.

Isto é mais simples do que ter que investigar e analisar o HD, tentando identificar a exata razão dos problemas, ou tentando assegurar que você tenha apagado absolutamente todos os últimos vestígios de malwares. É muito mais rápido simplesmente recomeçar de novo a partir de um bom estado “limpo”, em vez de tentar localizar cada possível problema e corrigi-lo.

Tela: Solução de problemas do Windows 8.1.


Por último, a resposta é que “ao reiniciar um computador você limpa o estado atual do software problemático, incluindo quaisquer problemas que se desenvolvam, e lhe permite começar de novo a partir do zero”. É mais fácil e rápido começar a partir de um estado limpo, do que identificar e corrigir problemas que possam estar ocorrendo — na verdade, em alguns casos, pode ser impossível corrigir problemas sem começar a partir daquele estado limpo (zerado).

Créditos das imagens: Konrad Twardowski, via Flickr
Fonte: How-to Geek

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.