nocomments

Simplicidade: As Únicas 4 Ferramentas de Sistema e de Segurança que Você Precisará no Windows

app espiao

Simplicidade: As Únicas 4 Ferramentas de Sistema e de Segurança que Você Precisará no Windows

 O Windows é muito complicado e precisa de muitos utilitários de sistema e ferramentas de segurança diferentes para rodar bem — Será mesmo?
A seguir veremos os poucos utilitários que você de fato precisa.

Melhor do que fazer sua vida mais complicada ao empilhar e manter dezenas de ferramentas de sistema questionáveis, foque nas que são realmente importantes. Estas são as ferramentas que realmente farão alguma coisa pelo seu computador.

Antivírus

Sim, você precisa mesmo de um antivírus no seu Windows. Mesmo que você nunca baixe programas da web e seja extremamente cuidadoso, você poderia ainda ser comprometido por uma vulnerabilidade Dia Zero* em um plug-in de um navegador web, como o Adobe Flash, ou mesmo o seu próprio navegador.

Um Ataque Dia Zero é um ataque que explora uma vulnerabilidade até então desconhecida em um aplicativo de computador, significando que o ataque ocorreu no “dia zero” do aviso da vulnerabilidade. Ou seja, os atacantes usam essa brecha de segurança para efetuar um ataque bem sucedido antes que os desenvolvedores, que tiveram “zero dia” para criar uma vacina, tomem conhecimento e corrijam essa vulnerabilidade.

E ainda a ameaça pode vir de diferentes meios além da web, como mídias removíveis e softwares conhecidos modificados com ataques disfarçados.

Nenhum programa antivírus é perfeito, deste modo você ainda irá precisar exercitar o senso comum, como não baixar e executar programas que você não confie. Mas um antivírus poderá lhe dar alguma dose de proteção e deter você antes que cometa um erro desavisado, o que é particularmente útil para usuários menos experientes.

Na hora de escolher um programa antivírus, ponha em mente que você não precisa de um pacote de segurança com um grande conjunto de ferramentas nativas adicionais. Apenas adquira um antivírus sólido — você poderá consegui-lo de graça sem nenhum custo.

O Microsoft Security Essentials pode ser integrado e leve, porém, não tem conseguido os melhores resultados em testes comparativos de antivírus. Se você está preocupado sobre isso, como substituição, você deve tentar o altamente recomendado antivírus gratuito Avast! Antivírus pagos também funcionariam — eles apenas não são essenciais quando bons antivírus podem ser conseguidos gratuitamente.

Tela: Antivírus gratuito Avast

Softwares de Backup

Backups (cópias de segurança) regulares são cruciais. A maioria das pessoas não os fazem, isso até elas perderem os seus arquivos mais importantes em uma eventual falha do seu HD, o que termina impossibilitando a recuperação dos seus dados. Não seja uma dessas pessoas — consiga você mesmo uma solução de backup sólida e faça backups regulares!

Existem várias maneiras de se fazer cópias de segurança dos seus arquivos. Você poderia utilizar os recursos nativos de backup do Windows e fazer o backup para um HD/SSD externo, ou poderia usar uma solução de backup baseado nas nuvens, como o CrashPlan. Você poderia também simplesmente despejar os seus arquivos no Dropbox ou qualquer outro serviço de armazenamento nas nuvens, criptografando-os para assegurar a privacidade dos mesmos — ainda mais se eles forem particularmente sensíveis.

Como você faz o backup dos seus arquivos é com você — só assegure-se de ter sempre cópias de segurança dos seus arquivos mais importantes, deste modo você estará protegido de eventuais desastres. Considere ajustar os backups para que eles sempre executem esta tarefa de forma agendada, assim você não terá que ficar se preocupando com os mesmos.

Tela: Software de Backup do Windows.

Limpadores de Arquivos Temporários

Você não tem que ficar limpando os seus arquivos temporários constantemente, porém eles aumentam e se acumulam muito ao longo do tempo. Tais arquivos temporários consomem espaço adicional no seu HD, gastando um precioso espaço que você poderia estar utilizando — isto é especialmente verdade em computadores com Unidades de Estado Sólido os conhecidos SSDs (solid-state drives) cujo atualmente, os mais em conta, ainda possuem pouco espaço de armazenamento.

Se você não tem excluído seus arquivos temporários por mais de um ano, você poderá notar um aumento de velocidade considerável depois que você exclui-los. A Microsoft mesmo afirma que ter arquivos temporários inúteis no seu HD pode tornar o Windows um pouco mais lento.

Nós recomendamos a utilização do CCleaner para esta tarefa. Ele é o melhor utilitário nesta categoria, e o melhor é que ele é completamente grátis. Você poderá também utilizar a Ferramenta de Limpeza de Disco já inclusa no Windows. Você não terá que executar estes programas constantemente — uma vez por semana seria mais que o suficiente. A maioria das pessoas ficaria bem os utilizando uma vez por mês ou até mesmo menos. Mas qualquer usuário do Windows se beneficiaria de uma ocasional limpeza de seus arquivos temporários, liberando e reaproveitando esses espaços nos seus computadores.

Não compre aplicativos pagos de limpeza de computador — use a ferramenta de Limpeza de Disco inclusa com o Windows ou adquira o CCleaner. Isto é tudo que você precisa!

Atualizador do Windows e Atualizadores Nativos

Os softwares que utilizamos todos os dias — nossos navegadores web, plug-ins como o Flash e o Java, e até mesmo o próprio Windows — são cheios de buracos/falhas de segurança. Estes “buracos de segurança” são encontrados com uma certa frequência, e em resposta a eles atualizações de segurança são liberadas constantemente. Para ficar seguro, é muito importante que você fique sempre atualizado com os últimos patches de segurança. Isto porque é essencial manter o Windows, o seu navegador web, e especialmente os plug-ins do seu navegador sempre atualizados.

Você pode fazer com que o Windows e a maioria dos outros aplicativos instalem atualizações automáticas em segundo plano, desta forma você não terá que ficar se preocupando com elas. Incluímos isto aqui porque alguns usuários podem desativar as atualizações (updates) automáticas — é muito importante realizar atualizações automáticas regularmente, mesmo se você ajustar o Windows ou outros programas para alertá-lo em vez de instalar automaticamente as atualizações. Atualizando os seus programas regularmente irá lhe proporcionar um benefício de segurança muito maior do que utilizar um firewall de terceiros para esta tarefa.

Não há nenhuma necessidade de utilizar aplicativos checadores de atualizações vindo de terceiros — se um programa precisar de atualizações de segurança, ele poderá ele mesmo se atualizar automaticamente ou alertá-lo para que você o faça.

Se você possui o Java instalado, desinstale-o se puder. O Java é um desastre de segurança — a maioria dos usuários web possui uma versão desatualizada e vulnerável do Java instalada. Isto é muito ruim porque a maioria das pessoas não precisa do Java instalado. Pior ainda, o Java tenta instalar no seu PC softwares detestáveis, como a terrível barra de ferramentas Ask, quando você instala atualizações de segurança do Java.

O Que Mais Sobre As Demais?

O Windows já está na estrada há muito tempo. Muitas ferramentas de sistema que um dia foram necessárias já foram integradas ao próprio sistema ou não são essenciais. Por exemplo, aqui vão algumas ferramentas que você não precisa mais:

Desfragmentador de Disco: O Windows automaticamente desfragmenta os seus HDs em segundo plano. Você não precisa se preocupar com isto. Se você está usando um moderno SSD (unidade de estado sólido), neste caso, a desfragmentação não é nem mesmo necessária.

Firewall: O Windows inclui um firewall integrado que bloqueia conexões vindas de fora. Você não deve precisar de um firewall para administrar conexões que saem do seu computador — se você não confia o suficiente em um programa para deixá-lo se conectar a internet, primeiramente, você nem deveria estar o executando!

Filtro para Phishing: Esteja você utilizando o Chrome, Firefox, Internet Explorer, ou o Opera, o seu navegador web possui um filtro para fishing e malware integrados que ajuda a lhe proteger de websites danosos. Não há necessidade de instalar uma solução de terceiros.

Outras ferramentas de sistema não são nem mesmo necessárias. Por exemplo, limpadores de registros, limpadores de drivers, otimizadores de memória, aceleradores de games, desinstaladores de terceiros — essas ferramentas não são úteis ou importantes.


Claro, que muitas outras ferramentas de sistema têm benefícios de acordo com a situação. Por exemplo, você pode querer utilizar um administrador de inicialização — parecido com o que vem incluído no Windows 8 — como o CCleaner, para gerenciar os seus programas que se iniciam junto com o sistema. Os programas acima são os principais que um usuário médio precisa se preocupar — se você é um usuário típico, você não precisa de limpadores e turbinadores de PC, limpadores de registro, ou muito dos outros “inutilitários” que tentam lhe empurrar pela web.

Créditos de imagem capa: Por IntelFreePress via Flickr
Fonte: How-to-Geek

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.