nocomments

Atualização de Hardware: Porque o Windows Não Pode Enxergar e Usar Toda Sua Memória RAM?

app espiao

Módulos de memória RAM do Windows.

Instalar uma memória RAM deveria ser tão simples como pôr à nova RAM dentro dos slots, ligar o seu computador, e aproveitar sua nova capacidade. No entanto, um número de problemas — ambos de hardware e software — pode ocorrer quando você instalar uma memória RAM nova.

O Windows deveria ser capaz de enxergar e usar toda a memória RAM que você acabou de instalar. Mas e se o Windows não puder enxergar toda a capacidade da RAM que você instalou? Entenda e aprenda como resolver isto!

Você Está Usando o Windows 32 bits

As versões 32 bits do Windows possuem limites de memória reduzidos. A quantidade máxima de memória RAM suportada por uma versão 32 bits do Windows 8, Windows 7, Windows Vista, e Windows XP é 4 GB. Se possuir mais do que 4GB de memória, você irá precisar de uma versão 64 bits do Windows para poder usar toda essa memória.

Para checar qual versão do Windows você está usando, pressione a tecla Windows, digite “sistema”, e escolha a opção Sistema. (No Windows 8, você precisará clicar Windows + S ou Windows + F e no filtro Configurações antes de selecionar Sistema).

Sistema operacional Windows 32 bits.

Se estiver usando uma versão 32 bits do Windows, você precisará instalar uma versão 64 bits do mesmo para ter acesso e usar toda a sua memória RAM.

A Versão do Seu Windows Possui um Limite de RAM

A diferença entre a versão 32 bits e a 64 bits não é a única coisa que pode restringir a quantidade total de RAM que você tem disponível. As edições do Windows também possuem suas próprias limitações. Por exemplo, se você estiver usando o Windows 7 Starter, você fica limitado a usar até 2 GB de memória RAM, e não 4 GB. Já os usuários do Windows 7 Home Basic só podem usar o máximo de 8 GB de memória RAM, mesmo se eles estiverem usando uma versão 64 bits do Windows.

Para uma lista completa de restrições em cada versão do Windows, consulte a página Limites de Memória para Versões do Windows no site MSDN da Microsoft e Limites de memória — 32 bits vs 64 bits no Blog TechNet. Você irá encontrar o nome da edição do seu Windows instalado no seu PC na janela “Sistema” mencionado acima.

Limites da memória RAM de cada versão do Windows.

A Memória é Reservada para Placas Gráficas Internas ou Outros Hardwares

Os componentes de hardware frequentemente usam um pouco do seu sistema de memória (RAM) interno para si mesmos. Por exemplo, enquanto uma simples placa gráfica (GPU) vem com sua própria memória RAM, gráficos onboard (também conhecidos como gráficos integrados) se apropriam de parte de sua memória RAM para usar como memória de vídeo.

Seu computador também pode estar cedendo parte da sua memória RAM para outro hardware, como por exemplo: seu hardware de rede.

Para determinar quanto de memória está sendo reservada para hardware e quanto está sendo usada pelo Windows, use a janela de Sistema mencionado acima. A quantidade total de memória RAM utilizável será exibida próxima à quantidade de memória total que o Windows pode enxergar. Na captura de tela abaixo, 0.1 GB de RAM está reservada para o hardware.

Memória (RAM) instalada no Windows 7.

Sua Placa-Mãe Possui Um Limite de memória RAM

Placas-mãe também possuem limites de RAM. Só porque você encaixa os módulos de memória RAM na sua placa mãe, isso não significa que a mesma seja capaz de usar toda a memória instalada.

Para determinar se sua placa mãe está “enxergando” toda a sua memória RAM, entre no BIOS do seu computador. Para fazer isto, reinicie o seu computador e pressione a tecla que aparece na sua tela durante a inicialização (geralmente Delete ou F2). Localize a sessão de informação e procure pela informação sobre a quantidade de RAM instalada no seu computador.

(Se pressionar Delete ou F2 não funcionar, e se não vir outra tecla sendo exibida na sua tela durante a inicialização, consulte o manual do seu computador ou placa-mãe para obter informações sobre como acessar o BIOS).

Memória RAM instalada no BIOS.

Se o seu BIOS exibir toda a sua memória RAM, mas o Windows não puder enxergá-la, este é um problema com o Windows (Software). Se o seu BIOS não mostrar toda a capacidade da sua RAM, você está lidando com um problema de baixo nível (Hardware).

Consulte as especificações da sua placa-mãe (ou do computador) para determinar a quantidade máxima de memória RAM que ele suporta.

A Memória RAM pode não Estar Encaixada Corretamente

Se você tiver certeza que a sua placa mãe suporta toda a memória RAM instalada, mas ela não aparece no seu BIOS, talvez você possa não ter encaixado e assentado a memória RAM corretamente quando você a instalou.

Desligue a energia do seu computador, ao pressionar a chave liga/desliga localizada atrás do seu gabinete, e abra-o. Assegure-se de estar livre de energia estática, desta forma você diminuirá o risco de danificar o seu hardware com a mesma. Remova os módulos de memória RAM e reinsira-os cuidadosamente, garantindo que eles se encaixem apropriadamente no local certo. Se eles não forem assentados corretamente, o seu computador não poderá enxergar ou usá-los.

Encaixe corretamente seus módulos de memória RAM.

Em alguns casos, você pode ter que inserir os módulos de memória RAM em slots específicos. Consulte o manual da sua placa mãe para mais informações.

Você pode ainda remover a memória RAM — um módulo de cada vez — para determinar se um módulo específico está com defeito e não está sendo detectado corretamente.

A Memória RAM Pode Estar Com Defeito

Se estiver tendo problemas relacionados à memória RAM, algumas delas podem estar com defeito. Baixe e execute uma ferramenta de teste como o memtest86 ou use a ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows para determinar se a sua memória RAM está funcionando corretamente.

Tela: Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows 8.

Se sua memória RAM não passar no teste, você pode tentar remover um módulo de RAM de cada vez e reexecutar o teste para identificar qual é exatamente o módulo defeituoso.

Se o Windows não puder enxergar toda a sua memória RAM, provavelmente é por causa de um (ou mais!) dos problemas mencionados acima.

Créditos de imagem: Willian Hook,redjar via Flickr
Fonte: MSDN Microsoft, How-to-geek, Suporte Microsoft.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.