nocomments

Como Desligar os Sons e as Notificações (Popups) Irritantes do Avast

app espiao

Como Desligar os Sons e as Notificações (Popups) Irritantes do Avast.


Para a grande maioria dos usuários o programa antivírus Avast para o Windows é o favorito, mas uma boa parte também concorda que ele possui alguns pequenos inconvenientes. Apesar de ele vir com uma grande quantidade de excelentes recursos e configurações avançadas, ele também vêm com aqueles sons irritantes, janelas de aviso (pop-ups) constantes, anúncios e ferramentas extras que provavelmente você não irá usar. Aqui vão as configurações básicas ideais para você livrar-se disso em definitivo:

Primeiramente: Use a Instalação Personalizada do Avast!

Primeiramente: Use a Instalação Personalizada do Avast!

Vamos começar pelo começo: Quando você for instalar o Avast, recomendamos que você escolha a opção de “Instalação Personalizada”. Isto irá garantir que você só terá recursos e add-ons/extensões embutidas que você quiser e realmente precisar.

Por padrão, a instalação customizada vem com uma grande quantidade de coisas marcadas. A maioria delas não irá incomodá-lo muito, mas recomendamos que você desmarque qualquer coisa que você ache que não irá usar. Por exemplo, se você possuir outros softwares de atualização (como o Secunia PSI), de acesso remoto, VPN e ferramentas de limpeza já instaladas no seu computador, desmarque-as. Se não possui ou não entender muito desses recursos, recomendamos que você deixe as opções como “Software Updater” (atualizador de softwares), Proteção do navegador e Disco de Recuperação marcados para a sua segurança.

Se quiser, você poderá ler mais sobre o que exatamente esses recursos fazem no site do Avast. Desmarcando aquelas que você não precisar podem parar a exibição de notificações relacionadas a estes recursos — como o atualizador de softwares — e ainda irão arrumar a interface do Avast!.

Desligue os Sons do Avast

Desligue os Sons do Avast.

Quando você pegar um vírus, é bom ter uma notificação audível que permita que você saiba, mas não precisamos da voz calma da Mulher do Avast falando sempre que as definições de vírus forem atualizadas, não é mesmo?

Para silenciar/desligar as notificações de voz do Avast faça o seguinte (recomendado): Vá até Configurações > Aparência > SONS e desmarque a caixa “Use sons de voz (quando disponíveis)”. Todos os sons de notificações terão o familiar “ding” em vez de uma notificação falada.

Para silenciar/desativar algumas notificações em específico: Vá até Configurações > Aparência > Sons e desmarque as caixas de marcação para quaisquer notificações que você queira silenciar. Esta ação irá fazer parar aquela notificação em particular de reproduzir qualquer som. Em geral, recomendamos que você deixe marcado as opções: Ameaça detectada, Item suspeito detectado, Programa potencialmente indesejável (PUP) detectado e Escaneamento completo.

Para silenciar/desativar todos os sons: Vá até Configurações > Aparência > Sons e desmarque “Habilitar os sons do avast!”.

Desative as Notificações Pop-ups de Atualização e de Anúncios

Desative as Notificações Pop-ups de Atualização e de Anúncios.

Uma das outras coisas irritantes do Avast são suas notificações constantes. Mais uma vez, as notificações são muito bem vindas se você pegar um vírus, mas não é necessária uma janela pop-up a cada vez que você atualize as definições de vírus, ou toda vez que ele queira que você atualize para a versão Premier do Avast. Felizmente, isto pode ser facilmente corrigido através de uma caixa de marcação.

Para desligar notificações de anúncio e atualizações: Vá até Configurações > Atualização > Detalhes e desmarque a caixa “Mostrar um painel depois de uma atualização automática”. Esta única caixa desabilita ambas as notificações de atualizações e anúncios. Seria bom se tivessem duas opções em separado (para aqueles que quisessem apenas notificações sobre atualizações de definições de vírus), mas atualmente não há essa opção.

Para desligar todas as notificações: Vá até Configurações > Geral e ligue o Modo Silencioso/Jogos. Não recomendamos essa opção porque é sempre bom receber notificações quando tivermos um vírus ou um programa potencialmente indesejado detectado.

Para alterar a duração das notificações: Vá até Configurações > Aparência > POPUPS. Cada tipo de notificação tem um número, em segundos, para limitar quanto ele permanece na tela. Você pode ajustá-lo ao seu gosto (atenção, ajustando-o para 0 dará a ele uma duração ilimitada).

Outros Recursos Que Você Poderá Querer Reajustar

Aqueles são os mais importantes, mas já que você está passeando pelos ajustes, existem alguns outros que você possa querer dar uma olhada, como:

  • Opções da Comunidade: Se você desmarcar as duas opções localizadas abaixo de Configurações > Aparência > Opções da comunidade, ele removerá a guia Loja da tela inicial e possivelmente outras configurações similares.
  • Comunidade Avast! (não confundir com a anterior): Em Configurações > Geral, você pode querer ou não desmarcar a opção “Participe da Comunidade Avast!” se quiser que o Avast não colete dados anônimos.
  • Notificações do Atualizador de Software: Se usar o recurso Software Updater, mas quiser desligar as mensagens popups, este serão administrados por uma caixa de marcação em separado localizada em Configurações > Ferramentas > Software Updater > Personalizar.
  • Chrome como o Navegador Web Padrão: O Avast, por padrão, usa o Chrome como o seu navegador padrão para quaisquer links clicados em sua interface. Para desligar isso: vá até Configurações > Solução de problemas > Não utilize o Chrome como o navegador padrão do avast!

Estes são em todo caso menos irritantes do que os sons principais e recursos pop-ups, mas já que você está se aventurando nas configurações do Avast, não custa nada dar uma olhadinha, não é mesmo?

Esta lista não chega a cobrir todas as configurações possíveis no Avast, apenas as principais que irão livrá-lo de alguns possíveis aborrecimentos no mesmo. Bem, se você se interessou pelo assunto também usa o excelente antivírus gratuito Avast! e deve compartilhar o mesmo sentimento com milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Esperamos que este guia faça com que o Avast fique, digamos menos irritante, caso você seja um usuário assíduo do mesmo!

Crédito de imagem: Reprodução/Avast!
Fonte: Lifehacker, Avast.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.