nocomments

Quer Navegar Mais Rápido? Então, Pare de Limpar o Cache do Seu Navegador!

app espiao

Quer Navegar Mais Rápido? Então, Pare de Limpar o Cache do Seu Navegador!

Você apaga os dados do seu navegador, usa o CCleaner, ou outra ferramenta de limpeza de arquivos temporários com certa frequência? Provavelmente por consequência você esteja também limpando o cache do seu navegador e isto esteja desacelerando a sua navegação.

O cache contém cópias locais de arquivos de websites. Quando você visita um website que os requerem o seu navegador carrega esses arquivos a partir do seu HD, consequentemente acelerando sua navegação e diminuindo o download de dados — economizando largura de banda.

Porque o Seu Navegador Cria um Cache

O seu navegador tem boas razões para criar diferentes tipos de históricos quando você navega e o cache do navegador é provavelmente o mais útil de todos eles. O navegador Internet Explorer chama o seu cache de “Arquivos de Internet Temporários”, mas é a mesma coisa e funciona da mesma maneira.

Quando você visita uma página web, o seu navegador tem que baixar todos os recursos que a página web exige. Isto inclui imagens, folhas de estilo, arquivos javascript e qualquer outra coisa presente na página. O cache é o lugar onde o seu navegador armazena cópias desses arquivos, desta forma ele não terá que baixá-los novamente da próxima vez que você visitar uma página que precise deles.

Por exemplo, a primeira vez que você visitar um site como o Segredos Geek, o seu navegador irá baixar a imagem do logotipo do Segredos Geek e armazená-lo dentro do seu cache. Quando você visitar outra página em nosso website ou voltar mais tarde, o seu navegador irá carregar a imagem do logotipo a partir do seu cache. Este processo evita mais um download e acelera o tempo de carregamento da página. Se você limpou seu cache, você terá que baixar a imagem do logotipo e outros recursos mais uma vez — e o seu navegador web se encarregará de pô-los dentro do cache novamente.

Limpar o cache irá tornar a sua navegação lenta e isso durará até que o seu navegador reconstrua todo o cache perdido.

Cache do Chrome.

Quais os Reais Motivos de Você Querer Limpar o Cache (cujo não são tão relevantes assim)

O cache é limpo como parte da função “limpar dados privados de navegação” incluída em todos os navegadores. Como o cache é um arquivo dos arquivos dos websites que você visitou, alguém com acesso ao seu computador poderia examinar o cache e ver alguns sites que você tem visitado. Ele não é tão compreensivo quanto um histórico de navegação tradicional, mas ele pode ser usado de forma similar. Por exemplo, se alguém encontrar a imagem do logotipo do Segredos Geek no seu cache, eles poderiam deduzir que você visitou o Segredos Geek. Se você visitou sites sensíveis que você não queira que outras pessoas saibam, limpando o seu cache irá varrer essas pistas.

É claro que somente pessoas com acesso ao seu computador podem fuçá-lo desta maneira.

O cache também pode ocupar espaço no seu disco rígido. Uma ferramenta como o CCleaner pode remover um pouco de dados ao apagar os caches dos navegadores. No entanto, o cache será reconstruído ao passar do tempo. Os navegadores limitam a quantidade de dados que eles armazenam em cache, desta forma o seu navegador irá automaticamente eliminar dados antigos e manter o tamanho do cache sob controle. Ele não irá crescer sem controle até você limpá-lo, logo você realmente não precisa se preocupar em limpar o cache você mesmo.

Google Chrome - Cache da internet.

Apague o Histórico e os Arquivos Temporários sem Limpar o Seu Cache

Você pode apagar o histórico do seu navegador, cookies, histórico de downloads e outros dados sem limpar o cache do seu navegador. Tudo que você terá que fazer é desmarcar a opção de limpeza de cache quando for limpar o seu navegador. Certo, isto irá deixar alguns dados privados para trás, mas o cache é muito útil. Se não estiver preocupado com as pessoas com acesso ao seu computador vendo os sites que você tem frequentado, então, não há nenhuma razão para removê-lo.

Você também pode fazer com que seu navegador remova os dados criados recentemente, como durante a última hora. Isto irá limpar o rastro de uma hora de navegação, sem limpar todo o seu cache.

Firefox - limpar cache da última hora.

Quando usar uma ferramenta como o CCleaner, você pode simplesmente desmarcar a opção do cache da Internet do seu navegador para impedir que o cache do seu navegador seja limpo. Note que cada navegador possui os seus próprios arquivos cache em separado. Desta forma, se você navegar com o Chrome, você precisa assegurar que o CCleaner ou um programa similar não esteja limpando o cache do Chrome.

Altere esta opção apenas uma única vez no CCleaner e ele irá memorizar as suas preferências de configurações para as próximas vezes.

Desmarcar cache da internet no CCleaner.

Navegue por Sites Sensíveis Sem Contaminar o Seu Cache

Você pode querer limpar o seu cache após você acessar sites sensíveis — desta forma pessoas não poderão ver se você esteve lá antes.

Melhor do que limpar o seu cache toda vez que você acessar um site sensível, simplesmente use o modo de navegação privativa do seu navegador para navegar por websites que você não queira que fiquem armazenados no seu cache. Ele se chama Modo de Navegação Privativa no Firefox, Modo Anônimo no Chrome e Navegação InPrivate no Internet Explorer. Quando você navega usando o modo de navegação privada, nenhum dado ou histórico de navegação será armazenado — isto inclui arquivos cache. Pressionando CTRL + SHIFT + N irá lançar uma nova guia no Chrome e CTRL + SHIFT + P acionará este modo no Firefox e no Internet Explorer.

Navegação Privativa no Firefox.


Os caches dos navegadores são uma coisa boa. Os navegadores os criam por uma razão — e não é apenas para construir um histórico de sua navegação ou desperdiçar espaço. Se você limpa o seu cache regularmente, você está simplesmente desacelerando a sua própria experiência de navegação.

Fonte:Howtogeek.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.