nocomments

11 Dicas para Tornar o Seu Android Mais Rápido

app espiao

11 Dicas para Tornar o Seu Android Mais Rápido.

É muito frustrante desembolsar centenas de reais em um smartphone Android top de linha e acabar descobrindo que a velocidade, fluência e desempenho não é lá o que você esperava, não é mesmo? Agora imagine os aparelhos medianos e os de entrada? — Esses são os que mais estão sujeitos a engasgos de software e lentidão. Mas, felizmente, existem várias formas de acelerar o desempenho de um aparelho Android e algumas coisas que você pode fazer para que o mesmo fique um pouco mais rápido.

1. Confira se o Seu Aparelho está Atualizado

Confira se o Seu Aparelho está Atualizado.

O software mais recente, a maioria das vezes, irá conter consertos de bugs e melhorias em geral que pode ajudar o seu aparelho Android a rodar melhor. As atualizações de software normalmente vêm por OTA (Over The Air) e você deve ser automaticamente solicitado a instalá-los, mas não custa nada dar uma verificada. Para isso, vá até Configurações > Sobre o Dispositivo e confira se há atualizações disponíveis.

A mesma lógica também se aplica a aplicativos, desta forma, abra a Play Store, abra o menu na parte superior esquerda e toque em “Meus apps” e assegure-se que todos os aplicativos que você usa estejam atualizados.

2. Limpe Sua Home Screen (Tela Inicial)

Limpe Sua Home Screen (Tela Inicial).

Se você escolheu usar papéis de parede animados (live wallpapers), considere substituí-los por uma boa e única imagem estática. Você deve também se livrar de quaisquer ícones não utilizados e limitar os seus widgets somente aos essenciais. Quanto menos poluída e confusa for sua tela inicial, melhor será em termos de desempenho.

3. Desinstale e Desative os Aplicativos Não Utilizados

Desinstale e Desative os Aplicativos Não Utilizados.

Não permita que aplicativos cujo você nunca use fiquem ocupando espaço no seu dispositivo e potencialmente consumam recursos do sistema. Para isso, vá até Configurações > Aplicativos e deslize até a guia Todos. Dê uma boa e longa olhada lista abaixo e identifique os aplicativos que você não queira ou precise. Se estiver em dúvida sobre o que cada um deles faz exatamente, faça uma pesquisa no Google e confira.

Toque em qualquer aplicativo que você não queira e então escolha a opção Desinstalar ou, se não houver uma opção para desinstalar, toque em Desativar. Aplicativos desativados serão listados em uma nova guia, desta forma você sempre poderá ativá-los novamente no futuro, caso você mude de ideia.

Você também deve dar uma olhada em Configurações > Aplicativos > guia Rodando. Alguns aplicativos querem ficar em funcionamento o tempo todo e eles podem seriamente impactar sobre o desempenho. Pense com muito cuidado se você precisa mesmo do que está listado lá.

4. Desligue ou Reduza as Animações

Desligue ou Reduza as Animações.

Você pode fazer com que o seu aparelho Android passe a sensação de mais “fluência” ao reduzir ou desligar algumas das animações. Para isso, você precisará habilitar as Opções do Desenvolvedor. Vá até Configurações e role abaixo até a seção Sistema e vá até Sobre o Telefone para encontrar o Número da versão. Toque sobre o mesmo sete vezes seguidas e você deverá ver uma mensagem sobre ser um desenvolvedor. Depois disso você agora poderá voltar ao menu anterior e ver as opções de Desenvolvedor listados abaixo de Sistema. Vá até lá e role abaixo para encontrar as opções Escala de Animação da Janela, Escala de Animação de Transição e Escala de Duração da Animação. Toque em cada uma e configure-as para .5x ou Animação desligada. Escolha uma opção e encontre a que mais se adequa a você, se não gostar simplesmente volte e altere os valores novamente.

5. Limpe os Dados em Cache dos Aplicativos

Limpe os Dados em Cache dos Aplicativos

Dados armazenados em cache para os aplicativos devem ajudá-los a carregar mais rápido, mas eles podem se acumular ao passar do tempo e ocupar uma boa quantidade de espaço — lá também, potencialmente, será armazenado em cache dados para aplicativos que você já não usa há um bom tempo. Às Vezes, limpar dados em cache para um aplicativo também pode ajudar a eliminar comportamentos estranhos.

Se quiser escolher aplicativos individuais então vá até Configurações > Aplicativos e percorra pela guia Todos e toque sobre os aplicativos relevantes, em seguida escolha Limpar Cache. Se você decidiu simplesmente limpar todo o cache vá até Configurações > Armazenamento e toque sobre Dados em Cache então toque em OK. Outra opção seria usar o aplicativo CCleaner, ele limpa o cache dos seus aplicativos e ajuda a realizar este tipo de manutenção.

6. Desligue ou Reduza o Auto-sync (Sincronização Automática)

Desligue ou Reduza o Auto-sync (Sincronização Automática).

A maioria dos usuários acaba adicionando uma grande lista de contas diferentes aos seus dispositivos Android e permite que os mesmos sincronizem automaticamente no segundo plano para trazer novos dados e fornecer novas atualizações. Tudo isso sincronizado causa um grande impacto no desempenho, sem mencionar a carga útil da bateria.

Para resolver isso, você poderá ir até Configurações e encontrar a opção Auto-Sync sob Contas e simplesmente desligar todos de uma vez, mas essa será uma medida muito drástica para a grande maioria das pessoas. Em vez disso, por que não reduzir a frequência de sincronização e remover quaisquer contas que você realmente não precise? Para uma grande parte dos aplicativos, como o Facebook, você irá precisar abrir o aplicativo e encontrar as configurações para reduzir a frequência de sincronização.

7. Limpe a Partição de Cache

Limpe a Partição de Cache.

A partição de cache é separada do cache dos dados de seus aplicativos e ela contém arquivos temporários. É recomendável limpá-la de vez em quando. Para fazer isso você terá que dar o boot no modo de recuperação. O método para entrar no modo de recuperação varia dependendo do modelo do seu aparelho, mas você poderá encontrá-lo facilmente ao fazer uma pesquisa rápida no Google. Uma vez que você esteja no modo de recuperação você poderá usar as teclas de volume para navegar e a tecla de Liga/Desliga para selecionar um item. Você poderá escolher a opção “wipe cache partition” (limpar a partição de cache). A partição de cache armazena arquivos frequentemente acessados pelo sistema operacional. Limpar a partição de cache não exclui nenhum dos seus dados pessoais nem danifica arquivos de sistema.

8. Experimente um Laucher de Terceiros

Experimente um Laucher de Terceiros.

Algumas das customizações que as OEMs (Fabricante Original do Equipamento) fazem a seus dispositivos podem ser pesadas e de difícil manuseio. Se quiser alterar a sensação de navegação e modificar algum ajuste para fazer com que seu aparelho pareça mais rápido, então, você pode chegar à conclusão que um launcher de terceiros encaixe perfeitamente nesta situação. Experimente algo como o Nova Launcher, Go Launcher EX, ou Apex Launcher. Faça experiências com os ajustes e você irá notar que o seu dispositivo parece mais rápido.

9. Realize uma Redefinição de Fábrica (Factory Reset)

Realize uma Redefinição de Fábrica (Factory Reset).

Esta é uma ação muito drástica, mas algumas pessoas recomendam que você faça uma redefinição de fábrica periodicamente se você deseja que o seu dispositivo funcione em excelentes condições. Este é um atalho para limpar o seu dispositivo e se livrar de quaisquer inutilidades que você tenha acumulado, mas isso significa também que você irá excluir todos os arquivos e ajustes. Se decidir tentar isso, primeiramente assegure-se de fazer uma cópia de segurança (backup) de tudo que seja importante para você. Você pode encontrar a opção para fazer isso em Configurações > Fazer Backup e redefinir > Configuração original.

10. Faça Overclock no Seu Aparelho

Faça Overclock no Seu Aparelho.

Uma das razões pelo fato de você notar diferenças de desempenho entre dispositivos Android com essencialmente os mesmos processadores, é que algumas OEMs limitam a velocidade para reduzir o calor e estender a vida útil da bateria. Se você estiver disposto a “rootear” o seu dispositivo Android, então você pode fazer “overclock” no mesmo usando um aplicativo como o SetCPU ou Android Overclock. É sempre bom alertar que você deve redobrar a atenção, tomar muito cuidado e saber de fato o que você está fazendo, caso deseje fazer isso.

11. Instale uma ROM Customizada

Realizar o Root no seu aparelho Android não irá fornecer de forma automática nenhum melhoramento no desempenho, mas uma ROM customizada pode. Para alguns dispositivos que não estejam mais recebendo novas atualizações as ROMs customizadas são uma forma de conseguir uma versão do Android mais recente. Você também poderá encontrar ROMs customizadas que dispensam programas inúteis de terceiros e oferecem algumas modificações e recursos interessantes. Para isso você terá que fazer algumas pesquisas para encontrar a ROM customizada que se adeque mais a seus gostos pessoais, mas mantenha a cautela sempre, antes de proceder.


Essas são nossas sugestões para fazer o seu aparelho Android rodar mais rápido, mas, como sempre, se você conhece alguma outra dica específica para aumentar ainda mais a velocidade do Android, use nossos comentários abaixo.

Créditos de imagem: Google Play.
Fonte: Android Authority, Google Play Store.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.