nocomments

Aplicativo ajuda fãs de Game ofThrones a aprenderem o idioma Dothraki

app espiao

Aplicativo ajuda fãs de Game ofThrones a aprenderem o idioma Dothraki

Por: Rebeca Fernades
Enquanto muitos aspirantes a escritores têm dificuldades para encontrar as palavras certas para suas obras, os grandes gênios da literatura criam eles mesmos os próprios idiomas de seus personagens. Quem nunca ficou impressionado, por exemplo, com as fortes e significativas palavras de Sindarin, idioma criado por Tolkien para a trilogia Senhor dos Anéis?

E o criador de Smigol, Frodo e Mordor não está sozinho quando o assunto é neologismo literário: George R. R. Martin, criador do sucesso mundial As Crônicas de Gelo e Fogo, proporcionou uma aventura ainda mais incrível ao criar a língua Dothraki. Falada pelo indestrutível khal drogo e seu khalasar, a língua artificial é típica dos habitantes indígenas do Mar de Dothraki e foi concebida como uma adaptação ao idioma original dos livros, que apresentam algumas poucas palavras no novo idioma. Para a televisão, foram necessárias novas palavras em dothraki, por isso, David J. Peterson, da Sociedade de Criação de Línguas, originou novos termos para a série da HBO.

A invenção deu certo, ganhou vida com os personagens interpretados por Jason Momoa, Emilia Clarke e companhia e atrai a atenção de cada vez mais fãs da série. No entanto, uma questão sempre assola os ouvintes: como é que se faz pra entender o que eles dizem sem legendas? Para ajudar no assunto, entra em cena a indispensável tecnologia.

Em outubro deste ano, o próprio Peterson criou em parceria com a Apple, o Dothraki Companion. Trata-se de um dicionário, exclusivo para o sistema operacional IOS, que permite entender os diálogos entre drogo e seus companheiros nômades dos khalasares.

Como o app é exclusivo da Apple, os riscos de baixar vírus junto com o aplicativo é menor, mas é sempre importante lembrar-se de ter um antivírus para celular sempre atualizado.
Além da apresentação e tradução dos termos, o aplicativo oferece jogos interativos, cerca de 300 cartões com expressões do vocabulário, anotações referentes à cultura do grupo, índice gramatical e alguns diálogos entre os personagens.

Se restava alguma dúvida a respeito da coerência do idioma, o aplicativo a desmancha no ato. Isso porque, enquanto na série não há escrita dothraki, o aplicativo demonstra que toda a língua conta com coesão, coerência e muitos verbetes. Por US$4,99 na AppleStore.

Baixe agora o aplicativo Dothraki Companion >>


Créditos de imagem: Reprodução/HBO.

Escrito por: Rebeca Fernades.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.