nocomments

5 Dicas para Tirar Fotos Melhores Com a Câmera do Seu Smartphone

app espiao

5 Dicas para Tirar Fotos Melhores Com a Câmera do Seu Smartphone

As câmeras digitais compactas têm seguido seu caminho em direção à facilidade e a simplicidade. Certo, fotógrafos mais experientes podem preferir e se voltar para câmeras DSLR (profissionais), mas para a maioria de nós, usuários comuns e casuais, a câmera do smartphone, por si só, já é suficiente.

As câmeras dos smartphones estão ficando cada vez melhores a cada ano, mas é bem verdade que algumas coisas nunca mudam. Estas dicas ajudarão você a tirar fotos bem melhores. E claro, usar um “pau de selfie” não é uma delas!

Foco

Antes de tirar uma foto, olhe para a tela e certifique-se que o foco esteja correto. Se o objeto que você quer fotografar não estiver corretamente focado, tente ajustar a posição do seu smartphone, ou ande um pouco para trás — se afastando um pouco.
Você também pode tocar a parte da cena que você deseja focar na tela e a câmera do seu smartphone irá focar naquela parte específica da cena. Lembre-se, antes de tirar uma foto, nunca deixe de dar uma olhada na tela e conferir se o foco está correto!

Foco smartphone.

Não Dê Zoom — O Zoom Digital é terrível

Aqui vai a maior diferença quando estiver mudando de uma antiga câmera compacta para um smartphone: Essas câmeras antigas ofereciam o zoom óptico — quando você aproximava pelo zoom, as lentes se moviam fisicamente para ampliar a imagem.

As câmeras dos smartphones modernos ainda permitem que você dê zoom e aproxime o objeto fazendo um gesto de pinça, mas você não deveria fazer isso. Nesse caso, não há lentes físicas que se movem para aproximação. Em outras palavras, o zoom digital é a mesma coisa de você recortar uma imagem. É como se você tirasse uma foto normal e em seguida, mais tarde, você recortasse a mesma, ficando apenas com uma pequena parte da foto. Isso é exatamente o que o zoom digital está fazendo. Você estará apenas recortando a foto antes mesmo de tirá-la, e você perderá detalhes — detalhes esses que você poderia manter ao se mover para mais perto do objeto que você está fotografando.

Claro, às vezes você irá querer usar o zoom digital de qualquer forma. Talvez você esteja tirando uma foto rápida de alguma coisa e você não ligue para os detalhes. Contudo, mantenha em mente que o zoom digital é a mesma coisa de recortar, assim, tente evitar o zoom sempre que possível. Você sempre poderá recortar a imagem mais tarde, cujo é a mesma coisa de fazer um zoom digital. Em resumo, o zoom digital deixará sua foto com baixa qualidade.

Não Dê Zoom — O Zoom Digital é terrível

Não Use o Flash — Use a Iluminação Ambiente

Isto se aplica também as antigas câmeras. O Flash normalmente não ajuda muito, especialmente se você não sabe o que está fazendo. A luz intensa do flash de uma câmera pode iluminar uma área e capturar uma imagem de algo escuro, mas isso não é necessariamente algo bom. Certo, isso pode ser bom se precisar capturar imagens detalhadas de uma cena de crime à noite à la CSI, mas provavelmente você não se interesse muito em documentar todos os detalhes de forma precisa. Você provavelmente está tentando capturar uma foto que se parece mais com o que você está vendo no momento. Exemplo: Ao tirar uma foto de uma vela à noite, sem flash, você irá ver a vela incandescente e um pouco mais da nuance do ambiente — usando flash, você terá como resultado final uma foto de uma vela com o resto da sala iluminada por um flash intenso. Haverá, no segundo caso, uma perda da poesia e da plasticidade da cena. Em alguns casos, o flash poderá fazer com que a imagem fique estourada.

Em vez de usar o flash da sua câmera, ilumine a coisa que estiver fotografando usando apenas a luz normal do ambiente. Você também pode ir até os ajustes do seu aplicativo de câmera e desabilitar o flash, impedindo que o mesmo entre em ação automaticamente. Esta dica por si só — evitar o flash a menos que seja absolutamente necessário — lhe ajudará a tirar fotos com uma aparência muito melhor.

Não Use o Flash — Use a Iluminação Ambiente

Use a Câmera Traseira, Não a Frontal

Selfies estão na moda, assim muitas pessoas estão fazendo uso e tirando fotos com a câmera frontal de seus smartphones — aquela, localizada acima da tela de toque. Tudo bem quando o assunto é tirar algumas selfies casuais e bobas. No entanto, os fabricantes de aparelhos smartphones geralmente incluem câmeras muito superiores e de alta definição na parte traseira do smartphone. O simples ato de tirar uma foto usando a câmera traseira, em vez da frontal, pode lhe oferecer uma foto muito melhor. É bem verdade que tirar uma selfie desta maneira é mais difícil, mas você sempre pode pedir para que alguém por perto a faça para você. Antes das câmeras frontais, isso era muito comum. Em resumo, se quiser uma selfie de alta qualidade, use a câmera traseira.

Falando nisso, podemos estender esta dica também aos tablets atuais — eles geralmente incluem câmeras inferiores, quando comparados aos smartphones.

Use a Câmera Traseira, Não a Frontal

Experimente Aplicativos de Câmera Alternativos que Possuam Controles Manuais

As versões mais recentes do Android, da Google, e do iOS, da Apple, incluem uma API (Interface de Programação de Aplicativos) de câmera. Aplicativos de câmera de terceiros podem se conectar a essa API para conseguir controles mais avançados sobre a câmera do smartphone, oferecendo controles avançados sobre o hardware da câmera que não são oferecidos no aplicativo padrão da mesma.

Só mudar os aplicativos provavelmente não irá lhe proporcionar uma foto melhor. Contudo, se você realmente souber o que está fazendo — ou se quiser começar a aprender — você pode querer se familiarizar com esses aplicativos. Eles oferecem mais controles, e este controle pode proporcionar fotos melhores, se você reservar um tempo para experimentar e ajustar as várias opções. Exemplos de tais aplicativos incluem o famoso Manual app, para iPhone, e o Camera FV-5, para o Android. Ambos são aplicativos pagos que possuem o controle manual (similar ao DSLR) dos parâmetros da câmera do seu smartphone; embora os fotógrafos mais profissionais prefiram apenas usar uma câmera DSLR apropriada, em vez disso.

Experimente Aplicativos de Câmera Alternativos que Possuam Controles Manuais

Não deixe de conferir nossa lista dos melhores aplicativos de câmera para o Android >>


Assegure-se também de manter a lente da câmera do seu smartphone sempre limpa. Você pode precisar limpá-la, caso esteja suja ou manchada, sempre tomando os devidos cuidados. Tente evitar colocar o seu smartphone no seu bolso junto com chaves, moedas e outros objetos que possam, em potencial, arranhar a lente. Quão resistente é a lente da câmera do seu smartphone, dependerá do tipo de material cuja mesma seja feita. Seguindo essas dicas, você poderá capturar fotos bem melhores, isso em qualquer smartphone!

Créditos de imagem: Robin via Flickr , Cristian Iohan Stefanescu via Flickr , Steve Jurvetson via Flickr , Susanne Nilsson via Flickr , Hajime Nagahata via Flickr.

Fonte: How-to-geek.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.