nocomments

Como Limpar Seu Smartphone ou Tablet Android Corretamente

app espiao

Como Limpar Seu Smartphone ou Tablet Android Corretamente

Já não é nenhuma novidade que nossos smartphones e tablets podem se tornar tão sujos quanto qualquer outro objeto. Nós manuseamos esses dispositivos o dia todo, engordurando-os com comida ou manuseio; os levamos até ao banheiro, expondo-os a uma incrível quantidade de germes — sem contar a inevitável exposição à poeira e a líquidos. É bastante preocupante e assustador quando assistimos vídeos, como este comparativo criado pelo Mashable, ou quando lemos pesquisas cujo nos alertam que celulares podem conter cerca de 25,000 germes por polegada quadrada, e serem, em média, dez vezes mais contaminados por bactérias do que banheiros. Para se ter uma ideia, isso é muito mais sujo e contaminado do que maçanetas de portas, telas de caixas eletrônicos e, como dito anteriormente, banheiros.

Não precisa dizer que, de fato, você precisa limpar o seu dispositivo de tempos em tempos, contudo você precisa fazer isso da forma correta. Lembre-se que estes dispositivos de tecnologia custosos, principalmente no Brasil, podem ser facilmente danificados. E poucos usuários podem se dar ao luxo de terem aqueles dispositivos à prova d’água cujo você pode lavar na pia. Dito isso, aqui vão algumas dicas sobre como limpar e higienizar seus dispositivos tecnológicos de forma correta e segura.

Não Use Produtos Químicos de Limpeza!

Não Use Produtos Químicos de Limpeza!
Apesar dos produtos químicos de limpeza serem bastante eficientes quando o assunto é eliminar germes e limpar, esses mesmos produtos também podem ser bastante nocivos para o seu querido smartphone. Claro, todos nós queremos manter nossos dispositivos tão limpos quanto possível, mas tenha em mente que grande parte dos smartphones não reage muito bem quando expostos a produtos químicos fortes. Esses produtos podem manchar e desbotar os materiais e remover os revestimentos de proteção implementados pelo fabricante do aparelho.

Se realmente precisar limpar o seu aparelho usando algum tipo de líquido, use apenas água limpa e destilada, e em muitíssima pouca quantidade. E antes disso, desligue completamente o seu smartphone, assim você irá reduzir drasticamente as chances do seu celular ser danificado pela água, caso suas mãos, ao tocarem o aparelho, estejam molhadas.

Passe um Pano Macio de Microfibra por Todo o Corpo do Dispositivo

Como Limpar Seu Smartphone ou Tablet Android Corretamente
É comum simplesmente pegarmos qualquer papel toalha e limparmos nossos smartphones de forma superficial. Isso pode funcionar, mas não é a melhor maneira de limpar, por completo, um smartphone e realmente se livrar de todas as sujeiras. Isso se deve ao fato de que grande parte desses guardanapos e toalhas de papel solta fiapos, fibras e outras partículas que os compõem. Esses podem ficar presos entre os botões, buracos e outras partes que futuramente serão difíceis de limpar. Isso sem mencionar que papéis e tecidos comuns podem possuir partes duras e pontiagudas que podem arranhar o seu aparelho!

Você pode comprar um pano de microfibra em qualquer lugar, como em farmácias e lojas de óculos. Você também pode encontrar esses produtos em lojas virtuais, como o Kit Limpa Telas Rodabrill, que custa menos de dez reais e vem com um pano e um produto que, segundo o fabricante, elimina até 99,9% das bactérias na tela de cristal líquido do seu dispositivo. Você também pode adquirir lenços umedecidos específicos para este fim, como o Screen-Clene Sachê, um pacote com 25 lenços umedecidos para limpeza de telas que custa menos de oito reais.

Uma vez que esteja com o pano de microfibra em mãos, delicadamente esfregue a tela e o resto do celular fazendo movimentos em linhas retas até que todos os resíduos visíveis desapareçam. Se estiver tendo problemas para remover uma mancha insistente, borrife um pouquinho de água destilada diretamente no pano e em seguida limpe, focando a mancha, até removê-la por completo. A seguir use uma área seca do tecido em microfibra para secar a região o máximo possível.

Alcance os Pontos de Difícil Acesso Usando Cotonetes

Alcance os Pontos de Difícil Acesso Usando Cotonetes
Limpar a superfície externa do seu smartphone não é difícil, mas aqueles germes e partículas de sujeira insistentes sempre conseguem se prender entre botões e pequenas lacunas. Nesse caso, o mais indicado é que você use cotonetes. A dica aqui é similar à limpeza com pano: só umedeça os cotonetes com água quando realmente necessário. Se precisar de algum líquido, use em pouquíssimas quantidades, ou seja, não mergulhe o cotonete em água e em seguida esfregue-o em seu aparelho. Um cotonete encharcado com água pode danificar a parte elétrica do se dispositivo.

Sopre para Fora a Sujeira Insistente Usando uma Lata de Ar Comprimido

Sopre para Fora a Sujeira Insistente Usando uma Lata de Ar Comprimido
Para retirar a poeira e partículas soltas de frestas de difícil acesso, use uma lata de ar comprimido. Essa é uma das ferramentas de limpeza mais úteis de um escritório. Ela pode soprar a poeira para fora de teclados, gabinetes de computadores, notebooks, mouses e qualquer outro dispositivo de tecnologia, incluindo tablets e smartphones. Se há uma porção de sujeira cujo você não consiga expulsar, uma lata de ar comprimido pode ser a solução. Uma forma de encontrar facilmente esse tipo de produto é adquiri-lo de forma on-line, eles custam em média trinta reais — o Ar Comprimido Soprao é um exemplo.

Usar Álcool; Somente Se For Isopropílico

Usar Álcool; Somente Se For Isopropílico
Além de kits que vêm com produtos especiais para a limpeza dos aparelhos eletrônicos, você pode, no caso de uma sujeira mais insistente, utilizar o álcool isopropílico. Mas note que, este não é aquele álcool comum que temos sempre em casa (álcool etílico) cujo é geralmente usado para fins de limpeza, o álcool isopropílico é um álcool especial para ser aplicado em aparelhos eletrônicos, não danificando, assim, o seu smartphone, pois não possui propriedades abrasivas, como as encontradas no álcool etílico.

Aplicá-lo é fácil, molhe um pano de microfibra com o álcool isopropílico, torça-o bem e em seguida passe-o na tela, de forma suave, até que a sujeira seja removida. O ideal é que você repita esse processo uma vez por semana para, além de limpar, também eliminar os germes do seu tablet ou smartphone. O álcool isopropílico pode ser encontrado em casas de materiais eletrônicos ou em lojas on-line, como o Álcool Isopropílico Implastec, vendido na Submarino, que custa em média sete reais.


Seguindo estas dicas, o seu smartphone ou tablet estará limpo e livre de germes. Não é uma questão apenas de zelo e estética, limpar e esterilizar o seu celular regularmente, como lavar as mãos, é um ato de saúde.

Créditos de imagem: Reprodução/Genuine500, Intel Free Press, Kurt Bauschardt, Implastec, Robert McGoldrick.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.