1comment

Como recuperar arquivos deletados (apagados)?

app espiao

Quem nunca sem querer, por descuido ou mesmo jurando que não precisaria mais daquele arquivo, se viu naquela situação de: – Excluí o arquivo e não está na lixeira, será que tem como recuperar? A resposta felizmente é SIM!

É preciso entender que talvez o arquivo não possa ser recuperado.

– Espera aí!… Mais esse tutorial prometeu desde o início que eu poderia recuperar qualquer arquivo deletado! Que história e essa de “se possível”?

 

– Calma! eu explico. Vamos entender rapidamente porque talvez não seja possível recuperar o arquivo excluído.

Quando você apaga um arquivo, o que realmente acontece neste processo de exclusão? Bem, o arquivo não é destruído do seu HD ou Pendrive, ele simplesmente é marcado como não válido, ou seja, ele será ignorado pelo sistema de leitura da mídia de armazenamento. Até aí tudo bem, isso explica por que talvez exista a possibilidade de recuperação da mídia. Mas você deve estar se perguntando a causa do arquivo não poder ser recuperado. É simples! Mesmo que fisicamente a sua mídia de armazenamento esteja funcionando perfeitamente, o arquivo que foi excluído pode ter sido corrompido, pois aquele espaço antes ocupado pelo seu arquivo excluído talvez tenha sido sobrescrito, ou seja, reutilizado por outro arquivo válido que você tenha salvo no local antes ocupado pelo arquivo excluído anteriormente.

Nesta situação onde o arquivo é “sobrescrito” por outro arquivo, talvez seja possível, dependendo do tamanho e do formato do mesmo, recuperar “parte” desse arquivo utilizando programas e técnicas avançadas que ficariam melhor para profissionais especializados no assunto. O que para o usuário comum, dependendo da importância do arquivo a ser recuperado, sairia caro se contratado um serviço especializado, e complexo se você quiser fazer por si próprio.
Vamos abordar aqui o jeito mais simples de recuperação de dados (recuperáveis), utilizando programas simples, especializados nesta tarefa.

Programas utilizados para recuperar arquivos excluídos:


Recuva– Apagou acidentalmente um arquivo importante? Perdeu alguma coisa importante quando seu computador travou? Não tem problema! Recuva recupera arquivos apagados do seu computador Windows, Lixeira, cartão de câmera digital ou MP3 player. E é grátis!

 

PC Inspector File Recovery -PC Inspector File Recovery 4.x ™ é um programa de recuperação de dados que suporta os sistemas de arquivos FAT 12/16/32 e NTFS. Ele é Freeware(grátis)! Tokiwa data recovery -DataRecovery é freeware(grátis) e feito por TOKIWA ele é excelente para recuperar arquivos apagados acidentalmente, mesmo os da lixeira, claro! com algumas ressalvas como já vimos no começo do tutorial.

Como utilizar o Recuva

-Baixe e instale o programa normalmente. Em seguida abra o programa e teremos a tela a seguir:

-Como indicado na imagem acima escolha o local onde está o arquivo que você deseja recuperar e em seguida clique em Verificar e escolha se quer verificar arquivos ou conteúdo.
No nosso exemplo será escolhido um disco removível (pendrive), mas poderia ser qualquer disco que estivesse no submenu(drop down).

-Agora inicia-se o processo de verificação por arquivos removidos, como visto a seguir:

-Nesta tela temos várias informações porem o que você deve entender é se o arquivo ainda existe e se ele é recuperável(estado excelente se tiver bolinha verde) ou irrecuperável (“arquivo sobrescrito” com bolinha a vermelha).Como visto na imagem abaixo:

-Nesta última fase, após ter as informações sobre os arquivos que queremos salvar, é só selecionar o(s) arquivo(s) (Excelentes e recuperáveis) e em seguida clicar no botão Recuperar… em seguida selecione o local onde aonde deseja salvar como visto na imagem abaixo:

-Pronto o nosso arquivo foi recuperado com sucesso!

Uma Resposta

  1. Mauro Alexandre

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.