nocomments

Senhas: — Não pense em complexidade, pense em comprimento!

app espiao

Sua senha é crackeável ou incrackeável? Faça o teste agora mesmo!

Por m thierry via Flickr

 Criar senhas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando temos várias contas para administrar e memorizar. É tanta conta que acabamos reutilizando a mesma senha para várias contas online, como: Contas bancárias de Redes sociais, E-mails e assim por diante.

Segundo o Especialista em Segurança Online da McAfee, Roberto Siciliano: “74% dos internautas usam a mesma senha em vários sites — Por conta disso, caso um hacker obtenha a sua senha, ele terá acesso a todas as suas contas. Reutilizando senhas para e-mail, contas bancárias e contas de mídias sociais, podem levar ao roubo de identidade e perda financeira.”

E como saber se a sua senha é fraca? A Intel oferece um serviço provisório e educativo online onde você pode testar a força da sua senha e obter dicas de como melhorá-la. A página esta em inglês, mais não é nada complicada de entender.

Tudo que você deve fazer é preencher esses dois campos em branco, com uma senha que você achar ser forte e clicar em [Grade My Password].

Tela onde se preeenche campos em branco com senhas para verificar a sua força provido pelo site da intel.

Nota: (O site promete não reter qualquer informação, mais recomenda que você não use a sua senha real — por conta disso é recomendável que você utilize uma senha parecida com a sua, alterando os caracteres ou nomes.)

— Utilizando uma senha curta e insegura como senha123 obtemos este resultado:

Oh não! Seria necessário cerca de 20 minutos para quebrar a sua senha.

— Agora digitaremos uma senha seguindo os padrões recomendáveis de senhas fortes: Digitaremos S3nH41.2.3:

Oh não! Seria necessário cerca de 2 dias para quebrar a sua senha.

Reparem que a senha parece segura, pois ela utiliza-se de: Números, Letras Maiúsculas e Minúsculas e Caracteres especiais. Porém, poderíamos criar uma senha mais poderosa e mais simples de memorizar, utilizando apenas uma Senha em Forma de Frase, mais longa.

O segredo da força desta senha é justamente o seu tamanho, por exemplo, se digitarmos a senha relacionada à conta do Facebook como: O Facebook é uma rede social muito legal.

Parabéns! Seria necessário cerca de 3.952509871843691e+38 de anos para quebrar a sua senha.
— Alguém saberia ler esse valor?

— Poderíamos criar uma frase como: Adoro ler o gmail da google (Lembre-se de criar uma frase inexistente e difícil de ser relacionada a você).


Parabéns! Seria necessário cerca de 7 trilhões de anos para quebrar a sua senha.
Considerações finais: — Pode parecer loucura, mais uma senha longa é mais segura que uma senha complexa, porém curta. Agora, imagine se utilizarmos uma senha longa acompanhada de caracteres complexos e recomendados! Na hora de criar ou atualizar senhas, talvez não seja permitido: espaços, senhas muitos longas ou senhas sem números e caracteres especiais. Aproveitando a facilidade de memorização de frases, você poderá criar uma senha diferente para cada conta online que possuir e ficar mais seguro. O teste realizado na página da Intel é apenas um teste (nada complexo) e não garante precisão e segurança nos seus resultados — ele serve apenas para se ter uma ideia por alto se sua senha é fraca, e não se ela é forte o suficiente. A intenção principal é educar e não substituir ferramentas de segurança!


E você leitor, quais os cuidados e como protege as suas senhas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.