nocomments

Tutorial: Como Ganhar Espaço no seu HD Localizando e Excluindo Arquivos Duplicados

app espiao

Como localizar e excluir arquivos duplicados

Com o tempo, conforme você manipula seus dados, o seu disco rígido vai sendo ocupado por diversos arquivos e alguma hora você ficará sem espaço para gravar novos arquivos. E uma das principais causas de escassez de espaço de armazenamento no seu HD pode ser causada por arquivos duplicados, ou seja, um mesmo arquivo que é copiado várias vezes localizado em algum lugar obscuro perdido dentro do seu HD.

Para recuperar esses espaços, que estão sendo ocupados desnecessariamente, você terá que encontrá-los e deletá-los — Esta termina sendo uma tarefa complicada e demorada caso você opte por fazê-la manualmente. Porém, você poderá utilizar programas que façam buscas em locais escolhidos dentro do seu computador para localizar esses arquivos automaticamente, lhe dando a opção de excluí-los ou não. Há vários programas no mercado, pagos e gratuitos para este fim, porém utilizaremos o Duplicate Cleaner na versão Free, sendo o suficiente para a realização desta tarefa (se preferir, para utilizar todos os seus recursos, adquira a Versão Pro).

Como utilizar o Duplicate Cleaner Free

Baixe e instale o Duplicate Cleaner.

Na aba Search Criteria (Critérios de busca) no sub-menu Regular Mode marque os tipos de arquivos que deseja encontrar de forma personalizada, como por exemplo: Arquivos com o Mesmo Nome (Same Name File) , Arquivos com Nomes Similares (Similar Files Names), Com a mesma data de criação (Same Created Date) ou Mesma data de modificação (Same Modified date). No nosso exemplo deixaremos como está.

duplicate cleaner

— Ainda em Search Criteria no submenu Search Filters (Filtros de pesquisa) você poderá fazer uma filtragem especifica com as características dos arquivos que deseja excluir, como:

File Filter — Onde você poderá filtrar a busca por tipos de dados, como: Documentos, Fotos, áudio/música, vídeo ou o padrão everything (todos os tipos de arquivos).
File Size — Onde você poderá limitar as buscas pelo tamanho dos arquivos. Desmarque a opção Any Size para escolher o tamanho.
File Dates — Limite o intervalo de tempo dos arquivos duplicados a serem procurados.

duplicate cleaner

Para abranger todos os tipos de dados deixe como está por padrão.

— Em seguida teremos que indicar quais serão as pastas que serão escaneadas para que o programa encontre os arquivos duplicados. Para isto clique na aba Scan Location.

duplicate cleaner
—Agora adicione os locais que queira escanear (fazer uma varredura) por arquivos duplicados. O ideal é que você indique pastas que contenham seus arquivos pessoais como: Desktop, documentos, fotos, músicas e downloads.

duplicate cleaner

— Caso seja necessário você poderá indicar também, apertando com o botão direito sobre a pasta escolhida, locais onde não serão incluídos na lista de escaneamento.

duplicate cleaner
Atenção: Você só deve usar o Duplicate Cleaner, se você compreender o sistema de arquivos do seu computador, e se você souber o que está fazendo!
Lembre-se sempre que os dados devem ser copiados regularmente. Nós não assumimos qualquer responsabilidade por quaisquer dados perdidos ou danificados pelo uso ou mau uso deste software. Recomendamos que você faça um backup dos seus dados importantes antes da utilização deste software.

O Duplicate Cleaner procura por arquivos em seu disco rígido que aparecem duas vezes. Pode haver uma boa razão para isto como, por exemplo: um programa pode necessitar de um arquivo em um determinado lugar para trabalhar. Em caso de dúvida, não exclua o arquivo! Nós recomendamos que você não use o Duplicate Cleaner para remover os arquivos de seus Arquivos de Programas do Windows, ou qualquer outra pasta do sistema.

— Clique em Scan Now para começar a varredura por arquivos duplicados.

duplicate cleaner

— Após o programa concluir o escaneamento, clique em “Close”.

duplicate cleaner

— Clique na aba “Duplicate Files” onde será listado todos os respectivos arquivos duplicados que foram encontrados.

Agora temos uma lista onde veremos os arquivos que são considerados duplicados. Os arquivos com a mesma numeração fazem parte do mesmo grupo, como exemplo: no grupo um temos dois arquivos um deles pode ser excluído mantendo só um. O plano de fundo com cores azul e branco alternados servem para distinguir os grupos de arquivos duplicados. Podemos ter um exemplo mais claro na imagem logo abaixo.

duplicate cleaner

— Clique e marque os arquivos que você deseja excluir. Em caso de dúvida você poderá clicar duas vezes em um arquivo para abrí-lo (e visualizar seu conteúdo) em sua aplicação nativa para uma investigação mais aprofundada. Em caso de dúvida não apague. Se clicar sobre a lista de duplicados com o botão direito do mouse será aberta um menu com muito mais opções.

Atenção: Exclua apenas um arquivo por cada par de arquivos duplicados. Deixe sempre um em cada grupo.

duplicate cleaner

—Para excluir os arquivos marcados, clique no ícone File Removal…

Clique em Delete Files (deletar arquivos) e confirme para que seja concluída a exclusão definitiva dos arquivos marcados. Caso queira que os arquivos sejam encaminhados para a lixeira (podendo em uma eventualidade ser restaurados) marque a opção Delete to Recycle bin (Non-zipped files only).

duplicate cleaner

Créditos da imagem:401(K) 2012 via Flickr

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.