nocomments

Mitos: Apagar o Cache, Realmente Aumenta a Velocidade do seu Computador?

app espiao

Imagem: Mitos: Apagar o Cache, Realmente Aumenta a Velocidade do seu Computador?

Cada vez que você pergunta a alguém, com um nível razoável de conhecimentos técnicos, o que você deveria fazer para acelerar o seu computador, eles começam a falar sobre usar o CCleaner e limpar o cache. Mas o ato de limpar o cache realmente aumenta a velocidade do computador? Claro… que não!

A maioria das pessoas supõe que “todos os arquivos temporários são só lixo criado por aplicativos ruins”, mas isso não é verdade. Os arquivos de cache são criados por aplicativos para armazenar informações usadas em comum, deste modo, elas não têm que ser geradas ou baixadas novamente.

Tudo se Resume a Latência

Se levar 2 segundos para acessar um pequeno arquivo de imagem de um servidor web… tudo bem, de vez em quando. Porém, páginas web mais modernas são compostas de milhares de pequenas imagens, folhas de estilos, e arquivos JavaScript — muitos dos quais não mudam todos os dias. Multiplique aqueles por todos os sites que você visita várias vezes, e você estará falando em uma grande quantidade de tempo desperdiçado, isso sem mencionar a largura de banda.

Se o seu browser não possuir o CSS completo de imediato, ele não poderá começar a processar a página, levando a mais atrasos. É por isso que a segunda vez que você visitar uma página no mesmo site, o layout da página será exibido muito mais rapidamente. Isto porque ele foi previamente armazenado no cache.

O problema pode se tornar ainda pior quando um aplicativo/programa precisar gerar um conjunto de informações — que podem levar certo tempo para regenerar — toda vez que o aplicativo for inicializado novamente. Em vez de fazer toda essa inicialização de novo e de novo, ele faz isto uma única vez e armazena em um arquivo (no cache).

Quando você apaga o cache, o que você está fazendo na verdade é dando início a todo esse trabalho novamente — e diminuindo o desempenho do seu computador neste processo.

Exceções à Regra

Se o seu computador não possuir uma grande quantidade de espaço no HD, e se seus aplicativos criaram uma quantidade absurda de arquivos temporários, você pode ter uma razão real para limpar o cache — ou pelo menos reconfigurar os seus aplicativos para que utilizem menos espaço temporário.

Isto era ainda mais verdadeiro na época onde reinavam os HDs mecânicos mais antigos, onde a latência para um HD encontrar cada arquivo aumentava quando havia milhões de pequenos arquivos para carregar. Nos dias atuais, talvez, você tenha um SSD (drive de estado sólido) dentro do seu computador, e neste caso se você estiver preocupado sobre desempenho, assim sendo, buscas aleatórias não será um problema.

— Corrupção do Cache

Há momentos em que o cache de um aplicativo torna-se corrompido, e isso acaba pedindo que você limpe o cache, para que as coisas funcionem corretamente de novo… Ou talvez o cache esteja desatualizado e possua arquivos antigos — isto é muito comum em browsers. Este problema normalmente se manifesta mais como um problema do que como um retardatário para sua máquina, deste modo, enquanto você pode concertar problemas desta forma, essa não é uma boa escolha para o desempenho.

— Função Autocompletar Mal Escrita

Outra razão que fazem as pessoas excluírem o cache é o efeito causado por um algoritmo autocompletar mal escrito. Por exemplo, digamos que a caixa de buscas do seu aplicativo tenta dar a você (em tempo real) um menu em cascata de itens procurados recentemente… e o algoritmo seja lento e retardante. Você teria um melhor desempenho se procurasse desabilitar o histórico ou excluísse o cache, o que leva as pessoas a acreditarem que o cache é uma coisa ruim, quando na verdade, aquele cache é uma coisa boa… Aplicativos mal escritos é que são ruins.
 Função Autocompletar Mal Escrita pode retardar o seu pc

O Real Motivo que Pode Levá-lo a Apagar o Cache

Apagar o cache pode vir a calhar se o motivo disto for à privacidade. Mas tenha em mente que excluir o cache só irá indisponibilizar os arquivos excluídos — ao menos que você sobrescreva no espaço livre, você não estará realmente deletando nada permanentemente. Se alguma pessoa mal intencionada utilizar certos utilitários de recuperação, os seus arquivos apagados tem uma grande chance de serem recuperados.

Faça o Seu Próprio Teste

Se você ainda não acredita, faça você mesmo o teste. Configure o seu navegador para abrir um conjunto de suas páginas favoritas de uma única vez (ao mesmo tempo), anote o tempo que leva para que elas se abram completamente. Em seguida limpe o cache e abra as mesmas páginas novamente.

Conclusão

Se quiser excluir o cache, não haverá nenhum dano. Os seus aplicativos/programas irão reconstruir, com muito esforço, os seus caches rapidamente; e tudo irá funcionar mais rápido do que nunca, após algum tempo. Mas agora você entenderá que limpar o cache (usualmente) não melhorará o desempenho do seu PC.

Fonte: How-to Geek

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.