nocomments

Quanto dura um HD (Disco Rígido)? Estudo feito com 25000 HDs pode nos revelar

app espiao


Poucas coisas na computação são tão vitais quanto o HD (Disco Rígido). Se a memória da sua máquina falha ou o processador se danifica, nesta situação, a substituição deles é a maneira mais fácil de resolver esses problemas; mas quando o seu HD falha, infelizmente, os seus arquivos preciosos vão junto com ele.

O que nos leva a questão: Qual é o tempo de vida útil de um HD?

Felizmente temos algo próximo de uma resposta graças a BackBlaze — um serviço de armazenamento de dados nas nuvens. A BackBlaze utiliza mais de 25 mil HDs semelhantes aos de uso doméstico para fazer o backup de seus dados, e recentemente eles liberaram um relatório completo do tempo de vida útil desses HDs ao longo de um período de quatro anos. Vamos então utilizá-lo como parâmetro para chegarmos mais próximo de uma conclusão.

A vida vem em ondas

Vamos primeiramente a grande revelação: Somente 26 por cento dos HDs da BackBlaze falharam durante o período de quatro anos de testes. Nada mau para um componente frequentemente responsabilizado pela maioria das catástrofes que podem ocorrer ao PC.

O mais interessante é “quando” e “como” estas falhas aconteceram.

Falhas ocorridas nos Discos Rígidos da BackBlaze por quatro anos.

O gráfico acima demonstra as falhas dos HDs seguindo a “Curva da Banheira*” demonstrada pelos engenheiros. Aproximadamente 5 por cento dos HDs da BackBlaze falharam dentro do primeiro ano e meio, provavelmente causadas por defeitos no processo de fabricação. Depois disso, as falhas se acalmam do ano 1.5 ao ano 3, neste período as falhas ocorrem por motivos aleatórios. A partir e depois do ano 3 os HDs desgastados começam a morrer em massa, como consequência a taxa de falhas salta para uma percentagem anual de dois dígitos.
*A curva da banheira é o nome dado a um gráfico utilizado em análise de equipamentos e seu histórico de manutenção.

A BackBlaze não possui dados para além dos quatro anos, mas as expectativas da empresa é que as mortes dos HDs mantenham-se em uma constância em cerca de 12 por cento de taxa de falhas, como visto previamente do ano 3 ao 4.

Taxa anual de falha de Hds da BackBlaze.

Taxas de falhas de dois dígitos parecem assustadoras, mas coloque dentro da perspectiva: Somente 1 a cada 20 HDs falharam devido a defeitos de fabricação dentro dos primeiros anos, mais de 90 por cento dos HDs da BackBlaze estavam ainda girando firmemente após três anos, e cerca de 80 por cento dos HDs sobreviveram por quatro anos em uma fazenda de servidores.

Isso não é nada mau, e os dados ajudam a esclarecer o porquê das garantias em nível de consumidor doméstico de HDs tendem a ter entre um a três anos de duração. Isto serve de alerta e de reforço do porque você deveria realmente estar fazendo cópias de segurança regulares de seus arquivos mais importantes em outra mídia, especialmente se tratando de discos rígidos novinhos em folha ou de três ou mais anos de idade.

Fonte: BlackBlaze Blog, PcWorld.

Créditos da imagem:capa por Moehre1992 via Flickr,BlackBlaze Blog

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.