Segredos Geek

Porque Unidades Removíveis Ainda Usam FAT32 Em Vez de NTFS?

Aplicativo espião para Android

Porque Unidades Removíveis Ainda Usam FAT32 Em Vez de NTFS?

Em meados de 2001 o Windows XP da Microsoft começou a usar como padrão o sistema de arquivos NTFS em suas unidades internas. Isto já faz mais de 12 anos, então, porque pendrives, cartões de memória SD, e outras unidades removíveis ainda estão usando o sistema de arquivos FAT32?

Este não é um erro que os fabricantes estão cometendo. E ainda que você tenha a opção de formatar estes drives com um sistema de arquivos diferente, como o NTFS, você provavelmente preferirá deixá-los formatados com o FAT32.

Os Problemas Com o FAT32 (ou Porque a Microsoft Criou o NTFS)

A Microsoft criou o NTFS para melhorar o FAT32 de diferentes maneiras. Para entender o porquê de o Windows usar o NTFS, nós teremos que olhar para os problemas com o FAT32 e como o NTFS os consertou:

Como podemos ver, há muitas boas razões para o Windows usar o NTFS em partições do sistema. O NTFS é mais seguro, robusto, e suporta tanto arquivos como unidades de tamanho maiores.

Mas Isto Não Chega a Ser Um Problema em Unidades Removíveis

Claro que, nenhuma das razões citadas acima são problemas em pendrives e cartões SD. Veja por que:

Não há realmente nenhuma razão para usar o NTFS em Pendrives USB e Cartões SD — a menos que você realmente precise de suporte para arquivos acima de 4GB. Neste caso, você iria ter que converter ou formatar a unidade com o sistema de arquivos NTFS.

Claro, atualmente você pode comprar discos rígidos com 3TB ou mais de espaço de armazenamento. Estes provavelmente virão formatados como NTFS, para que possam utilizar todo o espaço de armazenamento em uma única partição.

Compatibilidade

A compatibilidade é provavelmente a principal razão pela qual você vai querer utilizar o sistema de arquivos FAT32 nos seus pendrives ou cartões SD. Enquanto versões mais modernas do Windows a partir do Windows XP suportam NTFS, outros dispositivos que você usa podem não ser tão compatíveis assim.

Este é o motivo principal de você preferir usar o FAT32 em suas unidades removíveis, desta forma você poderá usá-las com praticamente qualquer aparelho. Não há muita coisa a ganhar ao utilizar o NTFS em um Pendrive USB, além do suporte para arquivos maiores do que 4GB.

Embora o Windows também ofereça um sistema de arquivos chamado exFAT, este sistema de arquivos é diferente e não é amplamente suportado como o FAT32.

E por último, o que você provavelmente vai querer fazer é deixar a unidade formatada com o sistema de arquivos que veio nela. Aquele cartão SD ou pendrive USB provavelmente virá formatado com o FAT32 — ok! está certo, este é o melhor sistema de arquivos para ele. Se você escolher uma unidade externa de 3 TB e a mesma vier formatada com NTFS, isto está certo também!

Créditos de imagem: Todd Binger, Terry Johnston via Flickr.
Fonte: How-to-geek.



Sair da versão mobile