nocomments

Como Resolver Problemas Com Seu Roteador Sem Fio (Wi-Fi)

app espiao

Como Resolver Problemas Com Seu Roteador Sem Fio (Wi-Fi).

Você está tendo algum problema com sua conexão à internet ou Wi-Fi? Seja qual for o problema — uma conexão deficiente, falhas no Wi-Fi, ou até mesmo nenhum acesso à Internet — estas dicas para localizar e solucionar problemas com o seu roteador devem ajudar.

Algumas dessas dicas também se aplicam ao seu modem, embora muitos provedores de serviços de Internet já estejam oferecendo uma combinação de roteador & modem integrados estes dias. O seu roteador sem fio e o modem, na verdade, podem ser o mesmo dispositivo.

Reinicie o Roteador

Você já tentou reiniciá-lo? Sim, mais uma vez, o ato de reiniciar é a solução para muitos problemas de rede. Em casos como: websites que estejam com o carregamento falhando, tudo que esteja relacionado à rede pareça lento, conexões caindo, ou seu sinal sem fio esteja fraco; nesses casos, tente antes de tudo simplesmente reiniciar o seu roteador.

Isso não deveria ser necessário, mas a maioria dos roteadores parece precisar de uma reinicialização ocasional para manter-se funcionando bem. O ato de reiniciar é muito simples em grande parte dos roteadores — desconecte o cabo de energia do seu roteador, espere alguns segundos e em seguida conecte-o de volta. Se possuir um modem separado, você também pode tentar desconectar o cabo de energia do seu modem e reconectá-lo após alguns segundos. Alguns dispositivos podem ter uma chave de força, porém o método de desconexão e reconexão da energia funcionam em todos os roteadores.

Se você tem que reiniciar o seu roteador com muita frequência, o firmware do fabricante pode simplesmente estar instável e com falhas. Neste caso, tente instalar um firmware alternativo como o DD-WRT.

Botão liga/desliga do roteador.

Verifique se Está Ocorrendo Superaquecimento

Como qualquer outro dispositivo eletrônico, os roteadores também podem sofrer superaquecimento. Este superaquecimento pode danificar o roteador ao longo do tempo ou simplesmente torná-lo instável. Cheque a temperatura do seu roteador para ver quão quente ele está. Se ele parece muito quente, certifique-se de que o mesmo esteja recebendo circulação de ar suficiente. Se os orifícios de ventilação estiverem bloqueados ou você deixar o seu roteador em um local quente — como no topo de uma torre de um computador, onde a temperatura é mais elevada — o superaquecimento poderá ser a causa da instabilidade. Também é bem provável que superaquecimentos anteriores possam ter causado danos ao roteador.

Verifique se Todos os Cabos Estão Bem Conectados

Isto pode parecer loucura, mas às vezes nós nos esquecemos de conferir a solução mais óbvia antes de passarmos para as mais complicadas. Alguém pode ter acidentalmente esbarrado ou tropeçado em um cabo, fazendo com que ele se desconectasse ou se partisse. Você deve checar todos os cabos envolvidos e garantir que eles estejam conectados de forma segura.

Assegure-se de checar os cabos de força do seu roteador e modem, o cabo que liga o seu roteador ao modem, o cabo entre o seu modem e o plugue da parede e cada cabo Ethernet conectado na parte de trás do roteador. Cheque cada ponta do cabo e assegure-se que ele esteja bem conectado — ele pode parecer conectado, mas pode estar um pouco frouxo.

Conectores de roteador wi-fi.

Reposicione o Roteador

Se estiver tendo problemas com o seu sinal Wi-Fi, você pode tentar reposicionar o roteador. Assegure-se que nada esteja bloqueando o sinal sem fio, principalmente grandes objetos de metal ou dispositivos que possam interferir, como micro-ondas e alguns tipos de telefones sem fio.

Você também deve garantir que a antena do roteador esteja posicionada verticalmente e não horizontalmente — uma antena vertical lhe fornecerá uma área de cobertura maior.

Antena do roteador para cima.

Mude o Canal do Wireless

Se estiver em um local que possui uma grande quantidade de roteadores sem fio nas proximidades, como um apartamento, as chances são grandes de seu roteador estar sujeito a interferências vindas de outros roteadores sem fio enviando sinais na mesma frequência do seu. Determinar o canal Wireless mais apropriado para a sua área e ajustar o seu roteador para operar nesse canal em vez de um mais congestionado pode reduzir esta interferência, melhorando o seu sinal sem fio (Wireless).

Se você possui um aparelho Android, o aplicativo Wi-Fi Analizer pode ajudá-lo a analisar a sua área e encontrar o melhor canal. Depois disso você pode alterar o canal Wireless nas configurações do seu roteador.

Resete o Seu Roteador Para os Ajustes Padrão de Fábrica

Você pode tentar resetar o seu roteador para os seus ajustes padrão de fábrica, se parecer haver um problema sério com sua configuração. Isso não deve ser necessário na maioria dos casos, mas essa é uma boa opção se você já estiver esgotado todas suas tentativas. É possível que você tenha alterado certos ajustes no seu roteador que você não deveria e possa ser mais fácil reverter para um estado limpo do que sair alterando as opções de volta, uma por uma.

Tenha em mente que você terá que reconfigurar o seu roteador depois disso, incluindo configurar novamente o nome da sua rede sem fio e senhas. Provavelmente você terá que pressionar e segurar por alguns segundos o botão “Reset”, localizado dentro de um pequeno buraco atrás do roteador, usando um palitinho ou algo (fino o suficiente) semelhante para resetar (redefinir) seus ajustes, mas os detalhes exatos irão variar de roteador para roteador. Este é o mesmo processo que você tem que fazer para resetar/redefinir a senha de acesso do seu roteador.

Botão Reset do roteador sem fio.

Outros Possíveis Problemas

Como qualquer processo de detectar e resolver problemas, há praticamente uma quantidade sem fim de coisas que poderiam dar errado: — O seu roteador ou modem pode estar quebrado; Os cabos Ethernet que você usa podem estar danificados e precisar de substituição; Se apenas um dispositivo que você possui está tendo problemas com sua conexão de rede, ele pode ter um problema de software e você pode precisar ter que resolver os problemas do dispositivo específico — ou talvez apenas reiniciá-lo, se você estiver com sorte.

Leia também: Como encontrar e resolver problemas de conexão à Internet.


Se o seu roteador parece instável não importa o que você faça, ou precise de reinicializações frequentes, considere substituí-lo por outro. Roteadores novos são razoavelmente baratos e lidar com um roteador instável pode ser uma grande dor de cabeça.

Fonte: How-to-geek
Créditos de imagem: Brenderous, Sean MacEntee, Willian Hook, Danny Choo via FLICKR

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.