15comments

Os 11 Melhores Aplicativos Antivírus Gratuitos para o Android

app espiao

Os 4 Melhores Aplicativos Antivírus Gratuitos para o Android.


Segurança no Android é um tópico repleto de controvérsias — estamos falando aqui sobre a possibilidade de o seu smartphone Android ser atacado por vírus. A maioria das pessoas compreende que o Android não é tão mais vulnerável a “malwares” (programas maliciosos) do que qualquer outro dispositivo conectado à internet. Mesmo assim, existem muitas pessoas que ainda acreditam precisar essencialmente de um bom antivírus em seus smartphones tanto quanto elas precisam em seus computadores PC. Isso necessariamente não é verdade — apesar de existirem vírus para o Android, qualquer outra plataforma conectada à internet como o Windows, Mac, Iphone e Blackberry estão sujeito aos mesmos.

Apesar do que você possa ter ouvido, o Android é uma das plataformas menos suscetíveis a malwares que existem. Estima-se que menos de 0.001% das instalações de aplicativos estão hábeis a evadir das medidas de segurança implementadas pela Google — que está trabalhando intensamente sobre o assunto e tem empregado ferramentas de segurança com múltiplas camadas de proteção ao seu sistema móvel. A veracidade dessas afirmativas é baseada em uma apresentação que o chefe de segurança do Android Adrian Ludwig fez no final de 2013.

Múltiplas camadas de proteção do Android.

A preocupação desnecessária faz com que muitos usuários Android caiam em armadilhas — como aplicativos milagrosos de segurança que, na verdade, não fazem nada. Esses aplicativos de segurança fraudulentos têm como objetivo principal arrecadar dinheiro e são desmascarados vez ou outra por especialistas e instituições de segurança. Além do mais, os aplicativos que realmente protegem são em maioria gratuitos.

Pensando nisso, indicamos aqui os 11 melhores antivírus gratuitos que realmente funcionam. Mesmo não sendo um item totalmente indispensável, estes aplicativos fazem o que prometem, não lhe custará nenhum dinheiro e lhe dará uma camada extra de segurança — ideais para aquelas pessoas que se sentem mais protegidas e que não dominam ainda o conceito de precaução durante a navegação na web.

CM Security Antivírus AppLock

Aplicativo CM Security.

Com mais de 11 milhões de comentários, o aplicativo CM Security possui uma avaliação na Loja Google Play próxima a 5 estrelas, a nota máxima. No AV-TEST realizado no começo deste ano, o CM Security marcou uma taxa de 100% de detecção de vírus. O aplicativo é rápido, leve e o mais importante, seguro. O CM utiliza motores locais e baseados nas nuvens. Esse aplicativo de segurança possui todas as qualidades preferíveis, como boas avaliações, milhões de usuários, resultados comprovados e gratuidade.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 6.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, CM Security >>

360 Security – Antivirus Boost

Aplicativo Android 360 Security.

O aplicativo 360 Security possui uma taxa de classificação de 4.6 estrelas e cerca de 6 milhões de avaliações. Este é outro aplicativo de segurança que é leve, bem projetado, simples de usar, livre de anúncios e gratuito. A Interface de Usuário pode ser a melhor, quando comparada com qualquer outro aplicativo antivírus. Ele faz uma busca por malwares mais recentes, vulnerabilidades no sistema, lixo eletrônico e riscos de privacidade. Atualmente, cerca de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo confiam no 360 Security para fazer a proteção de seus aparelhos Android.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 6.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, 360 Security >>

Avast! Mobile Security & Antivírus

Avast! Mobile Security & Antivírus.

Se você usa computadores PC, as chances são grandes de você já ter ouvido falar do antivírus Avast. Com cerca de 3 milhões de avaliações e 4.5 estrelas, podemos concluir que as pessoas também gostam da versão Android. O Avast possui escaneador e removedor de vírus, agendamento de varreduras, e você pode até mesmo usar um firewall (para aparelhos rooteados). O aplicativo também irá protegê-lo contra ataques baseados na rede Wi-Fi e ajudará a encontrar o seu telefone perdido, com o recurso de localização de telefone pela internet. Se quiser tratar o seu aparelho Android como você faz com o seu computador PC, esse é o melhor aplicativo para isso. Igual a sua versão PC, esse aplicativo é completamente gratuito, mas também pode ser atualizado por uma taxa.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 5.5/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Avast! Mobile Security & Antivírus >>

Grátis Antivirus & Segurança

Aplicativo Lookout Antivirus & Segurança.

O Lookout é um dos aplicativos de segurança mais antigos disponíveis para o Android. Ele possui cerca de 800 mil avaliações e 4.5 estrelas. Esse aplicativo oferece proteção “over-the-air” contínua para malware, adware e spyware. Muitos usuários Android têm contado com estes escaneamentos durante anos. Esta é uma coisa importante a se procurar, um aplicativo que adquire a lealdade do usuário. Como muitos dos aplicativos nesta lista, o Lookout também pode proteger o seu smartphone de ameaças físicas, como roubo. O download do aplicativo é completamente gratuito, mas pode ser atualizado com uma compra dentro do aplicativo.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 0.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 0.0/6.0 (sem avaliação)

Baixe agora o aplicativo antivírus, Lookout Antivirus & Segurança >>

Malwarebytes Anti-Malware

Melhor antivírus Android, Malwarebytes Anti-Malware.
Se não estiver tão preocupado com recursos como bloquear aplicativos ou antirroubo, o aplicativo Malwarebytes Anti-Malware pode oferecer um grande conjunto de ferramentas para mantê-lo protegido dos programas maliciosos e outros aplicativos infectados. Ao fazer uma varredura usando esse aplicativo, você será alertado sobre as ameaças existentes em seu dispositivo, como malwares, programas espiões, cavalos de Tróia e vários outros códigos maliciosos, assim você poderá tomar uma ação de acordo com a ameaça. Esse aplicativo foca mais em remover e prevenir ameaças e caso precise de algo simples e gratuito, essa é uma boa opção, embora não tenha se saído bem no AV-test.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 2.5/6.0, Pontuação de usabilidade: 5.5/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Malwarebytes Anti-Malware >>

Antivírus – Limpador de Virus (AVG)

Melhor antivírus Android, Antivírus - Limpador de Virus (AVG).
A AVG é bastante conhecida pelo seu programa antivírus gratuito para PC, e o aplicativo para Android da companhia mantém a facilidade de uso e ainda agrega funções específicas para o mundo móvel, como bons recursos de antirroubo e proteção de privacidade. Ele possui duas versões, Free e Pro. A versão gratuita vem com um conjunto de funcionalidades mais básico, enquanto a versão paga vem com todos os recursos estendidos. AVG é um nome bastante respeitado no mundo dos aplicativos antivírus, que traz os mais diversos e sólidos recursos, mesmo em sua versão gratuita.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 5.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 5.5/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Antivírus – Limpador de Virus >>

Norton Security & Antivirus

Melhor antivírus Android, Norton Security & Antivirus.
O Norton, pertencente a gigante do mercado de antivírus Symantec, é outra linha de antivírus para computadores PC que também atua no mercado mobile. Estão disponíveis duas versões, uma gratuita e uma opção paga em que você paga um valor por uma subscrição anual. Ele possui uma nota impressionante na av-test e também oferece recursos impressionantes, por exemplo, ele faz uma verificação automática antes do download que identifica aplicativos perigosos e gera um resumo de aplicativos com riscos, o que mantém você no controle, além, claro, de detectar e remover malware e vírus. Ele ainda avisa sobre websites que ofereçam algum risco a você e também é capaz de localizar dispositivos roubados ou perdidos em um mapa. A versão gratuita, apesar de não ser completa, não é nada mal, mas, caso opte pela versão paga, você só terá vantagem se obter o pacote multi-plataforma do Norton Security, que cobre cinco dispositivos (PC, smartphone e tablet) e custa R$83,00.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 6.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Norton Security & Antivirus >>

Kaspersky Internet Security

Melhor antivírus Android, Kaspersky Internet Security.
A Kaspersky Lab agora traz seu incrível motor de detecção de malware, bastante popular na plataforma PC, para dispositivos Android, kaspersky Internet Security, cuja versão Premium custa R$20,00. Esse é outro aplicativo incrível que possui notas máximas no av-test. A versão gratuita é básica, mas oferece o antivírus essencial junto com os recursos de segurança, como o antirroubo. A interface de usuário ainda é um pouco limitada e ele não oferece muitos recursos de proteção de privacidade vistos nos seus concorrentes, por exemplo. Ambas as versões, gratuita e paga, são muito boas e detectam bastantes ameaças digitais.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 6.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Kaspersky Internet Security >>

Bitdefender Antivirus Free

Melhor antivírus Android, Bitdefender Antivirus Free.
Mesmo sabendo que a Bitdefender possui outro aplicativo mais completo em recursos (Mobile Security & Antivirus), preferimos indicar esse. As vantagens que o Bitdefender Antivirus Free oferece concentram-se na simplicidade de uso. Por exemplo, você o instala, faz uma varredura em busca de malwares, remove essas ameaças e deixe-o lá, fazendo o trabalho dele em segundo plano, até que, com o passar do tempo, ele alerte sobre uma nova ameaça, e pronto. Além de ser totalmente gratuito e proteger de ameaças, com suas funcionalidades anti-malware e anti-phishing, ele é muito leve, o que é ideal para dispositivos mais antigos e isso também significa que você terá uma lista de permissões menor.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 6.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Bitdefender Antivirus Free >>

Security & Antivirus –FREE

Melhor antivírus Android, Security & Antivirus –FREE.
Em se tratando de grandes nomes no mercado de segurança digital, a McAfee (Intel Security) é outra que oferece uma ferramenta recheada de funções extras de segurança. O Security & Antivirus oferece vários recursos gratuitos de proteção e aprimoramento de desempenho, como antivírus, antirroubo, localização de dispositivo, proteção de privacidade e otimizador de bateria e de segurança. Com tudo isso, a desvantagem é que ele drena um pouco a bateria, mas nada exagerado. Esse é mais indicado para aqueles que buscam um pacote amplo de recursos de segurança e não abrem mão de um antivírus de renome.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 5.5/6.0, Pontuação de usabilidade: 5.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus, Security & Antivirus –FREE >>

Antivírus Acelerador & Limpeza

Antivírus Acelerador & Limpeza

O Antivírus Acelerador & Limpeza da desenvolvedora PSafe Tecnologia foi bastante indicado por nossos leitores. O mesmo possui mais de 25 milhões de usuários e é o aplicativo brasileiro n° 1 na loja Google Play. Conta ainda com uma classificação de 4.5 estrelas e mais de 1,5 milhões de avaliações. Além de ser antivírus, o aplicativo vem com um pacote recheado de recursos de segurança, como Antifurto (que permite que você localize e bloqueie o seu aparelho em caso de perda ou roubo), Limpeza (que dá uma força na hora de excluir arquivos inúteis para liberar espaço de armazenamento), Cofre (que permite que o usuário trave o seu aparelho, ao bloquear o acesso a mensagens, fotos e aplicativos com uso de senha) e muitos outros recursos. O mesmo possui uma ótima reputação entre seus usuários e é inteiramente gratuito.

AV-TEST: Pontuação de proteção: 4.0/6.0, Pontuação de usabilidade: 6.0/6.0

Baixe agora o aplicativo antivírus Antivírus Acelerador & Limpeza >>

O Seu Bom Senso Ainda é o Melhor Antivírus

Claro, a melhor maneira de evitar malwares, e isso serve para qualquer plataforma, é ser esperto e cauteloso. Se estiver instalando APKs crackeados originados de sites aleatórios, é evidente que você estará correndo um risco muito maior. Mas se você seguir estas dicas simples a seguir, você e todos os seus dispositivos Android estarão seguros:

  1. Leia as opiniões antes de baixar um aplicativo na Google Play.
  2. Baixe APKs a partir de fontes confiáveis ou oficiais.
  3. Leia as permissões requeridas pelo aplicativo.
  4. Pergunte sobre o aplicativo em Fóruns Android.

Como explicamos, em resumo, esses aplicativos não são realmente necessários se você tiver bom senso na utilização do seu dispositivo. Com uma grande variedade de aplicativos de segurança falsos na Google Play, achamos que seria uma boa ideia indicar alguns dos melhores aplicativos de segurança, que realmente protegem o seu aparelho. Um excelente recurso para encontrar aplicativos de segurança que realmente funcionam é a seção Android no website av-test.org. Existem vários outros aplicativos de segurança que realmente funcionam na Google Play Store, mas lembre-se, sempre mantenha cautela.

Fonte: Adrian Ludwig Google, Phandroid, Quartz, AV-TEST.

Créditos de imagem: Google Adrian Ludwig, Google Play, John Biehler via Flickr.

15 Comentários

  1. Sandro Antunes
  2. Ana Hanitzsch
  3. Alexandre Rossi
  4. Olavo Burnet
  5. Jussara Freire
  6. Maria Fernanda
    • Adriano Farias Dos Santos
  7. Michel Suarez
  8. Patricia Vieira
  9. Guilherme Machado
  10. Renata Bastos Silveira Santos
    • Rafael Azevedo
  11. Daniel Smith
  12. Álvaro Araújo
  13. Miguel Macedo

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.