nocomments

O Que o Modo Avião Faz, Ele é Mesmo Necessário, Economiza Bateria?

app espiao

O Que o Modo Avião Faz, Ele é Mesmo Necessário, Economiza Bateria?

 O modo avião desativa a rede celular, o Wi-Fi, o Bluetooth e o NFC de um aparelho celular — ou seja, todas as funções de transmissão sem fio. Porém, muitas companhias aéreas já oferecem o sinal Wi-Fi durante o voo e o acesso às funções de celular podem estar disponíveis em breve na maioria dos aviões comerciais (como já acontece desde 2010 em alguns aviões da TAM) — então, o que acontecerá com o modo avião?

Mesmo se você nunca viajar de avião, o modo avião oferece uma forma prática e rápida para desativar as funções de rádio do seu dispositivo que drenam a carga de sua bateria. Em certas situações ele pode estender a vida útil da bateria de seu aparelho, contanto que você não precise de nenhum desses sinais de rádio sem fio para comunicar-se durante esse período.

O que o Modo Avião Faz?

Seja qual for o dispositivo que você esteja usando — um smartphone Android, iPad, iPhone, Windows Phone, tablet ou seja lá o que for — o modo avião irá desativar as mesmas funções de hardware em cada aparelho. Isto inclui:

  • Celular: O seu dispositivo irá parar de se comunicar com as torres de celulares. Você não será capaz de enviar ou receber qualquer coisa que dependa de dados celulares — de ligações de voz e mensagens SMS a dados móveis.
  • Wi-Fi: O seu aparelho irá parar de procurar por redes Wi-Fi próximas e tentar se conectar às mesmas. Se você já estiver conectado a uma rede Wi-Fi, você será desconectado.
  • Bluetooth: O modo avião também desativa o Bluetooth, uma tecnologia de transmissão e recebimento de dados locais sem fio que muitas pessoas associam a fones de ouvido sem fio. Mas o Bluetooth pode ser usado para várias outras coisas, incluindo teclados e mouses.
  • GPS: O modo avião também desabilita as funções de recebimento de GPS, mas apenas em alguns aparelhos. Isto é um pouco confuso e inconsistente. Em teoria, o GPS é diferente de todas às tecnologias faladas aqui — um dispositivo com GPS ligado está apenas escutando os sinais GPS que o mesmo recebe e não transmitindo sinais. No entanto, algumas regulações não permitem o uso das funções de recebimento de GPS por alguma razão.

Quando o modo avião está ativado, você normalmente irá ver um ícone de avião na barra de notificação do seu aparelho — isto irá aparecer na barra superior de dispositivos Android, Windows Phone, iPhone e iPad. Você ainda pode usar aparelhos eletrônicos no avião — mesmo durante pousos e decolagens — desde que o modo avião esteja ativado. Você não terá que desligá-los.

Modo avião do Windows Phone 8.

Por Que o Modo Avião é Necessário?

Regulamentos em muitos países proíbem o uso de dispositivos que transmitem sinais em aeronaves comerciais. Um celular comum ou um tablet com função de celular está continuamente se comunicando com várias torres e tentando manter uma conexão o tempo todo. Se as torres estiverem longe, o celular ou tablet tem que amplificar o seu sinal, permitindo então que ele comunique-se com as torres. Essa espécie de comunicação poderia interferir com os sensores de uma aeronave e, potencialmente, causar problemas com os equipamentos sensíveis de navegação. Essa é uma preocupação que incentivaram o surgimento dessas leis. Na realidade, os equipamentos modernos são robustos. Mesmo se isso causar problemas, o seu avião não cairia simplesmente pelo motivo de algumas pessoas esquecerem-se de ativar o modo avião!

Em uma preocupação mais demonstrável; como você está viajando muito rapidamente, todos os celulares no avião estariam constantemente pulando de torre para torre. Isto interferiria com os sinais de celular cujas pessoas no chão recebem. De qualquer forma você não iria querer que o seu aparelho celular fizesse este grande esforço, o motivo, isto drenaria sua bateria — e de qualquer forma, isso não seria o suficiente para manter um sinal apropriado.

Economia de Bateria

O modo avião pode ajudá-lo mesmo que você esteja no chão. Isso mesmo — é uma excelente maneira de poupar carga do seu aparelho. Os rádios transmissores em um dispositivo usam uma grande quantidade de energia ao comunicar-se com torres celulares, procurar por redes Wi-Fi próximas e tentar se conectar, ficar no aguardo de conexões Bluetooth e, ocasionalmente, ao checar a sua localização via GPS.

Ligue o modo avião e todos os rádios serão desativados. Tenha em mente que isso irá bloquear recebimento de chamadas e mensagens SMS em um aparelho celular, mas isso pode ser uma grande dica de como economizar bateria se você realmente estiver precisando daquele último suspiro de carga. Esta dica pode ser bastante útil em um tablet quando você apenas o estiver usando como um eReader localmente.

O Wi-Fi e o Bluetooth Podem Ser Ativados no Modo Avião

O Wi-Fi pode ser permitido em algumas aeronaves — de fato, muitas companhias aéreas agora oferecem o Wi-Fi durante o voo. Ativando o modo avião sempre desativará o Wi-Fi. No entanto, em muitos aparelhos, você pode ativar o Wi-Fi mesmo após ter ativado o modo avião. Os sinais de celular ainda permanecerão bloqueados, mas o Wi-Fi estará funcionando permitindo assim que você se conecte a rede Wi-Fi durante o voo.
Alguns dispositivos também permitem que você ative o Bluetooth quando o modo avião estiver ativado. Se for permitido ou não, isso dependerá da sua companhia aérea e da agência reguladora responsável.

O Wi-Fi e o Bluetooth Podem Ser Ativados no Modo Avião.

Sinais Celulares em Aeronaves do Brasil

Aqui no Brasil a companhia aérea TAM oferece desde 2010 em algumas aeronaves, com a liberação da Anac, o uso do celular durante o voo. O mecanismo desenvolvido pela OnAir permite que até 12 passageiros utilizem celulares para ligação ao mesmo tempo. E para envio de mensagens de texto (SMS), não há restrições. Como smartphones também funcionam a bordo, os passageiros também podem acessar e-mails e navegar na internet. Veja no vídeo abaixo:

Entenda que você não irá se conectar a torres celulares em terra, mas uma aeronave que permite sinais de rádio celular é equipada com “picocells”. Estas são pequenas estações de base celulares em que os telefones dentro do avião se conectam. O picocell irradia seus sinais para um satélite de comunicação, cujo irradia o sinal de volta para uma estação base em terra onde ele se conecta a rede celular em terra.

Por conta do transmissor no avião estar tão perto dos telefones dentro do avião, os aparelhos podem se comunicar em seu nível de força de transmissão mais baixo. De acordo com o presidente da Comissão Federal de Comunicações Tom Wheeler, os telefones dentro do avião não amplificam seus sinais e não tentam contatar torres celulares no chão, desta forma, isso “elimina o potencial de interferência”.
Já a Gol oferece acesso Wi-Fi a dispositivos móveis através do serviço Gol no Ar. O sistema, porém, não oferece acesso à internet, mas apenas ao material oferecido pela empresa.


Mesmo aqui no Brasil, onde a TAM permite ligações celulares em aviões e mesmo se cada avião na terra fosse equipado com um “picocell”, ainda assim, o modo avião é necessário. Aeronaves que permitem o sinal Wi-Fi fazem isto apenas acima de 3 mil metros, o sistema celular da TAM, segundo a mesma, passa a fornecer sinal sem interferência quando o avião atinge 3 mil metros de altitude. O modo avião ainda é necessário durante pousos e decolagens — ou se apenas você esteja interessado em ganhar um tempo extra de bateria enquanto não estiver precisando se manter conectado.

Créditos de Imagem: Yuichi Kosio via Flickr.
Fonte: G1, How-to Geek, Jornal da Globo.

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.