1comment

8 Ferramentas Escondidas No Windows 7 Que Você Pode Não Conhecer

app espiao

imagem:8 Ferramentas Escondidas No Windows 7 Que Você Pode Não Conhecer

 O Windows 7 já percorreu um brilhante caminho no mercado, tendo tempo o suficiente para se tornar bem conhecido. Claro que o Windows 8 já está aí para substituí-lo, porém, se você não pretende abandonar de vez o Windows 7 e acha que ele ainda tem muito a dar, você irá se surpreender ao saber que existem ferramentas ocultas no sistema muito úteis que você pode ainda não conhecer.

Claro que se você for um usuário mais avançado e fã do sistema a probabilidade de você conhecê-las é muito maior. Porém, se você for um usuário mediano você poderá não conhecê-las e terminar se surpreendendo com as ferramentas nativas do Windows que não requerem nenhum download extra.

Ferramenta de Captura

imagem: Ferramenta de Captura do Windows 7
Existem centenas de ferramentas de captura de tela espalhadas pela web, mas você sabia que existe uma excelente ferramenta que já vem por padrão no Windows 7? Sim, existe e para ter acesso à mesma você terá apenas que digitar a palavra “captura” na barra de pesquisa do Windows, acessível pelo botão “Iniciar”, para encontrar a “Ferramenta de Captura”. Com esta ferramenta você tem a opção de até quatro tipos diferentes de captura de tela, como: A Tela Toda, Só a Janela, Retangular, e o Recorte de Formato Livre — onde você fica livre para capturar do jeito e proporção que bem entender.

Esta ferramenta de captura de tela possui ainda um editor de imagens simples, onde você poderá destacar coisas na imagem e/ou marcá-las com canetas coloridas variadas, e ainda enviar suas capturas de tela para os seus amigos por e-mail. Uma opção bem bacana é que você poderá salvar a sua captura como HTML, JPG, PNG ou GIF de forma muito simples.

Tela: Ferramenta de Captura do Windows 7

Notas Autoadesivas

Outra grande surpresa do Windows são as “Notas Autoadesivas” que também acompanham o sistema. Para ter acesso às mesmas, digite “notas autoadesivas” na barra de pesquisa do Windows.

Imagem: Notas Autoadesivas do Windows 7.
Ela possui funções básicas bem simplificadas onde você pode criar várias notas adesivas em diferentes cores e utilizar qualquer atalho de teclado que você utilizaria no Word, incluindo CTRL+Shift+L para listas, CTRL + 1, 2, 5 para espaçamento entre linhas, e muito mais. Você poderá fechar clicando no x no topo da nota autoadesiva criada para fechá-la, e em + para ir adicionando mais notas. Uma forma bem simples de lembrar-se das coisas.

Lupa (Ampliador)

Esta é uma ferramenta muito útil para aqueles que acham os tamanhos padrões das fontes exibidas na tela desconfortáveis e minúsculas para se ler adequadamente. Uma solução seria “reduzir a resolução da tela” — o que faria tudo ficar com uma aparência ruim — e a outra seria a “Lupa”. Para acessá-la digite “Lupa” na barra de pesquisa do Windows. Ao utilizá-la você poderá escolher entre ampliar a Tela Inteira, utilizar uma lente para áreas específicas, ou utilizar o modo Ancorado — onde a parte superior da sua tela se torna a versão ampliada da parte de baixo da tela.

Imagem: Lupa (Ampliador) do Windows 7
Você poderá escolher quanto de ampliação você irá utilizar ao clicar em “+” ou em “-“. Você poderá ainda utilizar a Lupa para inverter todas as cores do seu monitor, para ter uma experiência “branca sobre preto” relaxante. Utilize também as opções de rastreamento como: Seguir o ponteiro do mouse, seguir o foco do teclado, e/ou fazer com que a lupa siga o ponto de inserção do texto.

Tela: Opções de Lupa do Windows 7.

Gravador de Som

Existem várias ferramentas por aí que podem gravar editar e converter áudio para vários formatos. Porém, o programa “Gravador de Som” não é um deles. Para acessá-lo digite “gravador de som” na barra de pesquisa do Windows, você poderá usá-lo para gravar arquivos WMA simples, e só.

Imagem: Gravador de Som do Windows 7.
Se não tiver nada semelhante instalado na sua máquina e estiver precisando apenas fazer uma simples gravação de áudio, você poderá usar esta pequena ferramenta e pronto. Clique em “Iniciar Gravação” e grave o seu som normalmente. Quando clicar em “Interromper Gravação”, ele irá abrir uma janela de diálogo de salvamento automaticamente e permitir que você salve suas criações como WMA. Se preferir, você poderá mais tarde converter este arquivo para outros formatos utilizando um programa diferente.

Assistência Remota do Windows

Você frequentemente precisa ajudar alguém utilizando um programa de acesso remoto? Ou você mesmo às vezes precisa de ajuda? Asseguradamente existem alguns programas muito populares que fazem exatamente isso, e fazem isso muito bem, mas há também uma ferramenta nativa para assistência remota no próprio Windows 7. Para acessá-la digite “assistência remota” na barra de pesquisa do Windows para achar a “Assistência Remota do Windows”. Você terá duas opções para escolher: se deseja pedir ou oferecer ajuda.

Assistência Remota do Windows 7.
Se estiver precisando de ajuda, você poderá escolher entre criar um arquivo de convite, cujo você poderá enviar com uma senha para a pessoa que estiver ajudando-o, ou utilizando a Conexão Fácil (Easy Conect), que apenas troca as senhas, mas ela não funciona sempre.

Easy Connect do Windows 7.
Você também poderá fazer um bate-papo com o seu ajudante, e configurar o quanto de largura de banda o programa irá utilizar, dentre outras coisas.

Gravador de Passos para Reprodução de Problemas

Se a assistência remota não for o suficiente, você poderá utilizar o gravador de problemas passo-a-passo do Windows. Esta ferramenta gravará tudo que você fizer, e criará um arquivo MHT completo com capturas de tela (mesmo de múltiplos monitores) e uma descrição de cada passo que você executou. Você também poderá adicionar comentários a cada passo. Para acessá-lo digite “psr” na barra de pesquisas do Windows e escolha “Gravar etapas para reproduzir um problema”.

Gravador de Passos para Reprodução de Problemas do Windows 7.
Quando finalizar a gravação dos passos, o programa irá automaticamente salvar a saída como um arquivo ZIP contendo um arquivo MHT.

Ferramenta de Remoção de Softwares Maliciosos

Esta aqui é mais conhecida, e é uma boa ferramenta para utilizar em conjunto com outros programas antivírus. Se o seu programa regular não detectar nada, ou se você não possuir nada mais instalado, o Windows provê sua própria ferramenta de remoção de softwares maliciosos. Para acessá-la digite “mrt” na barra de pesquisa do Windows.

Ferramenta de Remoção de Softwares Maliciosos do Windows 7.
Você poderá escolher entre um escaneamento rápido, um escaneamento completo e um escaneamento customizado, e o MRT irá fazer uma varredura no seu computador e reportar o que ele encontrou.

A ferramenta apenas escaneia, baseado em uma espécie de lista limitada de softwares maliciosos, desta forma ela não poderá substituir um antivírus, mas você poderá utilizá-la para uma segurança adicional, ela também possui links para uma leitura mais completa a respeito de cada malware da lista.

Gravador de Disco

Esta é mais uma ferramenta bônus do que uma ferramenta oculta, mas ela ainda pode ser uma ferramenta bastante útil. Se você possuir arquivos ISO cujo você precisará gravar, e se talvez você não possua nenhuma outra ferramenta de gravação instalada, clicando duas vezes no arquivo irá abrir o “Gravador de Imagem do Disco do Windows”.

Gravador de Disco do Windows 7.
Você poderá utilizar esta simples ferramenta para gravar a imagem do disco facilmente. Se você associou previamente arquivos ISO com outros programas, você pode acessar o gravador de imagem do disco ao clicar com o botão direito sobre o arquivo, escolhendo “Abrir com…” e clicando na opção “Gravador de Imagem do Disco do Windows”.


Se você já conhecia todas essas ferramentas, parabéns, mas se você é como a maioria dos usuários do Windows que só usam as funções básicas e principais, você verá que algumas dessas ferramentas podem ser muito úteis — especialmente em uma máquina nova onde você não tenha nada instalado ainda.

Créditos da imagem de capa: por bowler1996p via Flickr
Fonte: MakeUseOf

Uma Resposta

  1. Pablo Neruda

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.