nocomments

Guia de instalação do Windows 8

app espiao

Passo a passo de como instalar o windows 8

Este tutorial ensina como instalar o Windows 8 de forma prática e simplificada.

Requisitos mínimos do sistema Windows 8

Antes de começarmos a instalação, é necessário conferir se o seu computador atende aos requisitos mínimos, para que o Windows 8 rode normalmente em sua máquina. Ou seja, o seu computador deve atender aos requisitos mínimos de hardware para executar o sistema operacional com todos os seus recursos.

Veja o que é preciso para executar o Windows 8 no seu computador:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
  • RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
  • Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM

Requisitos adicionais para usar determinados recursos:

  • Para utilizar o toque, você precisa de um tablet ou um monitor que seja compatível com multitoque
  • Para acessar a Windows Store, baixar e executar aplicativos, é preciso ter acesso à Internet e uma resolução de tela mínima de 1024 x 768
  • Para ajustar aplicativos, é preciso ter uma resolução de tela mínima de 1366×768
  • Acesso à Internet (o provedor de serviços de Internet poderá cobrar tarifas)
  • A inicialização segura requer um firmware que seja compatível com UEFI v2.3.1 Errata B e tenha a Autoridade de Certificação do Microsoft Windows no banco de dados de assinaturas da UEFI
  • Alguns jogos e programas podem exigir placa de vídeo compatível com DirectX 10 ou superior para melhor desempenho
  • A conta da Microsoft é necessária para alguns recursos
  • Para assistir a DVDs, é necessário um software de reprodução separado
  • A licença do Windows Media Center é vendida separadamente
  • O BitLocker To Go exige um pen drive (somente Windows 8 Pro)
  • O BitLocker exige o TPM (Trusted Platform Module) 1.2 ou um pen drive (somente Windows 8 Pro)
  • O Hyper-V Cliente exige um sistema de 64 bits com recursos SLAT (conversão de endereços de segundo nível) e 2 GB de RAM adicionais (somente Windows 8 Pro)
  • É necessário um sintonizador de TV para reproduzir e gravar programas de TV ao vivo no Windows Media Center (somente Windows 8 Pro Pack e Windows 8 Media Center Pack)
  • O conteúdo gratuito de TV na Internet varia de acordo com a região. Alguns conteúdos podem exigir taxas adicionais (Windows 8 Pro Pack e Windows 8 Media Center Pack)

Preparando o computador para receber o novo sistema operacional

Cuidado: Para instalar o novo sistema operacional, temos que preparar a máquina e verificar em que situação o seu computador se encontra. Por exemplo, devemos tomar alguns cuidados como: Verificar se o sistema operacional pode ser formatado, sem a perda de dados importantes que não podem ser deletados acidentalmente. É necessário entender que o novo sistema deverá ser instalado em uma partição que pode ser a atual, onde já existe um sistema operacional (como windows XP, Windows 7, ou Sistema Operacional baseado em Linux) ou uma partição nova existente, ou que possa ser criada na instalação (neste caso manteríamos dois sistemas operacionais, chamamos de Dual boot).

Essas etapas não são obrigatórias, porém se você se deparar com uma dessas situações a seguir, faça a escolha que atenda melhor suas necessidades. Se não, pule-as e prossiga com o tutorial.

Tenho o windows 7 instalado e desejo mantê-lo junto com o windows 8, o que devo fazer?

Para efetuar o dual boot já tendo o windows 7 instalado você pode criar uma partição no seu HD utilizando recursos do próprio windows 7.

Antes, lembre-se de efetuar o backup dos seus arquivos mais importantes e criar um ponto de restauração.
Utilizando o atalho Windows + R para abrir a janela Executar, digite: diskmgmt.msc.

A seguir dentro da tela de Gerenciamento de disco, selecione uma unidade de disco com espaço livre suficiente, em torno de 20 GB. Clique então com o botão direito do mouse sobre ela e escolha: Diminuir Volume…

A partir daí espere o computador consultar o espaço de diminuição, isso pode demorar alguns minutos.

Agora escolha o tamanho a ser reduzido para a partição.

Teremos então o espaço removido com uma marcação de “Não alocado”. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e a seguir em Novo Volume Simples…

Avance pelas telas normalmente, até chegar a essa janela onde você poderá mudar o nome do volume a sua escolha. Atenção: não se esqueça de marcar a opção NTFS .

Parabéns! Você criou uma partição para a instalação do windows 8 ou qualquer sistema operacional que suporte o dual boot.

Temos agora que fazer com que o computador dê o boot pelo DVD de instalação do Windows 8

Para que o computador inicie o processo de instalação utilizando o DVD de instalação licenciado pela Microsoft, devemos antes entrar no BIOS do computador para dizer ao computador que ele deverá dar o boot pelo leitor de CD/DVD.

Na maioria dos computadores o bios é acessado quando o computador é ligado ou reiniciado.
Os procedimentos variam em função do fabricante do BIOS. Normalmente, você precisa pressionar uma tecla (como F2, F12, DEL, ESC) ou uma combinação de teclas imediatamente depois de ligar o computador, mas antes que o Windows inicie. Para obter mais informações sobre o assunto, consulte as informações que acompanham o computador ou visite o site do fabricante.

Atenção: O modo como os menus do BIOS é organizado varia de fabricante para fabricante, o melhor a fazer é ter em mãos o manual da placa mãe(Motherboard). Nele é possível localizar onde fica disposto cada função. Porém, não se preocupe como será a disposição dos menus, pois o mais importante é conhecer o que cada função faz, isso te trará mais confiança.

Atenção: Certifique-se de não alterar parâmetros pré definidos sem saber o que aquela nova modificação faz.Caso você acidentalmente reconfigure o BIOS e ele apresentar mau funcionamento entre na BIOS novamente e procure a opção “resetar/restaurar aos padrões de fábrica” ou “Optimized Default” (que pode estar em inglês na maioria dos casos).

Ao abrir o setup BIOS temos que navegar pelos menus utilizando as setas do teclado.Caso tenha dificuldade, há sempre um mini tutorial disposto na tela que ensina como navegar e acessar as funções do setup.

A seguir teremos um exemplo passo a passo de um setup bios(que pode variar de fabricante para fabricante):

Partindo da tela inicial, devemos localizar o menu Boot (localizado na aba superior da tela) e navegar utilizando as setas do teclado, como indicado no pequeno menu no canto inferior direito da nossa tela.

Em seguida entraremos em Boot Device Priority (Prioridade do Dispositivo de Inicialização).

Mudando a sequencia de boot.
Agora estamos no submenu onde teremos que mudar a ordem do boot, ou seja, iremos fazer com que a máquina inicialize o sistema através do leitor de CD/DVD como prioridade.
Para que isto ocorra no nosso caso, ao selecionar 1st Boot Device(primeiro dispositivo de boot) usaremos o sinal de “+ ou -” para ir mudando as opções de dispositivos disponíveis, até chegar a opção (no nosso caso) [CDROM].

Nessa ultima etapa iremos salvar as nossas alteração e sair. É só pressionar F10 (como descrito no menu inferior a direita da tela) e selecionar OK.

Pronto! Agora toda vez que a máquina for reinicializada, a prioridade de boot será o dispositivo de cd/dvdrom. Se nenhuma tecla for pressionada o BIOS dará o boot normalmente pelo segundo dispositivo de boot na ordem de prioridade.
Depois é só entrar novamente no BIOS e reconfigurar a ordem de boot para que o Hard Drive(HD do computador) seja o primeiro dispositivo de boot.

Instalando o Windows 8 na prática

Agora que o computador está preparada para receber o Windows 8, iremos prosseguir com o processo de instalação do windows 8 direto do DVD.

-Insira a mídia de instalação no drive do cd/dvd. Reinicie a máquina e espere o processo carregar e começar. Aparecerá então a primeira tela, onde você deverá escolher o Idioma, formato de hora, moeda e Teclado. Iremos Escolher Português (Brasil) que já está pré definido. Feito isso, avance.

-Escolha a opção Instalar agora, para prosseguir.

-Digite a chave do produto(Product key) para ativar o windows.

-Leia e aceite os termos de licença e em seguida avance.

-Nesta tela você irá escolher o tipo de instalação.

Temos a opção Atualização: instalar o windows e manter arquivo, configurações e aplicativos, caso você já tem um sistema como o windows 7 instalado, esse tipo de instalação mantém os arquivos as configurações e os aplicativos do sistema antigo que dê suporte a esta função.

Temos a opção Personalizada: instalar apenas o windows (avançado)
Cuidado, só escolha essa opção se quiser fazer uma instalação limpa. Esta opção não salva nem transfere seus arquivos, configurações e aplicativos para o novo windows.

No nosso caso escolheremos a segunda opção: Personalizada.

– Agora iremos escolher onde queremos que seja instalado o windows,em que partição.
Observe que no canto inferior direito da tela temos a opção: Opções de unidade (avanç.). Esta opção deve ser usada caso você queira criar e/ou formatar partições onde você queira instalar o windows.

Se você tiver uma máquina com HD grande e quiser criar novas partições ou formatar(apagar) completamente ou parcialmente o HD entre em opções avançadas.

-Clique em novo e reduza para criar partições ou formate partições existentes.

-Agora iremos prosseguir normalmente com a instalação depois de ter escolhido a partição onde instalaremos o windows. E iniciará a instalação.

-Nesta tela iremos personalizar o computador, escolher cores e o nome do computador. Depois de concluir a instalação, você poderá fazer mais personalizações no sistema.

-Avance para próxima tela chamada configurações. Use configurações expressas ou personalize.

-Avance até chegar a tela Entrar no Computador. Aqui você poderá digitar seu e-mail para criar sua conta da microsoft para entrar no computador.

Deste modo você poderá:

  • Baixar plicativos da Windows Store.
  • Acessar seu conteúdo online nos aplicativos da Microsoft automaticamente.
  • Sincronizar configurações online para que os computadores tenham a mesma aparência, como o histórico do navegador, a imagem da conta e as cores.

-Avance ate chegar nesta tela: Entrar no computador.
Aqui você poderá escolher se quer entrar com a Conta da microsoft ou com Conta local. Leia como cada uma funciona e escolha a que melhor atende as suas necessidades.

-Ao chegar nesta tela você preencherá o seu nome e senha para proteger seu computador. E conclua.

– O computador poderá reinicializar várias vezes durante o processo de conclusão.


Parabéns! você concluiu a instalação com sucesso! A seguir esta é a tela iniciar do seu novo sistema operacional, pronto para uso!

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.