nocomments

Como Otimizar o Windows 8.1 Para Um Computador Desktop

app espiao

O novo Windows 8 tornou-se muito polêmico ao modificar demais a interface já consagrada nos desktops e aperfeiçoá-la para interface touch screen — que o digam os usuários do velho e bom mouse e teclado. Muitas pessoas não gostaram ou se sentiram perdidas em uma interface bonita, porém pouco intuitiva, que vem acompanhada da nova tela iniciar. Isso fez com que a Microsoft lançasse uma nova atualização conhecida como Windows 8.1 que traria o velho e bom botão Iniciar, semelhante ao do Windows 7, de volta. O Windows 8.1 inclui muitos recursos que deveriam ter sido incluídos com o Windows 8, tornando-o menos esquisito em um desktop.
Muitas dessas opções não vêm ativadas por padrão, então se quiser tê-las você terá que habilitá-las manualmente. O Windows 8.1 não é a inversão completa do Windows 8 para uma interface totalmente baseada em desktop e clicks com o mouse. A Microsoft está tentando nos apresentar uma interface hibrida que seja bom, tanto para usuários de desktop(que parecem não estar ainda satisfeitos), quanto para usuários de Tablets, com sua interface aprimorada para telas touch screen.

— O Botão Iniciar que não parece muito com o antigo botão Iniciar do Windows 7

Faça o logon no Windows 8.1 pela primeira vez e você terá uma visão familiar no lado esquerdo da barra de tarefas do desktop: o botão Iniciar. O novo botão Iniciar se parece com o logotipo utilizado no iniciar do Windows 8 – é o mesmo logotipo usado pelo botão Iniciar localizado na Charm Bar.

A Microsoft realmente insiste que este não é o botão Iniciar — Este é o “Start tip” que você poderia visualizá-lo ao mover a seta do seu mouse até o canto do fundo esquerdo da tela no Windows 8. Como a Microsoft já explicou, eles não restauraram o botão Iniciar— eles simplesmente fizeram com que o “Start tip” ficasse sempre visível no desktop e deram a ele um ícone do logo do Windows para fazê-lo parecer com um botão iniciar. No entanto, ele não é um botão Iniciar!

Pondo as Tolices da Microsoft de lado, este é claramente um botão Iniciar. No entanto, muitas pessoas não vão ficar felizes com isso, porque o menu Iniciar não foi restaurado — clicando no botão Iniciar na barra de tarefas apenas abrirá a atual tela inicial do Windows 8.

Na verdade a Microsoft não nos deu o menu Iniciar de volta, mas deixe com o segredosgeek.com que nós o ensinaremos como você pode fazer com que a tela inicial fique menos esquisita em um desktop.

O que é surpreendente é que não há nenhuma maneira de desativar o novo botão iniciar no desktop. Os amantes do Windows 8 que defenderam as mudanças da Microsoft e estavam muito felizes sem o botão Iniciar não poderão desabilitar o botão e terão que conviver com ele.

—Boot direto no Desktop (Área de trabalho)

Depois de tentar evitar que truques como de dar o boot direto na área de trabalho e que botões iniciar de terceiros fossem utilizados durante o desenvolvimento do Windows 8, a Microsoft voltou atrás. O Windows 8.1 inclui uma opção que permite que você vá direto para Área de Trabalho quando iniciar o computador — igual acontece no Windows 7 — deste modo você não terá que ver a interface com tiles (os mosaicos Retangulares que ficam se mexendo) nunca mais. Você não precisa instalar softwares de terceiros ou pesquisar na internet por tutoriais com hacks complexos envolvendo o Agendador de Tarefas, apenas para inicializar direto na área de trabalho.

Para ativar esta opção, clique com o botão direito na Barra de tarefas, selecione Propriedades, em seguida clique na aba “Navegação” e finalmente marque a opção: “Ir para área de trabalho, e não para tela inicial, quando eu entrar”.

—Desativar os irritantes Hot Corners (usados para alternar entre aplicativos no canto superior esquerdo e para ativar o menu Charms, no canto superior direito)

Você vai ver muitas outras novas opções na aba de Navegação. Para os usuários de desktop, algumas das opções mais importantes são o “Quando eu apontar para o canto superior direito, mostrar os botões” e “Quando eu clicar no canto superior esquerdo, alternar entre aplicativos recentes”.

Desmarcando estas opções irá impedir o “app switcher”(a interface que permite a alternância entre aplicativos) e “charms” (botões laterais) de aparecerem quando você passar o mouse perto dos cantos superior esquerdo e superior direito da tela, algo que acontece com frequência quando se utiliza aplicativos em tela cheia e jogos em um desktop Windows 8. Estes ficam apenas no caminho atrapalhando, pois eles não são de todo útil para usuários de desktop.

Você ainda será capaz de abrir o “app switcher” e as “charms” com teclas de atalhos (Tecla Windows + Tab e Tecla Windows + C) e movendo o cursor do mouse para o canto inferior esquerdo ou inferior direito da tela e movendo-o para cima ao longo da borda. No entanto, você estará muito menos propenso a desencadear esses “hot corns” (cantos quentes) acidentalmente.

—Faça com que a tela Iniciar pareça menos esquisita

A tela Iniciar dá a impressão de uma coisa totalmente estranha — de outro planeta — no Windows 8. Pressione a tecla Windows e você cairá diretamente da sua área de trabalho para um ambiente completamente diferente, com um plano de fundo completamente diferente, que é separado do plano de fundo da sua área de trabalho. Se quiser mudar o plano de fundo da sua tela iniciar no windows 8, simplesmente, você não poderá — você só poderá escolher entre os, sem graça e escassos, planos de fundo que Steven Sinofsky e sua equipe decidiram lhe presentear.

O Windows 8.1 acaba com isso ao prover uma opção para “Mostrar o plano de fundo da área de trabalho na tela Inicial”. Isso pode suar como uma pequena mudança, mais usar o mesmo papel de parede da área de trabalho pode trazer a sensação de não sair do mesmo lugar. Quando for a tela Iniciar, parecerá que as Tiles (ou lista de aplicativos instalados) estão flutuando em sua área de trabalho em vez de existir em um ambiente diferente.

—Transforme a Tela Iniciar em Uma lista de Aplicativos da Área de Trabalho

Certo, você já passou por todas essas opções, mas ainda há um problema: — que a maldita interface de retângulos aparece sempre que você clica no novo botão Iniciar do Windows 8.1. Felizmente, agora há uma maneira de escondê-la, assim você nunca terá que ver as “Live Tiles” novamente. As “live tiles” de qualquer maneira não funcionam com aplicativos de desktop, desta forma elas são mais úteis para usuários de tablet que usam aplicativos modernos.

Primeiro, marque a opção “Mostrar automaticamente o modo de exibição Aplicativos quando eu entrar na tela inicial” no painel de Navegação. Clique no botão Iniciar e agora você verá uma lista de seus aplicativos instalados — sem as “live tiles”.

Provavelmente você também pode querer marcar a opção “Listar primeiro os aplicativos de desktop no modo de exibição aplicativos quando eles forem classificados por categoria”, em seguida abra a tela Iniciar, clique na caixa drop down localizada ao lado do nome Aplicativos, assim você poderá classificá-las por categoria. Você também pode optar por exibir os seus aplicativos utilizados com mais frequência primeiro, deste modo irá funcionar semelhante a lista de aplicativos utilizados com mais frequência do menu Iniciar do Windows 7. O Windows irá memorizar este ajuste.

Click no botão Iniciar e você verá os seus aplicativos instalados primeiro na lista, com os modernos aplicativos escondidos perto do final. Agora ele irá se parecer com o menu Iniciar em tela cheia. Você poderá ainda clicar na pequena seta localizado no fundo da tela para acessar as lives tiles, mais você nunca mais terá que vê-las se não quiser.

Você poderá provavelmente querer deixar a opção “Pesquisar em tudo, e não apenas em meus aplicativos, quando eu pesquisar no modo de exibição Aplicativos” habilitado. Isto irá permitir que você também pesquise em suas “configurações e arquivos” quando você começar a digitar na tela de aplicativos.

—Desligar a Partir do Botão Iniciar

O Windows 8.1 expande o “menu desligar” que aparece quando você der um clique com o botão direito no seu botão Iniciar ou pressionar a Tecla Windows + X. Agora você poderá encontrar as opções Desligar, Reiniciar, e outras opções de energia aqui. Em outras palavras, agora você poderá desligar o seu computar diretamente a partir botão Iniciar novamente — Você só terá que clicar com o botão direito ao invés do botão esquerdo.

Este menu também garante rápido acesso a outras opções de configuração de sistema utilizadas com frequência, como o Painel de Controle.

—Utilize a Busca Unificada

A pesquisa unificada do Windows 7 foi dividida em uma interface desajeitada contendo três categorias diferentes — aplicativos, configurações e arquivos — no Windows 8. O Windows 8.1 agora reúne a pesquisa do Windows em uma experiência unificada. Pesquise em sua tela Iniciar e o Windows irá procurar em seus aplicativos instalados, configurações e arquivos, sem precisar clicar em diferentes categorias.

Você agora também pode realizar pesquisas sem sair da área de trabalho. Quer lançar rapidamente um aplicativo ou abrir um arquivo com a pesquisa? No Windows 8, era exigido que você deixasse a área de trabalho para utilizar o menu Iniciar em tela cheia. No Windows 8.1, você pode simplesmente pressionar a Tecla Windows + S para abrir a barra lateral Pesquisar e realizar pesquisas sem sair do seu ambiente de trabalho.


Caso não possua o Windows 8 para atualizá-lo para o Windows 8.1 Preview, você poderá baixar, instalar e testar o novo Windows 8.1 Preview no site da microsoft. Uma dica é que você instale-o e experimente-o no Virtual Box, virtualizando-o dentro do seu antigo Windows, sem maiores transtornos. Assim você poderá decidir se ele atende as suas expectativas, como usuário da família Windows, e quem sabe adquirí-lo.

Link do windows 8.1 Preview: Portuguese (Brazil) 32-bit (x86) Download (2.8 GB)

Product Key (Chave do Produto): NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.