nocomments

Como Limpar o Seu Notebook Facilmente

app espiao

Dicas simples, para você mesmo limpar o seu notebook e mantê-lo funcionado corretamente.

Como Limpar o Seu Notebook Facilmente

Se o seu notebook já faz um tempo que não é limpo — mesmo que você não o exponha frequentemente à sujeira — com o tempo e com o uso, independentemente do local onde o notebook seja mantido, o seu notebook pode apresentar problemas de funcionamento devido à sujeira na parte interna e externa. E até mesmo, causar uma impressão que o seu usuário seja um pouco desleixado (o que pode queimar seu filme com o seu chefe ou amigos).

Que tal fazer uma limpeza para mantê-lo com um aspecto limpo, e claro, funcionando corretamente? Neste caso, leia este rápido tutorial e deixe o seu notebook como novo!

1. Desligue o notebook e desconecte o cabo de alimentação

Primeiramente, antes de começar a faxina, você precisará desligar completamente o seu computador, e também não se esqueça de desconectar o cabo de alimentação de energia, assim como qualquer outro cabo USB que você possa ter conectado. Você também deverá remover a bateria do seu notebook para reduzir o risco de choque ou dano.

Desligue o notebook e desconecte o cabo de alimentação
IMAGE: FLICKR, ANTHONY RYAN

2. Teclado

Nesta etapa utilize uma lata de ar comprimido para remover poeira e detritos do teclado. Não vire a lata de ar comprimido de cabeça para baixo durante a aplicação; simplesmente incline e borrife o ar comprimido. Em seguida, utilize um canudo (que se acopla ao bico do spray) em conjunto com um pincel (de cerdas suaves) para limpar os pequenos locais de difícil acesso e remover os detritos de sujeiras restantes.

limpe o teclado sujo do notebook
IMAGE: FLICKR, DARRENLENO

3. Revestimento externo e teclas do teclado

Se o seu notebook ainda parece um pouco sujo, você poderá usar cotonetes levemente umedecidos com álcool entre as teclas do seu teclado. Apenas certifique-se de que os cotonetes estejam levemente “úmidos” e não “molhados em excesso”, para não correr o risco de danificar o seu equipamento.
Utilize lenços de limpeza para limpar a parte externa restante, limpe gentilmente o revestimento externo (carcaça do notebook).

materiais de limpeza notebook
IMAGE: FLICKR, COGDOG

4. Tela

Para limpar o monitor do seu notebook você pode utilizar uma solução caseira de porções iguais de vinagre branco e água destilada, dentro de um borrifador — ou seja, metade vinagre e metade água destilada (ou filtrada, caso a destilada não seja possível).

Atenção: Nunca borrife a solução diretamente na tela, em vez disso, borrife um pouco em um pano macio de microfibra — semelhante ao que se utiliza para limpar óculos — e só então limpe a tela (esfregue o pano sobre a tela com delicadeza).

Estas dicas de limpeza valem para qualquer tipo de tela, seja ela LCD, LED, AMOLED ou mesmo Plasma.

limpar tela com vinagre branco e água destilada
IMAGE: FLICKR, JAKOB HANS

5. Ventoinhas (coolers)

Vire o seu notebook de ponta cabeça e procure por uma entrada de ar na borda externa do notebook, coberto por um painel de acesso. Você deverá remover esta pequena tampa desparafusando-a com muito cuidado para não danificar componentes internos ou desconectar algo, em seguida você poderá visualizar o cooler. Caso não consiga visualizar o cooler, você não precisa procurar em outro lugar, porque talvez haja outro painel ou o seu cooler possa não ser facilmente acessível, dependente do modelo (leia o manual do produto para mais detalhes a respeito). Se for o seu caso, você deverá levar o seu notebook a um especialista que possa acessar o cooler para você com segurança.

Use mais uma vez o ar comprimido para soprar a poeira em conjunto com um pincel macio (para sujeiras mais teimosas), sempre com muito cuidado para não danificar a parte interna do aparelho. Use o spray de ar comprimido “moderadamente” com borrifadas curtas e suaves, algo mais forte que isso pode danificar a ventoinha ou outros componentes internos do seu notebook.

cooler de notebook sujo
IMAGE: FLICKR, RDVORTEX

6. Portas de conexão

Limpe o interior de cada porta com um cotonete seco (sem álcool desta vez) e, em seguida, borrife com um jato de ar comprimido cada porta do seu notebook. Lembre-se, seja gentil!

limpar portas de conexão computador
IMAGE: FLICKR, GOODROB13

7. Últimos passos

Agora que tudo está limpo, prossiga com os últimos detalhes, feche a tampa do cooler parafusando-a corretamente e reponha a bateria. E o seu notebook estará pronto para uso, e como novo. Você irá notar que o seu notebook irá funcionar muito mais frio e silencioso.


E por último, lembre-se de limpar o seu notebook a cada dois meses para mantê-lo limpo e funcionando sem problemas.

computador após limpeza
IMAGE: JOHN.KARAKATSANIS

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.