Segredos Geek

Super Guia Segredos Geek — Parte 2

Aplicativo espião para Android

Top Dicas e Truques para Computador que Todo Usuário Deveria Saber


Dicas para Navegadores Web

Adicione um www. e .com automaticamente a uma URL — Você pode digitar um endereço web muito mais rápido ao digitar um URL simplesmente ao pressionar CTRL + Enter depois que você digitar o nome do site. No Firefox, se precisar um endereço com final .net, .org. ou .com.br em vez de .com, pressione (SHIFT + ENTER para .net), (CTRL + SHIFT + ENTER para .org), (CTRL + ALT + ENTER para .com.br).


Pule para a barra de endereços — Existem várias maneiras de pular diretamente para a barra de endereços a partir de qualquer lugar do browser. Pressione CTRL + L ou ALT + D, todos eles farão esta tarefa.

Reabra uma aba recém-fechada — Fechou acidentalmente uma guia? Simplesmente pressione CTRL + SHIFT + T para reabrir uma guia recentemente fechada.


Utilize a navegação privativa — As utilizações para não ter cookies e históricos salvos em um navegador web são obvias para certas atividades, como comprar produtos, acessar contas e manter a privacidade de suas buscas — Tudo isso em um computador compartilhado por várias pessoas. Pressionando CTRL + SHIFT + N irá lançar uma nova guia no Chrome e CTRL + SHIFT + P acionará este modo no Firefox e no Internet Explorer.


Navegue entre guias abertas — Pressionando CTRL + TAB enquanto estiver em um navegador irá fazer com que você navegue facilmente entre cada guia aberta. Isto pode ser muito mais rápido que utilizar o click do mouse em cada guia. CTRL + NUM (1, 2, 3, 4…) levará você até certas guias, respeitando a ordem numérica.

Truques para a Administração de Arquivos

Renomeie um arquivo facilmente — Clicar com o botão direito e selecionar “renomear” não é mais rápido do que simplesmente pressionar F2, enquanto o arquivo estiver selecionado, para alterar o seu nome. Para alterar o nome de outro arquivo, pressione TAB sem desselecionar o arquivo atual.


Renomeie arquivos em sequência no Windows — Na verdade, você não precisa baixar nenhum programa para realizar renomeamento de arquivos em massa no Windows. Em substituição, você pode selecionar todos os arquivos que quiser mudar o nome, clicar com o botão direito no primeiro da lista, selecionar renomear (ou utilizar F2), e digitar o novo nome. Esta ação irá mudar/alterar automaticamente todos os outros arquivos com o mesmo nome do primeiro que você alterou, com um sufixo: (1), (2),… e assim por diante.


Selecione múltiplos arquivos utilizando o teclado — Para selecionar vários arquivos utilizando o teclado, pressione SHIFT + Seta Para Baixo para selecionar um único arquivo ou SHIFT + Page Down para selecionar um grande grupo de arquivos de uma única vez.

Dicas de Segurança

Esconda arquivos secretos dentro de qualquer arquivo (Esta dica só funciona no Windows 7, Windows 8, ou Vista) — Existem várias maneiras de esconder um determinado arquivo de olhos curiosos. Você pode utilizar o TrueCript, porém se você quiser simplesmente esconder algum arquivo de texto dentro de um “compartimento” secreto, você poderá utilizar o recurso Alternate Data Streams ADS (Fluxos de Dados Alternativos) do arquivo de sistema NTFS. Tudo que você precisa fazer é abrir um prompt de comando e utilizar um comando similar a este, logo abaixo:

notepad AlgumArquivo.txt:PalavraSecretaAqui.txt

O nome do arquivo especial com os “dois pontos” e o segundo nome do arquivo diz ao NTFS para armazenar os dados em um fluxo alternativo, em vez do arquivo regular. Você poderá pôr o que quiser (em texto) dentro do arquivo, e ninguém poderá acessá-lo, a menos que eles saibam o comando para recuperá-lo (que é o mesmo, logo acima, que você utilizou para criá-lo).


Execute programas em um computador infectado — Às vezes, softwares maliciosos irão impedir um computador de executar certos programas. Alterar o nome do arquivo .exe poderá reverter esta situação. Se isto não funcionar, alterar a extensão para .com é outra alternativa muito útil, e o programa ainda estará apto a executar mesmo após a mudança de extensão.

Leia atentamente cada opção durante a instalação de aplicativos — Até mesmo grandes programas podem instalar Toolbars (barras de ferramentas irritantes) no seu navegador web e outros programas desnecessários durante a instalação de um aplicativo útil. Leve alguns segundos a mais para ler cada passo, assim você pode assegurar-se que não está concordando em instalar algum outro programa que você não esteja interessado. Longe disto, muitas pessoas acabam clicando em avançar e avançar… e terminam com o navegador coberto de várias barras de pesquisas que alteram o seu navegador e são asseguradamente desnecessárias. No pior dos cenários, estes softwares extras, que vem agarrado a bons aplicativos, podem conter intensões devastadoras para o seu sistema.

Bloqueie o seu computador toda vez que se levantar — Cansado dos seus “amigos” mexendo no seu computador (seja em casa ou no trabalho), postando coisas sobre você na página do seu Facebook/Twitter ou Google Plus toda vez que você se ausenta por alguns minutos? Você pode cortar o barato deles facilmente. Toda vez que tiver que se ausentar pressione a tecla Windows + L para bloquear rapidamente o seu sistema, quando retornar será requerido uma senha (isso se você ajustou alguma) para acessar o computador normalmente.

Truques para Programas Específicos

Steam: Mova games para outra partição ou driver — Por padrão, o Steam instala todos os jogos na mesma partição ou HD (disco rígido), mas o que acontece se elas encherem ao máximo? A solução: baixe o Steamtool Lybrary Manager. Ela facilita muito na hora que você tiver que mover jogos para outro HD, sem bagunçar a funcionalidade do Steam.

VLC: Conserte áudio e vídeo dessincronizados — No popular reprodutor de mídia VLC, se o seu áudio perder a sincronização com o vídeo (ou seja, atrasar ou adiantar o áudio em relação ao vídeo) há uma maneira bem fácil de consertar este problema. Simplesmente pressione J ou K para mover o áudio para frente ou para trás. De maneira similar, para sincronizar os subtítulos você poderá pressionar H ou G.


Windows 7: Abra um prompt de comando a partir de qualquer pasta — Esta é uma dica que muitos geeks de verdade já sabem, porém muitos ainda não. Se você segurar a tecla SHIFT enquanto clicar com o botão direito sobre qualquer pasta, incluindo o plano de fundo da área de trabalho, você verá um novo item para “Abrir uma janela de comando aqui”, que irá abrir um prompt de comando com aquela pasta como o caminho padrão.


Windows 7: Use os itens secretos do menu Enviar Para — Quando você clica com o botão direito sobre qualquer pasta ou arquivo, você pode usar o menu “Enviar Para” para criar uma versão zipada ou enviar o arquivo para um aplicativo, porém no Windows 7 existem itens escondidos sobre o menu “Enviar Para” que não estão visíveis por padrão.

Tudo que você precisará fazer é pressionar e segurar a tecla SHIFT, em seguida clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo e acessar a pasta Enviar Para — você poderá então ver uma grande quantidade de novos itens na lista, como pastas especiais e um item para cada um dos seus drives. É uma dica muito útil para enviar rapidamente um arquivo para um pendrive que você acabou de plugar no seu computador, sem muito trabalho.


Super Guia Segredos Geek — Parte 1 >>



Sair da versão mobile