nocomments

Super Guia Segredos Geek

app espiao

Top Dicas e Truques para Computador que Todo Usuário Deveria Saber

Super Guia Segredos Geek

Para usuários mais experientes, cumprir tarefas em um computador acaba se tornando mais simples e mais rápidas — isso devido ao acúmulo de conhecimentos adquiridos frente às dificuldades diárias enfrentadas ao manusear o mesmo. Por este motivo, muitos não dão muita importância a novas dicas e truques, porém, sempre há coisas novas e úteis para se aprender quando o assunto é informática, que poderão melhorar e aperfeiçoar ainda mais as suas habilidades. Acreditamos que você poderá encontrar aqui, pelo menos uma coisa útil que você ainda não saiba.

A seguir, temos uma compilação de alguns dos truques mais conhecidos sobre computador, que você pode não estar utilizando para benéfico próprio. Esperamos que você ganhe tempo e cumpra suas tarefas diárias ao computador de forma mais produtiva e eficiente. E mesmo que você conheça todas (parabéns desde já, você pode se considerar um Super Geek) você poderá passar esse conhecimento adiante para um amigo, familiar, ou conhecido — que não seja tão habilidoso ao computador quanto você — e ajudá-los a se tornarem melhores usuários.

Categorias:

Truques Diversos

Pasta escondida do Windows conhecida como “god mode” — O Windows oferece um Painel de Controle centralizado para todos os ajustes do Sistema Operacional, que facilita para os usuários na hora de ajustar exatamente tudo — de plano de fundo da área de trabalho á criar uma VPN. Para entrar neste modo, crie uma nova pasta com o exato nome (copie e cole):

God Mode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

O ícone da pasta irá mudar para um ícone igual ao do Painel de Controle e você poderá acessar esta pasta e alterar qualquer tipo de ajuste. Nós utilizamos o nome “God Mode” para a pasta, mas você pode utilizar o nome que quiser, porém mantenha todos os caracteres que vem após o nome God Mode.
Atenção: Não utilize este truque no “Windows Vista 64-bits”, pois é de conhecimento que ele causa um “reboot loop” (seu sistema irá reiniciar continuadamente).

Pasta escondida do Windows conhecida como "god mode"

 

Utilize o Gravador de passos para reprodução de problemas — Esta útil ferramenta grava automaticamente qualquer clique do mouse e tira Screenshots (fotografa a tela) para você, semelhante a um tutorial passo a passo. Se precisar de assistência técnica para o seu computador, abra o aplicativo da seguinte forma: Vá até Executar, ao digitar as teclas de atalho Windows + R, em seguida digite psr. Utilize a ferramenta e quando terminar você poderá enviar a informação, com todos os passos que você fez antes de ocorrer o problema, para a pessoa que pode ajudá-lo a resolvê-lo. Isto fará o processo de encontrar o problema muito mais fácil para a pessoa que estiver o ajudando, o que significa que você terá o seu sistema funcionando e trabalhando corretamente muito mais rapidamente.

Utilize o Gravador de passos para reprodução de problemasEncontre e apague arquivos muito grandes que estejam consumindo espaço — Uma ferramenta útil chamada WinDirStat (Windows Directory Statistics) pode ser utilizada para encontrar facilmente quais arquivos ou pastas estão tomando todo o espaço do seu HD. De lá, você poderá deletar arquivos e abrir uma grande quantidade de espaço de armazenamento.

Encontre e apague arquivos muito grandes que estejam consumindo espaço
Reduza o número de programas executando na inicialização do sistema — Se o seu computador têm demorado muito tempo para inicializar, isto pode estar sendo causado por muitos programas, normalmente de terceiros, que estão sendo executados na hora da inicialização do seu sistema. Você pode resolver isto reduzindo o número de programas — isto irá fazer com que o seu computador se inicie rapidamente e mais leve da próxima vez. Para mudar os itens que se iniciam junto com o sistema, faça o seguinte: — Vá até Executar utilizando o atalho Windows + R e digite msconfig. Uma pequena janela irá aparecer (como na imagem abaixo), selecione a aba “Inicialização de Programas”. Nesta aba você poderá desativar vários programas que se iniciam junto com o sistema — que pode diminuir vários segundos (ou até minutos) o tempo de inicialização do sistema operacional. (Note que o Windows 8 mudou esta funcionalidade para o gerenciador de tarefas). Certifique-se de pesquisar o que você está desativando, porque alguns processos podem ser necessários para programas ou drivers de terceiros que você possa ter instalado.

Reduza o número de programas executando na inicialização do sistema
Faça o backup nas nuvens de arquivos importantes — Se estiver fazendo um trabalho importante para a escola, emprego, ou qualquer outro projeto importante, certifique-se de fazer o backup (cópia de segurança) do arquivo e não apenas localmente. Você pode utilizar serviços como Dropbox, Google Drive, ou qualquer outra solução de armazenamento nas nuvens que, se utilizados corretamente, farão o backup automático para você em segundo plano. Claro que, você também pode salvar os arquivos em um pendrive ou HD externo, só pra garantir, mas fazer o backup nas nuvens lhe trará muito mais mobilidade e segurança. No caso de trabalhos em equipe, aproveite a sincronização, mobilidade, e poder de edição simultânea a distancia e em tempo real, utilizando apenas o Google Docs a partir do seu navegador web ou aparelho móvel compatível. (O Google Docs é um processador de textos, planilhas e apresentações gratuito, baseado na web, que é integrado ao Google Drive).

imagem google drive

Dicas de Digitação

Apague uma palavra — Em vez de apagar uma única letra, pressionando CTRL + BACKSPACE apagará de uma só vez toda a palavra antes do cursor. Isto acelera o processo de excluir toda uma palavra, caso você tenha-a digitado completamente errada.
Mova o cursor para o início da palavra anterior, ou da próxima — Ficar movendo o cursor manualmente enquanto digita é uma grande maneira de fazer o seu trabalho ser mais longo do que deveria. Para acelerar o processo, mova o cursor com atalhos de teclados. Para movê-lo para o começo da palavra anterior, use CTRL + Seta Esquerda. Para movê-lo ao começo da próxima palavra, utilize CTRL + Seta Direita. No OS X você pode fazer o mesmo, só que utilizando a tecla Opção.

Fazendo texto subscrito e sobrescrito — Se precisar fazer um texto subscrito ou sobrescrito (pense em expoentes para sobrescrito) pressione CTRL + = para subscrito, e CTRL + SHIFT + = para sobrescrito.

 texto subscrito e sobrescrito
Copie somente texto plano (puro) do que foi copiado — Quando você copiar texto de qualquer fonte, os programas usualmente copiarão toda a formatação que venha com ele. Para copiá-lo como texto plano, pressione CTRL + SHIFT + V ao invés do CTRL + V padrão que você está acostumado e o sistema irá colar o texto sem nenhuma formatação.

Note que muitos programas seguem este parâmetro (Chrome, Firefox, etc…), porém nem todos, particularmente programas da Microsoft como o Word ou Outlook. Para estes, há algumas alternativas que vão muito além de copiar e colar no Notepad:

1) CTRL + ALT + V irá mostrar uma caixa de “diálogo especial”. 2) CTRL + Barra de Espaço após selecionar o texto, irá remover a formatação em textos já colados. Baixe o aplicativo Puretext e escolha um atalho para sempre colar texto plano utilizando-o.

Copie somente texto plano (puro)

Atalhos de Teclado

Copie somente a janela que estiver ativa para o clipboard (área de transferência) — Normalmente, a tecla Print Screen copia toda a tela, pressionando ALT + Print Screen só irá copiar a janela atual que está ativa no momento para o clipboard (área de transferência).
Utilize este truque para tirar uma foto de um local específico da tela, para diagnosticar um problema através de uma imagem, ou simplesmente para mostrar algo para um amigo.

Conserte aqueles pequenos erros — Você sabia que você pode desfazer quase qualquer ação? CTRL + Z é um dos atalhos mais úteis, é claro que você já conhecia e já sabia disso, no entanto, note que a função desfazer não se aplica somente ao digitar palavras. Se você acidentalmente apagou ou moveu um arquivo, você pode usar o CTRL + Z para trazê-lo de volta para onde ele estava. No Google Chrome e no Firefox você também pode desfazer e reabrir uma aba fechada usando CTRL + SHIFT + T.

Navegue entre janelas abertas — Pressionando ALT+TAB permite que você circule entre janelas abertas no Windows. Isto torna a tarefa de se mover, entre aplicativos sendo executados, mais fácil e rápida. Se quiser um método mais estiloso para esta tarefa, então Windows + TAB é o que você procura.

Interrompa todos os processos — CTRL + ALT + Delete é um dos atalhos de computador mais conhecidos e quase todo mundo já está familiarizado com ele. Uma coisa a se observar é que ele interrompe todos os processos, incluindo aquele que está retardando o seu sistema — o que pode significar se você vai precisar reiniciar seu sistema ou não.

tela CTRL ALT DEL do windows 8
Feche o programa atual — Digitando ALT + F4 irá fechar o programa que está sendo executado. Isto é útil, pois você ganha tempo ao não ter que arrastar o cursor do mouse até o “X” e clicar. As pessoas frequentemente utilizam isto como piada, dizendo que você tem que pressionar ALT + F4 para resolver o problema. Não caia nessa, a menos que você queira encerrar o que você está fazendo.

Minimize todas às janelas — Às vezes você tem uma grande quantidade de coisas sendo executadas, então você quer que todas às janelas abertas desapareçam provisoriamente — assim você poderá visualizar toda a Área de Trabalho. Para fazer isto, simplesmente, pressione Windows + D que irá minimizar tudo que estiver aberto, o que poderá lhe poupar tempo, pois, você não terá que minimizar as janelas uma por uma. É importante salientar que Windows + M oferece uma funcionalidade parecida, mas não há o desfazer, então Windows + D ainda é a melhor opção.

Abra diretamente o Gerenciador de Tarefas — Se você quiser pular a etapa de ter que pressionar CTRL + ALT + DEL e ir diretamente para o Gerenciador de Tarefas, digite CTRL + Shift + ESC e ele aparecerá diretamente.

tela gerenciador de tarefas
Feche a atual guia do navegador — Cansado de ter que se mover até o botão “X”? Então, pressione CTRL + W e a janela atual irá se fechar. Aviso: Não faça isto agora, ou você irá perder o resto dos truques!

Abra a janela de informação do sistema — Isto é muito mais rápido do que ter que navegar pelo sistema da forma tradicional… Pressione Windows + Pause/Break e você terá o Painel de Informação do Sistema pronto para uso. Isto pode ser o único uso que você vai encontrar para a tecla Pause/Break, por isso, aproveite!

janela de informação do sistema
Melhor controle de múltiplos monitores — Existem vários atalhos de teclados úteis para controlar janelas abertas em múltiplos monitores. Pressionando a tecla Windows + Teclas Direcionais fará com que uma janela se adapte rapidamente para cada lado de cada um dos monitores. Como alternativa, pressionando a Tecla SHIFT + Tecla Windows + Teclas Direcionais fará com que a janela pule para o outro monitor. Por último, pressionando Windows + P lhe permitirá ajustar uma segunda tela ou projetor.

Tecla WINDOWS + P

Super Guia segredos Geek — Parte 2 >>

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.