1comment

Proteja a sua Conta no Facebook com Seis Passos Simples

app espiao

Visualize o seu perfil no Facebook como “público” e como os seus amigos o veem, e em seguida utilize os ajustes globais para restringir o acesso e o uso de seus posts, fotos e outras informações pessoais.

Capa: Proteja a Conta do Seu Facebook com Seis Passos Simples


Você tem o domínio de quem e como suas postagens, fotos e informações pessoais são compartilhadas e visualizadas?

Para o Facebook, o ideal seria que os seus usuários compartilhassem cada vez mais. E mudanças e mais mudanças nos ajustes de políticas de privacidade do Facebook têm feito exatamente isso. A situação tende a piorar ainda mais, porque a proposta recente do Facebook de mudar suas políticas de privacidade tem sido criticada por advogados privados — pois, uma das polêmicas mudanças irá permitir que nomes de usuários, imagens, e informações pessoais sejam utilizadas em anúncios do Facebook.

Se você se preocupa como e quem usa e visualiza suas fotos de gatinhos e suas “frases inspiradas” escritas e postadas diariamente no seu perfil do Facebook, e caso você queira alterar as configurações de privacidade do seu perfil — saiba que não será uma tarefa simples. Isto porque o menu de configuração de privacidade do Facebook é muito confuso e de difícil entendimento — existem cerca de 40 tópicos para administrar a sua privacidade no Facebook, a maioria delas lista instruções com múltiplos passos para ajustar uma única configuração. A seguir nós descomplicamos um pouco isto, neste simples e rápido tutorial passo a passo, com as seis configurações mais importantes.

Passo 1: Visualize o seu perfil como outros o veem

Uma vez que você sabe quão acessível os seus ajustes atuais do seu perfil no Facebook são, você poderá decidir que tipos de mudanças você terá que fazer nas suas configurações de compartilhamento. Para visualizar a sua conta como outros a veem: Entre na sua conta, clique no ícone da engrenagem localizado no topo do canto direito da janela.

imagem: clique na engrenagem à direita e em Configurações de privacidade

Em seguida clique em “Configurações de privacidade” e selecione “Linha do tempo e marcações” no painel à esquerda.

imagem: Linha do tempo e marcações

Depois, clique em “Ver Como” localizado à direita de “Analisar o que outras pessoas podem ver na sua linha do tempo” dentro da sessão “Quem pode ver publicações na minha linha do tempo?”.

Imagem: “Ver como” em “Analisar o que outras pessoas podem ver na sua linha do tempo”.

Clique em “Ok” para fechar a janela pop-up, se necessário. Sua timeline irá então aparecer como o público a vê.

Imagem tela: Ver como uma pessoa específica.

No mais restrito ajuste de privacidade, o público visualizará apenas: o seu perfil e fotos de capa, um link para contatá-lo (que você pode limitar a amigos de amigos), as pessoas que você segue, e os grupos que você participa. Para visualizar o seu perfil como uma pessoa em particular o vê, clique em “Ver Como uma Pessoa Específica”, localizado no topo da janela, e insira o nome da pessoa.

Para alterar quem pode ver a sua Linha do Tempo, retorne às configurações da “Linha do tempo e marcações” e clique em “Editar”, localizado à direita de “Quem pode ver publicações nas quais você foi marcado na sua linha do tempo?” Faça as suas escolhas para cada ajuste sobre os seus menus em cascata e em seguida, quando terminar, clique em “Fechar”.

Quem pode postar na minha linha do tempo.

Passo 2: Assegure-se que você está navegando com segurança

Em agosto de 2013 o Facebook fez a “navegação segura” o padrão para todos os usuários. Mas para garantir que você esteja utilizando uma conexão segura, sempre que uma for possível, clique em “Segurança” no painel à esquerda dos ajustes de “Configurações de contas do Facebook” e verifique se o modo “Navegação Segura” está ativado.

Tela: Verifique se a navegação segura está ativada.

Os ajustes de segurança também permitem que você habilite Notificações e Aprovações de logins e visualize e edite os seus Dispositivos reconhecidos e Sessões ativas. Para remover um dispositivo clique em “Editar”, localizado à esquerda, e depois em “Remover”, localizado próximo ao título “Dispositivos reconhecidos”. De forma similar, para encerrar uma ou todas as sessões ativas do Facebook, clique em “Editar” localizado à direita das “Sessões ativas” e escolha “Encerrar todas as atividades” ou “Encerrar atividade”, respectivamente.

Passo 3: Limite o acesso a você e a suas coisas no Facebook

Para restringir o acesso a suas postagens antigas e as que ainda serão criadas, clique em “Privacidade” no painel esquerdo das “Configurações de conta”. Em seguida escolha “Limitar publicações anteriores”, sobre “Quem pode ver meus itens?”, e em “Editar” localizado ao lado direito de “Quem pode ver suas postagens futuras?” dentro da mesma sessão. Um aviso aparece quando você tenta limitar o acesso a todos as suas postagens antigas, alertando-o que você não poderá desfazê-las com apenas um clique e terá que alterar — caso se arrependa mais tarde — o público dessas publicações, uma a uma.

Captura de tela: Quem pode ver os seus itens no Facebook.

As opções em “Quem pode entrar em contato comigo?” permite que você limite requisições de amizade e filtre as mensagens que você recebe. Você também pode restringir quem pode lhe encontrar pelo seu endereço de e-mail ou número de telefone.

Passo 4: Controle sua Linha do tempo e marcações

Você já determinou quem pode ver a sua Linha do tempo (veja passo um), mas você também pode impedir que amigos escrevam na sua linha do tempo, e revistar fotos que alguém tente marcar você através das “Configurações da Linha do tempo e marcações”. As duas únicas opções para “Quem pode publicar em sua linha do tempo?” localizado em “Quem pode adicionar conteúdo à minha linha do tempo?” são Amigos e Somente eu.

Imagem: Quem pode adicionar conteúdo à minha linha do tempo?

Para habilitar a analise de publicações que você for marcado por amigos, antes que elas sejam exibidas na sua linha do tempo, clique em “Editar”, logo ao lado, e selecione “Ativada” no menu em cascata.

Imagem de tela: Habilitar a analise de publicações que você for marcado por amigos.

Em “Como eu faço para gerenciar marcações que as pessoas adicionam e sugestões de marcações?” você pode habilitar o recurso que permite que você analise marcações que as pessoas adicionam às suas postagens antes que elas apareçam na sua linha do tempo, ajustar quem além da audiência normal vê as postagens que você for marcado, e decidir se as sugestões de marcações devem aparecer quando fotos que se assemelhem a você forem enviadas (ou seja, quando fizerem uploads de fotos com você ou alguém parecido).

Para impedir que o Facebook sugestione marcações quando forem enviadas fotos que se pareçam com você, selecione a opção “Ninguém”.

Quem vê sugestões de marcações em fotos no Facebook.

Passo 5: Não dê várias permissões aos seus aplicativos

Alguns aplicativos do Facebook conseguem todas as permissões que puderem, incluindo acesso integral as suas informações, e a habilidade de postar fotos e atualização de status “sobre o seu comportamento”. Por exemplo, o aplicativo IFTTT pede e ganha o acesso a todo o seu perfil e a todas as suas atividades, assim como algumas das atividades dos perfis de seus amigos.

Para rever as permissões dos seus aplicativos no Facebook, clique em “Aplicativos” localizado no painel direito da janela de Configurações de Conta, escolha “Editar” localizado a esquerda de cada “Aplicativo”, e igualmente mude a visibilidade através do menu em cascata, ou clique em “Remover aplicativo” no final da entrada. Você poderá clicar em “Denunciar Aplicativo” para informar ao Facebook que o aplicativo é um Spam, inapropriado, ou pede muitas informações, ou para contatar o desenvolvedor para reportar um bug ou conteúdo abusivo, ou por qualquer outra razão.

Imagem: Rever as permissões dos seus aplicativos no Facebook.

Para impedir que outros usuários do Facebook, digamos, voluntariem as suas informações para aplicativos do Facebook que eles utilizam: clique em “Editar”, localizado à direita de “Aplicativos usados por outras pessoas”, desmarque as categorias de informações listadas e clique em Salvar Alterações.

Passo 6: Desista antecipadamente dos anúncios do Facebook

Atualmente o Facebook não permite que aplicativos de terceiros ou redes de anunciantes utilizem a sua imagem ou nome dentro de comerciais, mas isto pode mudar no futuro. Para desistir antecipadamente: clique em “Anúncios”, localizado no painel esquerdo da janela de “Ajustes de Contas”, e escolha “Editar”, dentro da sessão “Sites de terceiros”. Selecione “Ninguém”, localizado no menu em cascata abaixo de “Se permitirmos isso no futuro, exibir minhas informações para”, e em seguida clique em “Salvar Alterações”.

imagem: Desista antecipadamente dos anúncios do Facebook

Para excluir você dos anúncios sociais do Facebook, clique em Editar, na sessão “Anúncios e amigos”, escolha “Ninguém” no menu em cascata próximo a “Combinar minhas ações sociais com anúncios para,” e escolha Salvar Alterações.


Claro que regularmente o Facebook altera as suas políticas de privacidade, e é muito importante que você fique atento e entenda como essas mudanças irão interferir na sua privacidade ao utilizar o serviço. Mas essas configurações vistas acima são o suficiente para manter os seus dados e a sua privacidade na rede social de Mark Zuckerberg sob o seu controle — pelo menos isso é o que garante o próprio serviço.

Créditos de Imagem de capa: mkhmarketing via Flickr

Uma Resposta

  1. Rafael

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.