nocomments

Os 20 Atalhos De Teclado Mais Importantes Do Windows

app espiao

imagem: Os 20 Atalhos De Teclado Mais Importantes Do Windows.

Atalhos de teclado são de grande ajuda em qualquer tipo de computador. Eles irão diminuir o tempo de qualquer tarefa que você fizer, de uma forma surpreendente. Porém, longas listas de atalhos de teclado podem se tornar maçantes se você estiver apenas iniciando nessa prática.

Esta lista irá cobrir a maioria dos atalhos de teclado que todo o usuário do Windows deveria conhecer. Se você nunca utilizou atalhos com certa frequência, estes aqui irão lhe mostrar que você só tem a ganhar utilizando-os.

Tecla Windows + Pesquisa

A famosa Tecla Windows é particularmente importante no Windows 8 — especialmente depois do Windows 8.1 — porque ela permite que você retorne de uma forma rápida à tela Iniciar. No Windows 7, ela abre o menu Iniciar. Seja como for, depois que você pressionar a Tecla Windows você poderá começar a digitar imediatamente para procurar por programas, ajustes, e arquivos.

Por exemplo, se quiser iniciar o Firefox, você poderá pressionar a Tecla Windows, começar a digitar a palavra Firefox, e apertar Enter quando o atalho do Firefox aparecer. Esta é uma maneira muito rápida de iniciar programas, abrir arquivos, e localizar opções do Painel de Controle sem nem mesmo precisar tocar no seu mouse e sem se aprofundar em um menu Iniciar confuso.

Você também poderá utilizar as setas direcionais para selecionar o atalho do aplicativo que quiser executar antes de apertar a tecla Enter.

tela: Tecla Windows + Pesquisa.

Copiar, Cortar e Colar

Copiar, Cortar, e Colar são atalhos de teclado extremamente importantes que podem ser utilizados para editar textos. Se você utiliza o teclado para escrever a probabilidade de você precisar utilizá-los é muito alta. Estas opções normalmente podem ser acessadas utilizando o mouse, clicando com o botão direito sobre um texto selecionado ou abrindo o menu Editar do aplicativo, porém esta é a maneira mais lenta de fazer isto.

Após selecionar algum texto, pressione Ctrl + C para copiá-lo ou Ctrl + X para cortá-lo. Posicione o cursor onde quiser o texto e use Ctrl + V para colá-lo. Estes atalhos podem lhe economizar uma grande quantidade de tempo, em vez de ficar usando o mouse.

Pesquise na Página ou Arquivo Atual

Para realizar uma pesquisa rápida no aplicativo atual — esteja você em um navegador web, visualizador de PDF, editor de texto, ou quase qualquer tipo de aplicativo — pressione Ctrl + F. O recurso de pesquisa do aplicativo irá aparecer como um pop-up, e você poderá instantaneamente começar a digitar a frase que desejar pesquisar.

Você também poderá pressionar a tecla Enter para pular até a próxima entrada correspondente a palavra ou frase específica no documento, rapidamente pesquisando pelo texto que você está interessado.

Imagem: Pesquise na Página ou Arquivo Atual.

Mova-se Entre Aplicativos e Guias

Melhor do que ter que ficar clicando em ícones de programas abertos na barra de tarefas do Windows, utilizando o atalho Alt + Tab ainda é a forma mais rápida de mover-se entre aplicativos abertos. O sistema Windows ordena a lista de janelas abertas pela ordem que você acessou-as, desta forma se você estiver utilizando apenas dois aplicativos, você poderá pressionar Alt + Tab para mover-se rapidamente entre eles.

Se estiver movendo-se entre mais do que duas janelas, você terá que segurar a tecla Alt e ficar pressionando a tecla Tab repetidamente para avançar através da lista de janelas abertas. Se você perder a janela que você queria, pressione Alt+Shift+Tab para mover-se através da lista de forma inversa.

Para mover-se entre guias em um aplicativo — como as guias de um navegador web — pressione Ctrl + Tab. E lembrando que Ctrl+Shift+Tab fará isso só que ao inverso.

Imprima Rapidamente

Se você é o tipo de pessoa que ainda imprime coisas, poderá rapidamente abrir a janela de impressão ao pressionar Ctrl + P. Isto pode ser mais rápido do que ficar procurando a opção “Imprimir” em cada programa que você queira imprimir alguma coisa a partir dele.

captura: Imprima Rapidamente.

Atalhos Básicos Para Navegadores Web

Atalhos de teclado em navegadores web podem economizar-lhe muito tempo. Ctrl + T é um atalho muito útil, pois ele irá abrir uma nova guia com a barra de endereços focada, desta forma você poderá pressionar rapidamente Ctrl + T, digitar uma frase de pesquisa ou endereço web, e em seguida pressionar Enter para ir até lá.

Para voltar ou avançar a uma página durante a navegação, segure a tecla Alt e pressione as teclas de seta para a esquerda ou direita.

Se você apenas gostaria de focar na barra de endereços do seu navegador para digitar um endereço web ou fazer uma pesquisa sem ter que abrir uma nova guia, pressione Ctrl + L. Desta forma você poderá começar a digitar qualquer coisa e em seguida pressionar Enter.

Feche Guias e Janelas

Para encerrar rapidamente um aplicativo, pressione Alt + F4. Isto funciona tanto em aplicativos na versão desktop quanto em aplicativos no estilo moderno do Windows 8.

Para fechar rapidamente a guia atual do navegador ou documento, pressione Ctrl + W. Este atalho irá fechar a janela atual se não houver outras guias abertas.

Bloqueie o Seu Computador

Quando terminar de usar o seu computador e quiser se ausentar por algum tempo, você poderá querer bloqueá-lo. Desta forma terceiros não poderão logar e acessar o seu computador a menos que eles saibam a senha. Você pode fazer isto a partir do menu Iniciar ou da tela Iniciar, mas a maneira mais rápida de bloquear a sua tela é pressionar a Tecla Windows + L antes que você se afaste do PC por algum motivo.

Acesse o Gerenciador de Tarefas

Ctrl + Alt + Delete irá levá-lo até uma tela que permitirá que você rapidamente inicie o Gerenciador de Tarefas ou faça outras operações, como deslogar (Sair de uma conta).

Isto ainda é mais útil, porque pode ser utilizado para se recuperar de situações onde o seu computador pareça não estar respondendo ou não receba nenhum comando. Por exemplo, se um game que estiver rodando em tela cheia de repente começar a não responder, o atalho Ctrl + Alt + Delete irá frequentemente permitir que você escape dessa situação e finalize o game ou qualquer outro aplicativo através do Gerenciador de Tarefas.

Se tudo estiver bem e você quiser apenas abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows diretamente através de um atalho de teclado, pressione Ctrl + Shift + Esc.

Tela: Acesse o Gerenciador de Tarefas.

Atalhos do Windows 8

No Windows 8 existem outros atalhos de teclado muito importantes. Tecla Windows + C irá abrir a sua Charm bar, enquanto a Tecla Windows + Tab irá abrir o novo “App Switcher” (Alterar entre aplicativos). Estes atalhos de teclados lhe permitirá evitar os “Hot Corners” — Os “Cantos Quentes” aparecem quando você posiciona o cursor do mouse no canto direito inferior da tela, de baixo para cima —, cujo podem ser muito chatos acessá-los usando um mouse.

Falando em área de trabalho, a Tecla Windows + D irá levá-lo de volta a área de trabalho a partir de qualquer lugar que você se encontre. A Tecla Windows + X irá abrir um “super menu” especial que lhe dará um rápido acesso as opções que estão escondidas na nova interface do Windows 8, incluindo: Desligar, Reiniciar, Painel de Controle e muito mais.

Imagem: Atalhos do Windows 8.


Claro que existem centenas de atalhos de teclados no Windows para as mais diversas tarefas, porém, estes são um compilado dos 20 melhores para se começar. Fica evidente que o domínio de alguns ou de todos podem lhe poupar um bom tempo ao computador e deixar as coisas mais simples.

Créditos da imagem capa: Chris Kempson via Flickr
Fonte: How-to-geek

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.